A merecida conquista do Grêmio

Foi a primeira vez que o derrotado no Gre-Nal decisivo saiu dele campeão gaúcho. Seguramente, trata-se da mais doce derrota gremista em clássicos na história. A vantagem obtida pelo Grêmio no duelo do Beira-Rio foi tão grande que mesmo a decepcionante atuação na partida final permitiu a festa do 36º título estadual para o tricolor.

Mesmo assim, não chegou a ser como água no chopp. Porque o placar de 1 a 0 foi do Inter, mas o jogo não disse exatamente isso. Claro que o gol cedo deixou sempre a possibilidade de estragar a festa aberta, mas o Inter fez pouco mais do que este gol. Foi um time organizado, que conseguiu brecar o Grêmio no primeiro tempo e levou perigo em contra-golpes, mas também foi posto em seu campo na etapa final – onde o jogo esteve muito mais perto do 1 a 1 que do 2 a 0.

Fossati acertou a mão no 3-5-2. Com Bruno Silva e Kleber nas alas, o Grêmio não teve o espaço para atacar pelos lados que dispôs no Beira-Rio. Na defesa, três zagueiros cercavam Borges e Jonas. Neuton passava apuros com Taison, e Adilson não encontrava Giuliano. Sandro, na cobertura, era exímio. Mas faltou poder de fogo. Walter não esteve bem. Por isso, mesmo jogando melhor o primeiro tempo, o Inter teve menos chances de gol que o próprio time de Silas, que esteve boa parte do tempo perdido em campo.

No segundo, mais uma vez, tanto a conversa no vestiário como o preparo físico superior do tricolor fizeram a diferença. Silas mexeu bem: Hugo fez o que desempenhara no Beira-Rio e no Maracanã; foi um misto de assessor de Neuton na marcação e, ao mesmo tempo, um meia bem aberto quando o time atacava. Entrou muito bem no jogo, e por ali o Inter não mais incomodou. Adilson voltou simplesmente monstruoso. Anulou Giuliano e ganhava todas na cobertura e nos desarmes. Mais motivado, o Grêmio foi para cima e impediu o Inter de sair de trás. Não empatou por detalhe, pois teve várias chances. Abbondanzieri salvou várias. Ronaldo também foi importante. Mesmo melhorando, o campeão gaúcho não teve, além de Adilson, ninguém de grande destaque. Jonas e Douglas foram as maiores decepções.

Silas mexeu bem, mas demorou a fazer alterações no segundo tempo, num momento em que o Inter já ameaçava equilibrar a partida e, portanto, pôr em risco a exígua vantagem azul. Entretanto, se Fossati pensou bem o jogo, mexeu mal durante ele. Walter não estava bem, mas Thiago Humberto não fez absolutamente nada. Vendo que o time perdeu poderio ofensivo e deixou de preocupar os zagueiros do Grêmio, lançou mão do falido Kleber Pereira. Não poderia dar certo.

Ganhou o Gauchão o melhor time, o que fez a campanha mais positiva, o que fez mais gols nos Gre-Nais e, no somatório dos dois jogos, também foi superior. Poderia (e deveria) não só ter vencido, mas jogado mais hoje. Para ninguém este título é mais importante que para Silas. Além de ter méritos na organização da equipe ao longo do campeonato, ganha um crédito de ter conquistado já um título (derrotando o rival, o que aumenta a importância), algo fundamental para alguém que começou um trabalho do zero.

O Grêmio daqui para a frente
Silas faz questão de Leandro no time. Produziu pouco ofensivamente, mas correu muito. Entretanto, Maylson deve recuperar a posição, pois foi a partir de sua entrada que o Grêmio cresceu no meio. Hugo, que tem ido bem, também surge como boa possibilidade, pois tem desempenhado função tática importante. A dupla Adilson e Willian Magrão, mesmo que este não tenha ido bem hoje, se impôs e deve seguir. Na esquerda, Neuton abre caminho para a titularidade, mesmo que Fábio Santos se recupere. Já Edilson mostra desempenho a cada semana mais insuficiente, tanto no apoio como na marcação.

O Inter daqui para a frente
Fossati tem quatro dias para virar o jogo contra o Banfield e se manter no cargo. O Inter cresce sem D’Alessandro. Giuliano, com a atuação de hoje, deve se garantir para quinta. Pelo menos hoje, o trio de zagueiros funcionou e estancou o alto número de gols sofridos. Perdendo a vaga nas quartas, o que ainda é o mais provável, o Inter deve e tem que fazer uma limpa no elenco, liberando nomes que ganham muito e jogam pouco em favor da gurizada.

Perdeu, levou
Além do Grêmio, Santos, Vitória e Fortaleza ganharam o título estadual perdendo hoje.

Foto: Rodrigo exibiu a firmeza de sempre e comemorou o primeiro título pelo Grêmio (Globo Esporte).

Comentários

Marcelo disse…
Hugo entrou muito bem, Rochemback também.
Douglas foi muito displicente, errou muitos passes e poderia ter comprometido.
Já o Leandro corre muito, mas é afobado, acaba que nem marca nem ataca direito.

Pelo menos o caneco é nosso. E que venha o da Copa do Brasil.
luís felipe disse…
eu tinha razão.

gauchão é pra time reserva/misto. O time misto do Inter teria ganhado esse campeonato, descansado, e enfrentado menos dificuldades na Argentina.

espero que um dia a direção do Inter aprende que a rivalidade jamais pode comprometer um projeto maior.
luís felipe disse…
"Ganhou o Gauchão o melhor time, o que fez a campanha mais positiva, o que fez mais gols nos Gre-Nais e, no somatório dos dois jogos, também foi superior. "

não, não. Perdeu o segundo jogo, logo, não foi superior. O Grêmio era uma pilha de nervos hoje, perdendo gols, errando chances, apavorado com a possibilidade da humilhação. 40 do primeiro tempo e tínhamos torcedores apreensivos e calados e zagueiros tricolores brigando entre si.

mas tudo bem, o Neuton é mito.
Ponso disse…
Displicência, tua cara é Edílson. Pior lateral que já jogou no Olímpico. Tem capacidade e não faz absolutamente nada de útil com ela. Só compromete. Devia apanhar todo dia da hora de levantar até a hora de fardar pra treinar. Se eu tivesse a mínima esperança de que OZEIA mantivesse esse nível de jogo, era DORIL na latera e eras isso.
Marcelo disse…
Edílson me dá saudades do Jucemar, mas só vou me preocupar amanhã.


CAMPEÃO.
André Kruse disse…
Vicente, tenho minhas dúvidas em relação ao Neuton, de resto concordo integralmente com o teu "O Grêmio daqui para a frente".

É, agora o Grêmio foi pior. Fez mais gols, criou mais chances, mas ainda assim foi pior.

Cada uma que eu tenho que ler. É muito recalque
Vicente Fonseca disse…
Luís, foi superior no primeiro jogo e no somatório dos 180. E não foi tão pior ontem, apesar da derrota. Não fosse o Abbondanzieri (!), o resultado teria sido bem diferente. E foi bem superior no restante do campeonato.

Ponso, não cometa uma grande injustiça. Michel e Jucemar foram muito piores que o Edilson. MUITO piores.
Igor Natusch disse…
O Grêmio foi melhor no Beira-Rio, equilibrou ontem no segundo tempo e esteve perto do empate (perguntem para o Abbondanzieri), jogou melhor na soma dos dois jogos, fez a melhor campanha no decorrer da competição... E mesmo assim não dá para dizer que foi superior porque perdeu o segundo jogo? Tudo bem, respeitar opiniões contrárias faz parte, mas aí fica complicado...

O "Neuton Mito" foi para mim, porque tenho usado como nick no MSN e no gtalk. Não vou ficar explicando ironia porque é algo um tanto deprimente, mas toda a ironia tem um fundo de verdade. Um jogador da base, imporvisado na lateral, jogou dois GREnais e uma decisão no Maracanã e manteve ótima média nos três jogos. Para alguém ferido pela derrota no "desprezível" Gauchão isso pode ser pouco, mas para o futebol gaúcho e brasileiro faz diferença, sim. Portanto, insisto: NEUTON MITO. MITO. MITO!!!!!!

Edilson colocará seus pés na CALÇADA DA FAMA daqui alguns anos. Anotem o que digo! =P

E no mais, eu acordei segunda-feira como campeão gaúcho 2010. E o amigo/a que me lê agora? O que diz?...
Prestes disse…
O Grêmio jogou bem mais que o Inter nesse jogo, embora visivelmente nervoso, porque a pressão, após a primeira partida, ficou toda com o Grêmio.

Mas o Tricolor teve mais a bola. Apesar de não precisar, buscou mais o gol que o Colorado. O INter foi um pouco mais inteligente e bem menos afobado. Mas se via em campo que o Grêmio tinha um time bem melhor.

E o Inter não deu um chute a gol no segundo tempo. Aí não tem como vencer.

No mais, eu to com o André, acho esse Neuton ruim pra c...
Vicente Fonseca disse…
O problema é ele ficar no mano a mano. Sempre que o Hugo entra pra dar aquela mãozinha e bloquear o lado esquerdo defensivo do Grêmio dos ataques adversários, ele cresce. Mas o acho correto. Nada de espetacular, mas correto.
Vicente Fonseca disse…
Foi essa mesma impressão que tive quando o Grêmio ganhou o Brasileirão Sub-20:

http://cartanamanga.blogspot.com/2009/12/quem-e-quem-no-sub-20-do-gremio.html
Igor Natusch disse…
Vejam bem, eu não acho o Neuton o novo craque máximo, futuro titular da lateral esquerda na Seleção brasileira, destinado a ser "winger" no Barça nem nada disso. Apenas friso que, para um jogador sem experiência alguma no profissional e que de cara encara três fogueiras, rumo à quarta, o rapaz está MUITO bem até. Analisando friamente, ele não preenche as necessidades do setor nem a pau - mas putz, pessoal, um pouco de contexto e perspectiva, né?

Hugo tá cumprindo uma função importante, enquanto o Fábio Santos não volta. Para mim, Leandro senta fácil no banco - na moral, o titular MESMO seria o Maylson, mas tem que ver como ficaria esse apoio ao Neuton, no caso.

No mais, FORA FOSSATI. Proponho CLEMER como treinador do Internacional, com contrato MÍNIMO de CINCO ANOS. Aí sim, a coisa vai!
(contém ironia, vale citar)
Pati Benvenuti disse…
Cheguei a comentar com alguns de vocês, achei muito bonita a comemoração dos jogadores do Grêmio, empolgadíssimos com o título, independente de ser um gauchão ou qualquer outro título. Um deles o Neuton, justamente.
No mais, também acordei campeã e esperançosa com a Copa do Brasil...
Besos!
luís felipe disse…
em nenhum momento minha intenção foi contestar o pensamento único de "Grêmio melhor time do Rio Grande", até porque o Grêmio paga muito bem aos seus jogadores para isso - não por acaso a folha salarial chega em R$ 3,5 milhões, com oportunidade de tirar o centroavante do São Paulo e o meia do atual campeão da Copa do Brasil.

não, não, não ousaria contestar esse fato. Eu só apresentei um outro fato, que mostra o quanto o time do Grêmio estava muito pior no aspecto psicológico com a vantagem de 2x0 do que com o 0x0 no Beira-Rio - o que parece bizarro, mas não é, afinal, o medo de perder é um fator preponderante.

mas eu vou lá me recolher e ler alguns comentários sobre arbitragem. Ah, eles sumiram? Puxa...
Vicente Fonseca disse…
[flauta barata]

Após o jogo com o Banfield pipocaram comentários sobre arbitragem.

[/flauta barata]
Igor Natusch disse…
E digo mais: elas voltarão depois do jogo da Libertadores do meio de semana.

Afinal, o monopólio de ser prejudicado pela arbitragem pertence ao lado vermelho do Rio Grande...
Prestes disse…
hahudsahusuhhudfshuf

Essa discussão não faz nenhum sentido.
Vicente Fonseca disse…
Não! E por isso é engraçada.

dhhssdhsdsdsd
Igor Natusch disse…
Essa discussão não faz nenhum sentido.

E quem disse que fazia?
=P
Chico disse…
CAMPEÃO NO CÚ DELES!!!
Chico disse…
O PÍFIO NÃO QUERIA GRENAL?! TOMA!
Chico disse…
GRÊMIO COPERO CAMPEÃO!!!
Chico disse…
TEM QUE SER CAMPEÃO! O RESTO É CHORO DE PERDEDOR!
Chico disse…
TETRA VICE CONSECUTIVO! PARABÉNS POR MAIS UMA FAÇANHA DO AMARELÃO!
Prestes disse…
O fato é que os torcedores de todos os times reclamam quando perdem.

Por exemplo, ontem eu queria matar o Leandro Vuaden. Nada me tira da cabeça que ele é gremistão, hasdasuhdsdasduhasuhd
Vicente Fonseca disse…
Bom, eu me pego reclamando de juiz em TODOS os jogos. Inclusive quinta e ontem.
Igor Natusch disse…
Bom, agora que o Simon se aposentou, vou reclamar um pouco menos...

XD