A favor da precipitação

A previsão do tempo indica chuva para Porto Alegre esta noite. Chuvas geralmente estragam festas de aniversário ao ar livre, como a que viverá o Inter hoje. Mas podem ajudar a parar um adversário mais habilidoso, com menos vigor físico, que depende mais do toque de bola, como é o caso do Santos e de seu craque, Neymar.

Dorival Júnior reforça o meio. A escalação de Sandro Silva em detrimento de Bolatti é, em princípio, um acerto. O argentino tem qualidade técnica, mas não marca como deveria para um volante. É um jogador com uma característica clássica dos grandes times que o Inter teve em sua história: um volante que sai para o jogo com qualidade e aparece bem no ataque, daquele estilo que Luxemburgo pedia quando era técnico da seleção brasileira. Mas seu poder de marcação é pequeno. Não acompanha os meias adversários, raramente dá botes precisos. Contra o Santos, não é mesmo o mais indicado.

Sandro Silva é um volante mais pesado, fixo. Sem tanta qualidade, mas não é mau jogador. Nunca teve sequência no Inter, o que é um problema. Mas é mais indicado que Bolatti para começar o jogo de hoje. Especialmente se chover. Aliás, Dorival avisou ontem: Nei marcará Neymar. Mas é preciso ter sobra. E Sandro Silva cumpre melhor esta função que Bolatti, que não faz coberturas com a devida eficiência porque sai demais do lugar.

Se Nei marca Neymar, deve atuar preso. E se ficará preso, pouco avançará. Neste caso, cresce a importância de Kleber. O Inter precisa de jogada pelos lados. Kleber precisará ter a atitude de avançar, aparecer para o jogo, algo que tem lhe faltado muitas vezes. Como Sandro Silva e Elton ficarão presos na marcação e não têm tanta desenvoltura para sair jogando, Tinga terá que cair pela direita. Resta saber quem joga com Kleber por um lado e quem ajuda Tinga no outro: Dátolo ou Dagoberto? Um precisa estar de um lado, e outro no oposto. Fazendo o vaivém entre os apoiadores e Leandro Damião.

O desafio é imenso, justamente por conta dos desfalques de D'Alessandro, Guiñazu e Oscar. Dorival não pensa pequeno em escalar um Inter um pouco mais cauteloso, mesmo que o jogo seja dentro de casa. O Santos vem completo, é tecnicamente superior ao Colorado que entra em campo hoje, e uma derrota complicaria bastante a situação. É jogo decisivo, tenso, peleado. Um dos aniversários mais tensos dos 103 anos de história do Internacional. Cabe mesmo certo cautela.

Comentários

Joel disse…
Pensei que teríamos aqui uma homenagem ao glorioso Airton Pavilhão, com direito às belas histórias contadas neste espaço...mas continuarei no aguardo, pois sei que algo será dito.
Vicente Fonseca disse…
Tá sendo preparado, Joel. Calma...
Vicente Fonseca disse…
Aí, Joel. Entra às 16:30. Vamos ver se o Igor bola algo maior nos próximos dias, com o capricho que o Pavilhão merece.

Abraços.