Foco no apito, lamentavelmente

A semana Gre-Nal estava muito tranquila para ser verdade. O máximo que ouvíamos de chiadeira é com os treinos fechados de Celso Roth por parte de alguns setores de nossa imprensa, mas tudo dentro da normalidade. Até que caiu a bomba, nem tão bomba assim, afinal, era mais ou menos o esperado: Carlos Simon será o árbitro do clássico 383, o último de sua carreira. Pronto: foi o que bastou para todas as discussões que se situavam na saudável esfera do “quem é favorito?”, “quem joga?” passasse para o apito.

A colocação de Carlos Simon no sorteio como uma forma de homenageá-lo por seu fim de carreira é um erro grave. Em primeiro lugar, porque nunca deu certo homenagear juiz que está para entrar na inatividade. A desastrosa partida de Márcio Rezende de Freitas em Corinthians x Inter, no final do Brasileiro de 2005, é só o exemplo mais gritante. Depois, porque Simon há anos vem em má fase técnica. É contestado pelos dois lados. Nem Grêmio, nem Inter, gostaram de sua escalação.

Preferem juiz de fora, e com toda a razão. Embora não seja garantia de boa arbitragem (Oscar Roberto de Godói estragou o clássico dos 5 a 2 de 1997 com cinco expulsões), pelo menos tira o árbitro do foco das atenções. Aqui no Rio Grande do Sul, e talvez em outras partes do Brasil também seja, os principais árbitros viraram quase celebridades, tal a forma com que a imprensa esportiva comemora seus prêmios ou idas para Copas do Mundo. Parte por bairrismo, parte por sua qualidade mesmo. Mas é muito foco numa pessoa que deveria ser coadjuvante do clássico e, pelo menos antes de a bola rolar, virou protagonista.

A postura de Grêmio e Inter só difere no modo como agem os dirigentes, mas, no fundo, é a mesma. Alberto Guerra pressiona abertamente, disse que solicitou a Novelletto a não escalação de Simon e não foi atendido. Criticou o quase ex-árbitro. A ideia de que este comportamento incita a violência das torcidas, porém, é um grande exagero: no máximo, tornará as coisas mais nervosas dentro de campo, se mal administradas. Já Fernando Carvalho, matreiro, diz que condicionar a arbitragem é prática antiga, mas também condiciona ao lembrar de supostos erros do juiz de domingo na partida que decidiu a taça que leva seu nome, entre Grêmio e Novo Hamburgo, pelo Gauchão deste ano.

Por fim, mais uma vez a Federação Gaúcha de Futebol, na pessoa de seu presidente, age de forma tão incompreensível como lamentável. Disse primeiro, logo após a escolha de Simon, que queria a todo custo fazer esta homenagem a ele lá no Gauchão, mas não deu, e agora ficou feliz que poderia realizá-la. Depois, nos jornais de hoje, afirma que se sentiu traído, pois pediu que retirassem o nome dele do sorteio, a pedido do Grêmio, mas não foi atendido. E o pior: não será ele quem entregará a placa a Simon no domingo, pois estará em viagem. Ficará a cargo do Grêmio, que não o queria em campo, fazê-lo. Tudo errado. Mas nada que surpreenda, dado o histórico.

Brasil adiante
Palmeiras, Goiás e Atlético/MG passaram adiante na Sul-Americana, como era previsto. O Verdão fez 3 a 1 no Sucre e pega o Galo, que passou, com os reservas, pelo Santa Fé. O Goiás eliminou o Peñarol perdendo por 3 a 2, e espera Avaí ou Emelec, que decidem hoje a outra vaga. No primeiro jogo, em Guayaquil, 2 a 1 para os equatorianos.

A Copa Sul-Americana vai desenhando os seguintes confrontos para as quartas de final:

Newell’s Old Boys x LDU
Palmeiras x Atlético/MG
Independiente x Tolima
Goiás x Emelec ou Avaí

Comentários

Marcus disse…
Vicente, duas observações:

- Lamentável a escolha do Simon, é o típico caso que ninguém tem nada a ganhar. O próprio juiz é o maior prejudicado, já apitou quase 20 clássicos e corre o risco de sair com uma enorme mancha nos últimos momentos da carreira. Caso ele faça uma grande atuação (algo que não vem acontecendo nos seus últimos jogos), não adicionará nada para ele;

- Como está bom de ganhar essa Sulamericana, o time boliviano não chega nem na segundona do Gauchão, muito fraco. O Grêmio deu esse presente pro Felipão.

Abraço

Marcus Staffen
Vicente Fonseca disse…
Concordo, Marcus. Ninguém ganha nada com isso (tá, o Simon ganha uma placa, mas pode gerar muito mais incomodação ainda).

E é verdade, essa Sul-Americana o Grêmio deixou passar. Acho que agora, nas quartas de final, a coisa começa a melhorar, já que saem as babas.

Abraço.
Victor disse…
Eu sou tirado de maluco, mas nenhuma arbitragem me tranquiliza mais que a do Simon. Tenho a garantia que o jogo vai seguir como deve seguir.

Pressão? O cara tira de letra. Até pelas bananosas injustas que já tentaram empurrar e ele se saiu tranquilamente.
André Kruse disse…
To achando muito dificil que um brasileiro deixe de levar a Sula. Não gostei do pouco que vi do Independiente. Acho que Newells e LDU ainda são os principais adversarios.

Simon é o fim da picada. Mas já fui mais partidario dessa ideia dos juizes de fora do estado. Hoje me parece que Vuaden e Márcio Chagas seriam boas indicações
vine disse…
Leandro Vuaden cairia como uma luva numa partida dessas. Seguro, não se intimida e não gosta muito de marcar faltas...

Quanto à Sul-Americana, não acredito muito em baba. É so ver que de 2007 a 2010, apenas em uma das decisões o time brasileiro venceu a final da Libertadores. O próprio Inter, em 2008 na sula, só ganhou porque teve mais pernas do Estudiantes. Em final, o favoritismo é sempre dos mais obstinados castelhanos...
Vicente Fonseca disse…
Victor, o Simon tá muito desgastado há algum tempo aqui no Sul. É sempre motivo de polêmica. Escalação desnecessária, completamente. Acho que cairia bem em qualquer um dos outros três clássicos, menos no Gre-Nal.

André e Vine, considero o Newell's forte pelo fator local apesar de ter um time bem razoável. O Independiente ainda está mal no Apertura, mas ganhou clássico, tá com técnico novo, passou de forma dramática e prioriza a Sula, já que não ganha nada há algum tempo. Acho que não pode ser descartado. E de fato, talvez Vuaden ou Chagas pudessem ser boas opções, embora eu siga preferindo árbitro não gaúcho.
Igor Natusch disse…
O comportamento do Novelletto é a maior piada (de péssimo gosto) nesse caso.

De qualquer modo, um Gre-Nal que tinha tudo para ser histórico está agora totalmente desvirtuado. Parabéns a todos os envolvidos.
Vicente Fonseca disse…
Novelletto tem uma série infindável de comportamentos inexplicáveis, Igor. E essa de o Grêmio entregar a placa pro Simon faz parte da série "constrangimentos em premiações", que iniciou com Koff e Carvalho entregando taças para os clubes rivais em finais de turno do Gauchão.
samir disse…
Não acho q o clássico esteja desvirtuado. Acho q estao dando atenção demais à escolha do Simon. Concordo q ele está desgastado, e o Sandro Ricci, que estava no sorteio, é um dos melhores da atualidade, seria uma melhor opção. Porém acho q o Simon vem fazendo boas arbitragens, então acho q, pelo atual momento dele, está longe de comprometer o clássico.
Vicente Fonseca disse…
Samir, o desvirtuamento do Gre-Nal está justamente em mudar o foco das discussões. Meu medo é que durante o jogo se dê mais atenção ao Simon que ao jogo em si. Mas concordo que ele já viveu momentos piores na carreira.
samir disse…
Mas esse desvirtuamento é produzido pela própria imprensa, Vicente, que não tem o que falar nessa semana. Os times estão definidos, os dirigentes se respeitaram, bem como torcedores e jogadores, então criaram um fato e transformaram ele em algo significativo. Qquer árbitro seria criticado pelos dirigentes, isso é comum pelos pampas, agora, o latifundio q se transformou a escolha dele foi exagerado.
Prestes disse…
"(Oscar Roberto de Godói estragou o clássico dos 5 a 2 de 1997 com cinco expulsões)"

COMO ESTRAGOU???

DISCORDO VEEMENTEMENTE.
Vicente Fonseca disse…
É, nisso tu tem razão, Samir. Esse puxa-saquismo em relação ao Simon tá passando dos limites.

Prestes, ESTRAGOU SIM! dsdshdshsd
Vicente Fonseca disse…
Se bem que, na real, quem estragou aquele jogo foi o Fabiano.

sdsdhsd
samir disse…
Sobre o Fabiano: cruzo com ele toda terça-feira, na HD do Centro Gaúcho, e lhes digo, amigos: ele nunca esteve tão magro enquanto jogaodor, como está agora. To até achando q ele irá pra Abu Dabi