Duas horas de reviravoltas

Índio e Andrezinho comemoram gol no Olímpico
GRÊMIO 2 x 3 INTERNACIONAL (4 x 5)
Um Gre-Nal imprevisível, com viradas de placar e psicológicas, como na semana passada e como em todo o Gauchão. Quem desligou a TV pelas 16:30 e a ligou às 18:15 da tarde, não entendeu. Como uma partida que se desenhava totalmente para o lado azul acabou com festa vermelha em pleno Olímpico, como há 30 anos não ocorria?

O jogo começou como terminara o da semana passada. O Grêmio dominou o Inter desde os primeiros segundos. A escalação colocada em campo por Falcão, inventada, foi um fracasso. Kleber e Juan jogavam pela esquerda, mas o Grêmio tramava com facilidade por aquele lado. Quando Lúcio fez 1 a 0 aos 15 minutos, o placar já sintetizava o que era o jogo. Douglas era genial com a bola nos pés, Viçosa e Leandro desbravavam a defesa com ímpeto, os volantes ganhavam as disputas, a zaga anulava Leandro Damião, Bolatti parecia jogador de qualquer outro esporte, menos futebol. A superioridade do time de Renato era tamanha que até mesmo gritos de "olé" foram timidamente ouvidos na metade do primeiro tempo. A perspectiva era de uma goleada.

Com a saída de Juan e a entrada de Zé Roberto, o Inter ao menos se ajeitaria. Foi bem mais que isso. Zé Roberto entrou bem no jogo. Com um pouco mais de ímpeto, o Colorado não ficou tão acuado e aos poucos se soltou. Este momento coincidiu com uma perigosa queda de volúpia do Grêmio. O gol de empate, de Leandro Damião, foi simplesmente assistido pela equipe tricolor. E mudou os rumos do jogo: não se imaginava que o time da casa sentiria tanto o golpe - logo no primeiro chute colorado, um gol. As posturas mudaram. D'Alessandro já tinha com quem jogar, Índio e Bolívar já ganhavam mais divididas. Quando Andrezinho, rengo, virou o jogo, o pavor baixou sobre o Estádio Olímpico.

Já o intervalo era surreal pelo que o jogo estava se desenhando na primeira metade do primeiro tempo. A etapa final, então, foi de um nervosismo de lado a lado que poucas vezes se viu. Na verdade, as equipes pouco arriscaram, mas qualquer chegada próxima à intermediária do adversário era visto como ameaça de morte. Do nada, porém, é que o impossível se tornou real: em mais uma desatenção do Grêmio, pênalti sobre Zé Roberto após cobrança de lateral: 3 a 1, e título vermelho.

Muito mais na base do seja-o-que-Deus-quiser que no futebol, o Grêmio conseguiu o segundo gol, em mais uma falha clamorosa de Renan. Quase alcançou o empate, mas Lins, que inexplicavelmente substituiu Leandro mais uma vez, perdeu embaixo da trave. Não evitou a decisão de pênaltis, outro momento cheio de erros e emoções, como todo o Gre-Nal e todo o Gauchão dos dois grandes da Capital.

O título buscado de dentro do Olímpico enche a alma colorada de alegria e diminui a sensação ruim de fracasso prematuro na Libertadores. Mesmo com um grupo de qualidade, Falcão terá muito trabalho: conseguiu o título hoje muito em função dos erros do Grêmio. O Inter não tem esquema e time definidos para o começo do Campeonato Brasileiro. Falcão precisou corrigir sua escalação esdrúxula para mudar os rumos do clássico. Índio, apesar da mística infinita, não é mais solução para uma zaga que continua falha.

No caso do Grêmio, a reformulação precisa ser profunda. Diante de dois fracassos de impacto em casa, o Tricolor necessita realizar uma faxina no elenco. Nomes como Gílson, Borges e Rodolfo, que pouquíssimo têm contribuído, deveriam ser repensados. Jogar toda a responsabilidade nas costas da prata da casa é temerário, mas alguns jovens de certo potencial poderiam ser utilizados em detrimento de jogadores que sabidamente não têm qualidade (Lins, Clementino, entre outros).

A estratégia inicial para o Brasileiro, muito mais que o discurso de que o time é candidato ao título, tem que ser a da equipe modesta, que come pelas beiradas, joga fechadinha e entra humilde, sem alarde. Mesmo se tivesse ganhado o Gre-Nal, o Grêmio não estaria de casa arrumada. Perdendo, então, tudo fica ainda mais bagunçado. E não existe, até que me provem o contrário, melhor forma de arrumar a casa do que começando o time de trás para a frente, corrigindo os problemas defensivos.

Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm/Divulgação.

Comentários

Marcelo disse…
Até agora estou tentando entender o que aconteceu hoje no Olímpico. Inexplicável. Derrota em um campeonato que estava ganho por culpa de uns detalhes ridiculos.

PS1: Victor é muito azarado. É craque mas falta estrela.

PS2: Onde foi parar aquele Grêmio imbatível em casa?

PS3: O que Gílson ainda faz no Olímpico?
Marcelo disse…
Onde foi parar o Grêmio que jogava com o regulamento debaixo do braço?

Depois do gol do Lúcio, era pra ter virado um jogo chato, truncado, monótono, violento, mas não, tiveram as reviravoltas. Falta copeirismo nesse time. E o pior que, tecnicamente, é um dos melhores elencos do Grêmio nos últimos anos.
Zezinho disse…
Medo dessa semana GreNal

Foi isso que eu escrevi semana passada. E meu medo se fez cumprir: o Inter veio com muito mais gana para vencer o campeonato.

Foi o jogo entre um time vencedor e um time perdedor. Entre um time copeiro, que mesmo sem jogar bem, acha um gol, se impõe em campo, é matreiro e um time pusilânime, que não sabe administrar a vantagem e esmorece diante da primeira dificuldade.

***
Se D'Alessandro está mal, há Andrezinho. Se Andrezinho está mal - ou lesionado -, há Oscar. Se Oscar está mal, há Zé Roberto. E se nada dá certo, joga-se uma bola na área e Leandro Damião resolve.

Se Douglas e Rochemback estão em má jornada, o que o Grêmio faz?

***
Ninguém canta "Olé" aos 20 minutos do 1º tempo de um GreNal, ganhando por 1x0, impunemente.

Não a toa, após o empate do Inter a torcida do Grêmio se apavorou, e após a virada, se calou.

***
Victor é o Taffarel de azul: craque, mas só ganhará alguma coisa depois que sair do Grêmio

***
Quem treinará o Grêmio domingo?
Vicente Fonseca disse…
Renato Portaluppi, Zezinho.
Joel disse…
Rodolfo é uma piada. Gilson não existe. De novo, apanhamos calados em casa. Quando dizemos que falta raça nesse time, não estamos falando em falta de vontade, pois isso até tem...mas não pode acontecer de apanhar em casa pra U. Católica e Inter e ainda perder o jogo. PQP. Quem deveria estar levando carrinhos, trombadas e outras coisa mais eram Oscar, Dalessandro e cia, não Viçosa, Leandro e Douglas.
Marcelo disse…
"Victor é o Taffarel de azul: craque, mas só ganhará alguma coisa depois que sair do Grêmio"

Pensei a mesma coisa.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Leandro de Oliveira disse…
Grande Vicente! Tens que fazer marketing em cima das redes sociais coloradas! Esse blog está muito tricolor! Hehehe

Quanto ao Campeonato Brasileiro, a primeira medida no Inter deve ser "destreinar" a linha burra, que levou 3 gols dos 5 nos grenais! Renan não é mal goleiro, acho apenas que treme nas decisões, assim como o Victor.

Me anima o discurso do Falcão para o Campeonato Brasileiro. Jogar em casa e fora da mesma maneira é o primeiro passo para candidatar-se ao título!

Abraço!
Marcus Staffen disse…
Alguém conseguem me explicar pq o Borges não bateu o pênalti nem nas cobranças alternadas?
Ele era o cobrador oficial...
Lique disse…
duas coisas que definiram o grenal: o gol muito cedo do gremio acordou o inter, que estava batidíssimo e a saída do juan, que estava completamente descontrolado e logo seria expulso (juntando ao óbvio fato de ter arrumado o time, livrando do 3-6-1 bizarro que tinha feito).

e acho oportunismo dizer que o inter ganhou por que foi o time que mais investiu, como vi por aí. essa vitória do inter nao prova nada, ganhou duas vezes nos penaltis. poderia muito bem ter sido o campeonato do gremio, aí ninguém ia dizer que o gremio venceu por que investiu MENOS e perdeu jogadores. os dois times estao um trapo e têm que melhorar muito pra querer algo no brasileiro.

falcao ainda nao me engana.
Vicente Fonseca disse…
Grande Leandro.

O blog é escrito por gremistas, mas para gremistas, colorados, flamenguistas... Nada de "torcedorismo" por aqui. Ao menos não é a ideia.

Abraço.

Marcus: também não entendi. Nem o SÉTIMO ele pênalti, visto que ficou a cargo do Adilson, que nem concluir sabe.