Roteiro cumprido

Marcão demonstra o medo do perigo iminente

A esperada final entre Palmeiras x LDU na Copa Sul-Americana deu ontem um grande passo para virar realidade. E tudo conforme o script das fases anteriores: o Verdão jogou um futebol médio, quase pobre, mas bateu o Goiás por um ter um trunfo, uma “manha” de videogame: o chute potente de Marcos Assunção, e desta vez nem de bola parada foi.

Cabe lembrar, no entanto, que o Goiás já reverteu situações adversas fora de casa contra Grêmio e Avaí. O Palmeiras de hoje é superior a ambos (lembrando que o Tricolor, naquela época, era um horror), mas dar o time do Cerrado como morto é temeridade – até pelo que maltratou o Fluminense no domingo passado, em pleno Engenhão.

Hoje começam os confrontos entre LDU x Independiente, um papa-títulos atual e outro do passado. O jogo de Quito promete um time equatoriano em cima, tentando se impor pela superioridade física e técnica que possui. O 3-6-1 que tem sido aplicado por Mohamed pode ser bom para suportar a pressão do Casablanca, mas convém ressaltar a importância do gol marcado fora de casa. Foi-se o tempo em que um estádio lotado em Avellaneda era o suficiente para empilhar gols num time do Equador.

Amistosos
No processo de renovação após o fiasco na Copa, a França parece ter largado melhor que a Inglaterra. Com jogadores ignorados por Domenech por causa do signo zodiacal (não é ironia nem brincadeira minha), o time francês bateu os ingleses em pleno Wembley, por 2 a 1. Incrível como Capello não consegue dar padrão de jogo a uma seleção com nomes tão fortes. Testou vários jovens promissores mas, no fim das contas, quem fez o gol de honra foi o velho Crouch de guerra.

Pior que a Inglaterra só a campeã do mundo Espanha. Depois de levar 4 a 1 da Argentina, foi novamente goleada, mas agora pelo arquirrival Portugal: 4 a 0, com Cristiano Ronaldo irritantemente jogando tudo o que não jogou na Copa 2010. Outro que despertou do sueño mundialista, como bem definiu o Ovación, foi o Uruguai: levou 2 a 0 do Chile. A Alemanha, terceira colocada, empatou sem gols com a Suécia. E a Holanda, vice-campeã, sofreu, mas fez 1 a 0 na Turquia.

Já a Romênia vencia a Itália por 1 a 0, gol de Marica. Até que o próprio Marica, no finzinho, se encarregou de fazer um gol contra e deixar tudo igual. Repetem o placar do jogo da Euro 2008.

Foto: AFP.

Comentários