O desenho do Gauchão 2011

O Gauchão 2011 toma forma. É o campeonato mais platino de todos os tempos: em Buenos Aires decidem-se os detalhes, e em Rivera joga-se o primeiro Gre-Nal. Felizmente, homenagens a pessoas vivas foram descartadas desta edição. Os nomes de Taça Piratini (1º turno) e Taça Farroupilha (2º turno) remetem a aspectos históricos do Rio Grande, como Guanabara e Rio no caso carioca. Muito mais justo e menos político.

A opção por Grêmio x Lajeadense e Cruzeiro x Inter não é à toa: os dois clubes que subiram da Segundona enfrentam a Dupla Gre-Nal. Os jogos ainda não têm horário nem data confirmada na primeira rodada, embora o mais provável seja que o Tricolor, como atual campeão, abra a competição no sábado, 15 de janeiro, no Estádio Olímpico.

De antemão, fica difícil avaliar qual grupo é mais complicado. O fator Juventude como indicador de chave mais perigosa não existe mais.

Chave 1: Internacional, São Luiz, Lajeadense, Novo Hamburgo, Caxias, São José, Universidade e Ypiranga.

Chave 2: Grêmio, Porto Alegre, Santa Cruz, Inter/SM, Veranópolis, Pelotas, Cruzeiro e Juventude.

1ª rodada – Taça Piratini
Cruzeiro x Internacional
Grêmio x Lajeadense
Santa Cruz x Caxias
Juventude x São Luiz
Pelotas x Ypiranga
Porto Alegre x Novo Hamburgo
Inter/SM x São José
Veranópolis x Universidade

Grêmio na Taça Piratini
15 ou 16/01 – Lajeadense – Olímpico
19 ou 20/01 – Ypiranga – Colosso da Lagoa
22 ou 23/01 – Universidade – Complexo Ulbra
26 ou 27/01 – São José – Olímpico
30/01 – Inter – Atílio Paiva
02 ou 03/02 – São Luiz – 19 de Outubro
05 ou 06/02 – Caxias – Olímpico
12 ou 13/02 – Novo Hamburgo – Vale
Distância percorrida estimada: 2.805 km

Inter na Taça Piratini
15 ou 16/01 – Cruzeiro – Passo d’Areia
19 ou 20/01 – Porto Alegre – Beira-Rio
22 ou 23/01 – Santa Cruz – Beira-Rio
26 ou 27/01 – Inter/SM – Presidente Vargas
30/01 – Grêmio – Atílio Paiva
02 ou 03/02 – Juventude – Beira-Rio
05 ou 06/02 – Veranópolis – Antônio Davi Farina
12 ou 13/02 – Pelotas – Beira-Rio
Distância percorrida estimada: 1.483 km

Neste primeiro turno, o Inter viajará a metade da quilometragem gremista, tendência que pode se inverter na Taça Farroupilha, dependendo da tabela. Isto porque o Tricolor terá longas viagens até Erechim, Rivera e Ijuí, enquanto o Colorado terá apenas duas, Santa Maria e Rivera, mas não precisará retornar a Porto Alegre para realizá-las, já que as partidas nestas cidades serão subsequentes. Além do mais, as três primeiras partidas do Inter ocorrerão em Porto Alegre.

Comentários

Milton Ribeiro disse…
Esse campeonato é um anacronismo, não deveria mais existir. Espero que Grêmio e Inter não joguem NENHUMA partida com seus times titulares.

É uma disputa do interior e dos pequenos da Grande POA. A dupla não tem nada a fazer a não ser retirar-se.
Vicente Fonseca disse…
Gosto dos estaduais, mas nos moldes atuais a coisa tá insustentável. Deveriam ser torneios de início de ano, mas ocupam quase metade do calendário. Quatro meses para o Gauchão é um absurdo. O Campeonato Brasileiro do ano que vem só começa lá por 20 de maio. A cada ano, um pouco mais tarde. Os estaduais deveriam acabar no máximo na metade de abril para valerem à pena um pouco que seja.
Sancho disse…
Velhos problemas mantêm-se. Vê-se nenhuma preocupação na montagem das tabelas: o Internacional jogará 8 partidas no Beira-Rio; já o Grêmio terá 6 jogos no Olímpico.

Como os dirigentes da Dupla estão cagando para isso, não sei porque EU me estresso. Depois, dá rolo (e sempre dá); e eles correm para os microfones chorar.

Tantas maneiras de se organizar um bom campeonato, mas a preocupação maior é realizar o congresso em Buenos Aires. PqP!

Depois não sabem porque nossa particpação nacional está cada vez menor...
Milton Ribeiro disse…
Eu realmente não dou a mínima para os estaduais, nem quando o Inter ganha. Sou radicalmente contra.

Como disseste, ele aperta o calendário, atrapalha o Brasileiro sem deixar que os clubes folguem nas datas FIFA.

Mas o pior mesmo são seus jogos.

TRATA-SE DE UM FAVOR ÀS FEDERAÇÕES QUE MANTÉM COM SEUS VOTOS RICARDO TEIXEIRAS E SIMILARES. É pura política travestida em nostalgia e gratidão às origens estaduais de todos.

Acho vomitante. Por mim, o campeão do estadual deveria fazer um triangular com a dupla Gre-Nal e fim. A dupla daria duas goleadas e decidiria a questão num jogo.
Sancho disse…
Só para mostrar que o Gauchão pode mais, sem pensar muito, deixo uma. Poderia ser assim:

a) 16 clubes, fase classificatória em turno único, mais uma rodada de clássicos; (16 rodadas)
a.1) clássicos - Grêmio-Internacional/PA; São José-Universidade; Cruzeiro-Porto Alegre; Caxias-Juventude; Internacional/SM-Pelotas; Lajeadense-Santa Cruz; Novo Hamburgo-Veranópolis; São Luiz-Ypiranga;
a.2) nenhum clube pode ser mandante contra dois times do mesmo clássico; nem visitante.

b) classificam-se os oito primeiros para as finais;
b.1) quartas-de-final (1-8, 2-7, 3-6, 4-5) e semifinais (1-4, 2-3) em melhor-de-cinco pontos; (3 rodadas)
b.2) o time de melhor campanha na Classificatória tem o mando dos jogos 2 e 3;
b.3) em caso de empate em pontos e saldo, classifica-se o time de melhor campanha na Classificatória.

c) final (1-2) em jogo único, de mando da equipe com melhor campanha na Classificatória.

Total: 23 datas.

--

Milton, pode-se enfrentar TODOS esses problemas sem acabar com os Estaduais; e, não duvide, pode-se deixá-los TODOS acabando com esses torneios.
Vicente Fonseca disse…
Primeira fase com turno único é uma boa. Nem precisa fazer rodada extra de clássicos pra evitar a chiadeira: basta alternar Gre-Nal um ano em cada estádio, ou adotar como critério a melhor colocação do ano anterior, como no Paulistão.

Outra alternativa é a regionalização. Promovem-se jogos entre as diversas regiões do estado no segundo semestre, estimulando rivalidades e incentivando os jogos locais. Os melhores de cada região classificam-se para o Gauchão seguinte, mais curto, com a Dupla Gre-Nal sempre pré-classificada.
Milton Ribeiro disse…
Não, Sancho.

Nós estaríamos livres de um campeonato pouco competitivo e sem graça. Difícil inventar algo pior.

Não há vida fora do calendário internacional e suas duas disputas nacionais. A Copa e o Campeonato (Liga).

Regionalismo é bom pra folclorista.
Sancho disse…
Milton,

Os estaduais são tudo isso que tu achas: mal organizados; mal vendidos; mal disputados; etc. Mas isso não é obrigatoriamente assim, mas resultado de que todo nosso futebol é mal organizado, mal vendido, mal disputados: Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores incluídos!

E o fato de Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores/Sul-Americana serem ruins, e são, não é culpa dos Estaduais. Continuarão ruins sem eles. Os ratos apenas sabem primeiro que o barco está afundando; não são eles que o afundam! Sem os Estaduais, o futebol brasileiro e sul-americano continuará piorando ano após ano.

Há muita vida fora do que chamas "calendário internacional e suas duas disputas nacionais". Até porque não se pode por como condição essencial para existência de algo completamente extrínseco a esse algo.

Caso se adote o que dizes como verdade, qualquer alteração no calendário europeu, com a criação de uma SuperLiga européia de clubes, e todo essa "vida" que citas acaba. E os miltonribeiros do amanhã dirão que "não há vida fora do calendário internacional: A Copa e o Campeonato (Liga)".

E para quem torcerão os miltonribeiros do amanhã? Para clubes quebrados da periferia do mundo? Vão é vibrar na expectativa do Juventus-Bayern decisivo de domingo. Para eles, provavelmente, Gre-Nal será um jogo folclórico como um Rio-Rita...

A preservação dos estaduais não é um favor para ninguém, nem mera perpetuação de uma tradição sem sentido. Trata-se, principalmente, de uma proteção aos GRANDES clubes. Porque futebol não deve ser limitado a poucos clubes; e porque um clube só é grande em comparação com outro. É a existência dos pequenos que nos fazem grandes.

É por isso que os Estaduais valem muito, mesmo que muitos não vejam...

Abraço.
Vicente Fonseca disse…
Ruins em que sentido, Sancho. Acho Libertadores, Brasileirão, etc. todos torneios muito bons. Inclusive tecnicamente falando. Tanto que deveriam ser alongados, na minha opinião - embora eu também reconheça a importância dos estaduais, pelos motivos que tu acabou de citar.
Zezinho disse…
Novo Hamburgo, em seu centenário, enfrentará o A$$I$ F.C. na abertura no TARSÃO 2011. No mínimo, curioso.
Milton Ribeiro disse…
Eu também acho tudo muito bom e interessante, exceto os estaduais. Todos.

Ah, se os estaduais não existissem, seroa possível que todos os grandes disputassem a Copa do Brasil, é óbvio.
Lourenço disse…
Parem de reclamar, a abertura tendo Grêmio x Lajeadense já faz valer a pena.