Damião e os novos Cosmes

É cedo para dizer, mas Leandro Damião tem tudo para ser o melhor centroavante da seleção brasileira desde o pentacampeonato de 2002. Na partida de ontem, contra Gana, fez aquilo que mais sabe: marcar gol. Posicionou-se de forma a não ficar em impedimento, entrou livre e chutou cruzado, sem chances para o goleiro ganês. E Mano Menezes, com sua equipe para lá de faceira, respira no cargo.

Os amistosos contra a Argentina serão dois dos mais úteis nestes quatro anos até a Copa de 2014. Somente jogadores que atuam no futebol nacional são convocados, o que permite a observação de vários nomes diferentes, e contra um adversário forte. Neste aspecto, chama a atenção a não convocação de Victor. Ou Mano Menezes quer observar nomes como Rafael, do Santos, ou o gremista perdeu espaço com a má fase técnica que vive nos últimos meses.

Nas laterais, Mário Fernandes ganha sua primeira chance. A convocação pode ter colaborado para fixá-lo de vez como lateral direito, posição onde ele realmente se destacou, mais que como zagueiro. Discordo dos que acham que Mário pode ser um zagueiro diferenciado, mas um lateral comum: pela ala, alia alta técnica de arrancada, bom cruzamento, vigor para atacar e bom poder de marcação, sem comprometer com seu cabeceio ainda deficiente. Cortês, do Botafogo, é outro emergente que merecia chance. Já Kleber entra no carteiraço. Há vários laterais esquerdos jogando mais que ele. Juninho, do Figueirense, por exemplo: é mais jovem e vem jogando melhor. 

Há convocações ainda mais inexplicáveis. Renato Abreu, do Flamengo, 33 anos. Não tem jogado tanto a ponto de merecer um chamado, tampouco chegará a 2014 (36 anos) em condições de contribuir. Ainda pior é Fred, que nem no Fluminense tem sido o melhor atacante. Nada justifica sua convocação em detrimento de Borges e Elkeson, por exemplo. Osvaldo, do Ceará, também tem feito um Brasileirão superior.


Comentários

Igor Natusch disse…
Para mim, o ponto positivo da convocação de Mário Fernandes é justamente esse: acaba essa ladainha sobre se ele é melhor zagueiro ou lateral direito. A não ser, é claro, que Mano Menezes o escale na zaga... =P

Para o Grêmio, a convocação é inoportuna. No momento em que o time parece ter encaixado, perde um jogador que faz diferença positiva no time e abre espaço para Gabriel voltar a campo - e, a julgar pelo volume de dinheiro que recebe do Grêmio por mês, volta junto com ele a pressão para mantê-lo em campo no carteiraço. Torço para que isso não ocorra, mas enfim.

Damião é monstruoso. Mais um vez, golaço típico de centroavante mesmo. O Brasil já tem seu KLOSE, huaghoadhgoshrgvaug
Lique disse…
nao se pode ignorar o adriano. teve uma boa fase (copa america e copa das conf) com a camisa da seleçao até afundar com todos na copa de 2006.

essa convocaçao foi totalmente aleatoria. acho que a convocaçao do goleiro do santos é mais pela idade olimpica do que qualquer outra coisa (assim como o mf).
Vicente Fonseca disse…
Pensei nisso Lique, mas o Adriano se boicotou. Joga demais, mas não conseguiu confirmar em Copas - ainda que a culpa não seja só dele, como tu bem frisou.
juca disse…
O grande problema da convocação do Mário é que aumenta, e muito, a possibilidade dele ser "doado" ao futebol europeu, como acontece com os nossos melhores jovens.
Marcus Staffen disse…
Tem alguñs nomes que mereceriam algumas chances também: Arouca, por exemplo, não vejo outro volante jogar o que ele joga no Brasil. Não consigo enxergar grande futebol na dupla Ralf e Paulinho. O alemão Adilson,se jogasse em SP, estaria na Seleção....

Abraços


Marcus