O preço da primeira fase

O Internacional caiu da Libertadores hoje, mas não por causa do Fluminense. No Engenhão, o Colorado fez talvez sua melhor partida na competição. No Beira-Rio, já havia atuado bem. Como se previa, o duelo do melhor líder contra o pior vice-líder seria equilibrado. E o líder geral, que era levemente favorito, ganhou no detalhe, de leve mesmo. Tudo dentro do script.

O que estava fora do roteiro era a péssima primeira fase que o time de Dorival Júnior teve. Ao perder pontos para times como The Strongest e Juan Aurich, o Inter deixou de pontuar, deixou de pegar um adversário mais ameno nas oitavas. A campanha ruim classificou o time às oitavas mesmo assim, mas o preço foi pago hoje, e bem alto.

O jogo desta noite foi um retrato do futebol brasileiro: dois times cheio de ótimos jogadores do meio para a frente, mas com sistemas defensivos falhos e inconfiáveis. A zaga colorada, conhecida e antiga deficiência do elenco rubro (ao menos desde o ano passado), entregou mais que a do Flu - e aí esteve a diferença do jogo. Muito mais que Deco ter sido superior a Oscar ou Fred a Leandro Damião. Não foram.

O Inter jogou melhor, isso é um fato. E não foi aquela pressão imposta por quem busca o resultado. A equipe de Dorival Júnior saiu à frente numa bela combinação entre Oscar e Damião, logo aos 13 minutos, botando a mão na vaga. Mas aí veio o empate um minuto depois, e ali foi que o Flu se classificou, não no gol de Fred: o gol de Leandro Euzébio impediu que o time carioca tivesse tempo de se afobar. O Fluminense precisou de dois gols por apenas dois minutos. Isso faz uma grande diferença.

Só que o Inter continuou melhor. Quando Fred fez 2 a 1 o Flu esboçava uma superioridade, mas antes o Colorado havia criado várias chances perigosas, e com boas jogadas de articulação, nada de chiripa. E isso sem D'Alessandro. Tirando Dátolo, todos do meio para a frente iam bem. Mas isso é o normal que o Internacional sempre deveria fazer, pois tem condições. O problema do time sempre foi atrás. E foi por erros defensivos imperdoáveis, como deixar Fred cabecear sozinho, que a Copa, em 2012, se mira pero no se toca.

O segundo tempo já foi mais abafa que qualidade, mas mesmo assim o Inter dominou. Abelão chamou o Colorado para o ataque retrancando sua equipe. A saída forçada de Fred deu mais tom de drama à classificação. Uma classificação em nada imerecida, diga-se. O Fluminense, embora não tenha atuado melhor em nenhum dos dois jogos, tampouco foi inferior. Tem um melhor time hoje (não é à toa que foi 1º na fase inicial e o Inter 16º) e falhou menos nos confrontos diretos. Ninguém deixa um dos melhores centroavantes do país livre numa bola parada e sai impune.

Além da má campanha, o Inter pode elencar os vários problemas de escalação que teve como dificuldades extras em sua acidentada campanha nesta Libertadores. Mas o que faltou, mesmo, não foi D'Alessandro, Oscar ou Dagoberto. Faltaram, sim, bons zagueiros. Ou, simplesmente, zagueiros. O elenco colorado, hoje, conta com apenas três, sendo que um é irregular (Moledo), um já é veterano (Índio) e outro está com ciclo encerrado no clube há muito tempo (Bolívar). Nada deveria ser mais prioritário no Beira-Rio que comprar defensores, nem que seja por atacado, como fez o Grêmio. Mas agora é tarde.

A boa notícia nesse mar de incertezas é que Dorival Júnior achou a formação ideal do meio com Sandro Silva, Guiñazu e Tinga iniciando o setor. Resta saber se a abundância de opções ofensivas que voltam de lesão não desviarão o técnico (que faz fraco trabalho em 2012, frise-se) do caminho correto.

E que venha Flu x Boca nas quartas.

Em tempo:
- Inter fecha Libertadores com apenas 3 vitórias em 10 jogos, míseros 43% de aproveitamento. Pior marca desde o desastre de 1993. Última vitória foi contra o The Strongest, no Beira-Rio. São cinco jogos sem vencer pelo torneio continental.

- Monstruosa partida de Sandro Silva. Mais uma. De longe, o melhor volante colorado em 2012.

Taça Libertadores da América 2012 - Oitavas de Final - Jogo de volta
10/maio/2012
FLUMINENSE 2 x INTERNACIONAL 1
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (BRA)
Público: 33.386
Renda: R$ 1.080.315,00
Gols: Leandro Damião 13, Leandro Euzébio 15 e Fred 45 do 1º
Cartão amarelo: Bruno, Carlinhos, Rodrigo Moledo e Índio
FLUMINENSE: Diego Cavalieri (7), Bruno (6), Gum (4,5), Leandro Euzébio (6) e Carlinhos (5,5); Edinho (5,5), Jean (5,5), Deco (6) (Valencia, 29 do 2º - 5,5) e Thiago Neves (6,5); Rafael Sobis (6) (Marcos Júnior, 38 do 2º - sem nota) e Fred (6,5) (Rafael Moura, 25 do 2º - 5). Técnico: Abel Braga
INTERNACIONAL: Muriel (5,5), Nei (5), Rodrigo Moledo (4,5), Índio (5) e Fabrício (4,5); Sandro Silva (7), Guiñazu (5,5), Tinga (6), Dátolo (4,5) e Oscar (6,5); Leandro Damião (6,5). Técnico: Dorival Júnior


Comentários

Paul disse…
"Ninguém deixa um dos melhores centroavantes do país livre numa bola parada e sai impune."

Na verdade, ninguém erra aquele pênalti no primeiro jogo e sai impune.
Vicente Fonseca disse…
Também, Paul. É muito erro junto.
Prestes disse…
Professor, acho que não dá para falar tanto em miolo de zaga no jogo de ontem. Essas cobranças de falta, são lances em que tu tens uns oito jogadores dentro da área. No segundo gol, por exemplo, a incumbência de marcar o Fred era do Damião. No primeiro, aí sim, era do Índio. Mas, enfim, acho que nestes lances o problema é mais individual e mais de treinamento coletivo.
Vine disse…
Tava pensando no final do jogo e creio ser verdade: nesses dois jogos contra o Fluminense a culpa não passou pelo Dorival... Me impressionei com a pressão que fez no final do jogo, escalando o Dagoberto como atacante pela primeira vez (esse problema é crônico e acho que a direção tem a mão nisso). Quase deu certo.

Ainda assim, acho que não peleia pelo título. Pode até ir bem, mas não levanta a taça...
Vicente Fonseca disse…
Pode até não ter faltado exclusivamente zagueiros, Prestes, mas convenhamos que bola erguida na área, tendo bons zagueiros por cima, é meio caminho andado. A gente sabia que isso uma hora ia estourar no Inter. Mas realmente, acho que se o Dorival tem alguma culpa ontem, foi não ter treinado direito essas bolas paradas.
Chico disse…
Opa opa están fuera de la Copa
Chico disse…
O barcelona da américa (segundo Fabiano Baldasso) foi enxotado da Copa.
Chico disse…
inter cagão inter cagão...