Vitória da organização

Silas é bom de vestiário. Pela segunda vez seguida, o Grêmio melhorou na volta do intervalo. Contra o Avaí, não chegou a jogar brilhantemente, mas o suficiente para reverter uma tendência de pressão total dos catarinenses. No Gre-Nal de hoje, foi além disso. A mudança de postura incluiu ocupar o campo adversário, adiantar a linha de zagueiros, encaixotar o Inter em sua própria casa, ganhar rebotes. Por isso, o 2 a 0 foi mais que merecido. Foi o mérito de quem é organizado como time de futebol.

Ressalte-se, não foi este o único mérito do treinador tricolor (ainda que não tenha sido pouco). Neuton é outro. Em vez de optar por alguém experiente, mas ruim tecnicamente, Silas apostou num guri acostumado a jogar clássicos na base tricolor. Cumpridor, impediu o Inter de jogar por aquele lado. Para quem quer ver pelo em ovo, dizendo que o Grêmio tira os jovens do time à força para utilizar só os medalhões, foi um tapa de luva de alta classe.

Só por isso foi possível jogar com Leandro e Hugo no meio: guarnecendo uma das laterais com um zagueiro. Mesmo assim, é um esquema que depende muito da postura do time. Quando recuou, no último terço do primeiro tempo, o Grêmio quase volta para o segundo tempo com derrota. Ambos têm de ser muito participativos para que dê certo, e todos têm que jogar perto para que o time não seja divorciado em dois (com Jonas, Borges, Leandro e Hugo longe do sete restantes). No segundo tempo foi assim, e deu muito certo.

O Inter não jogou. Foi muito bem marcado o tempo todo. Só Walter conseguia se desvencilhar de Mário Fernandes. Foi o melhor do Inter (mais um guri que se sai bem), logo atrás vindo Sandro e Bolívar. Mas D’Alessandro esteve controlado por Ferdinando e depois Neuton. Andrezinho também produziu pouco. Alecsandro só cabeceou uma bola com perigo, que poderia ter sido o empate quando estava 1 a 0. Fossati tentou corrigir os problemas empilhando atacantes. Não estava de todo errado. Só mesmo numa bola alçada dentro da área para que um gol viesse.

Silas venceu o duelo tático, e seus jogadores o duelo técnico. Rodrigo, antes mesmo do seu gol, já era o melhor em campo. Liderou a defesa. O Grêmio precisava, há tempos, de um zagueiro que falasse e tivesse esta característica. Jonas foi perigoso, ainda que tenha perdido dois gols que costuma fazer. Já Borges manteve sua média: se perde um, guarda o outro. Muita eficiência. Victor, apesar de uma saída errada de gol, fez algumas importantes defesas. Edilson, após um péssimo primeiro tempo, melhorou no segundo. Aliás, Kleber fez muito mais falta ao Inter que Douglas ao Grêmio. Juan, que esteve encarregado daquele lado do campo, foi constantemente envolvido no dois-um por Edilson e, normalmente, Leandro ou Jonas.

O título ainda não está ganho, mas é fato que a vantagem que o Grêmio abriu lhe dá mais de 90% da certeza da reconquista. Não caindo em euforia (a experiência do elenco não deverá permitir isso), o tricolor leva a taça. Não sei até que ponto seria interessante para o Inter escalar todo o seu time titular para o Gre-Nal do Olímpico, com o título praticamente perdido. Hoje, com os times quase titulares em campo, o Grêmio sobrou em pleno Beira-Rio. Dependerá, claro, do jogo contra o Banfield. Como promete ser uma batalha muito forte, tanto lá como no Beira-Rio, seria interessante poupar alguns nomes. Guiñazu, suspenso, já não jogará.

Para os gremistas, domingo de festa na chuva. Quase três anos depois, o time volta a vencer no Beira-Rio. E jogando da forma como todos apreciam na Azenha: simplificando, com objetividade, dando chutão quando necessário, com zagueiro na lateral para resguardar e fazendo gols de bola parada. Melhor impossível.

Foto: Rodrigo foi o melhor em campo e abriu a vitória do Grêmio no Beira-Rio (Daniel Marenco).

Comentários

luís felipe disse…
RESERVAS NO DOMINGO!
Prestes disse…
Vi outro jogo.

O Inter teve várias chances no segundo tempo, embora o Grêmio tenha sido melhor, dizer que o Inter não jogou é exagero.
Prestes disse…
Pra mim qualquer um poderia ter ganho. O jogo foi muito parelho. O Grêmio começou melhor e poderia ter abrido o placar com o Borges cara a cara. Depois que o Walter deu um chutaço só deu Inter, que poderia ter aberto uns dois no placar.

Aí o Grêmio voltou melhor e teve chances como uma bola na trave do Jonas. Depois, quando o Inter já jogava melhor novamente, o Grêmio marcou o primeiro. Aí sim, o Inter se desesperou, mas ainda assim teve chances.

Qualquer resultado poderia ter acontecido.
Vicente Fonseca disse…
Claro, se sai o gol do Inter no primeiro tempo poderia mudar tudo. Mas, em geral, vi um Grêmio sempre mais consciente e organizado.

E concordo em termos com o Luís, não acho mesmo que colocar todos os titulares no domingo que vem possa ser uma boa. Daí a botar só reservas é outra história, claro.
André Kruse disse…
Concordo em parte com o Prestes. Também acho que dizer que o Inter não jogou é uma demasia, mas não me parece que "qualquer um poderia ter ganho".

Rodrigo jogou demais. Cancheiro.
Lourenço disse…
Hoje prevaleceu quem tinha time montado. Comparei tudo o que Grêmio e Inter tinham evoluído desde Erechim e isso pareceu bastante claro hoje.

O Inter acabou o jogo com 4 atacantes e apenas Giuliano na armação. Tirar D'Alessandro e entrar Kléber Pereira revogou o futebol como o conhecemos.

No Inter, não vamos queimar o Juan (é sério, não é ironia, queimar guri assim é brincadeira), mas Kléber fez falta. Ainda que não decidisse o jogo, Edílson jamais teria aquela avenida o jogo inteiro. Para mim, Bolívar jogou muito na marcação a Borges (no lance do gol, pelo jeito, era o Nei que ficava nele) e Walter foi bem no duelo com Mário Fernandes, que não o achou.

Para o Inter, cabe pensar que o dia de ser surpreendido no Beira-Rio não foi na Libertadores.
Alguns comparam com 2006, concordo apenas se for para mudar o rumo do que está errado. A vitória do Grêmio, no entanto, foi com autoridade, lembrando a de 2007.
Vicente Fonseca disse…
Talvez eu tenha me expressado um pouco mal. O Inter jogou de igual para igual no primeiro tempo, FATO. No segundo, mantenho minha opinião de que foi amarrado e só foi para cima no abafa, enquanto o Grêmio estava bem melhor postado e centrado.
Prestes disse…
O Inter foi melhor no primeiro tempo. Por mais tempo e com mais qualidade.

No segundo, o Grêmio não conseguiu impedir o Inter de jogar. Mesmo tendo poucas chances de gol, várias vezes o Valter entrou livre pela direita, vencendo a zaga e cruzou mal, como o Nei, como o Dalessandro pela esquerda.

Teve um monte de FURDUNÇO na área do Grêmio, não vi um Grêmio tão bem assim.

No frigir dos ovos foi melhor, porque começou melhor os dois tempos e acabou melhor o segundo. E conseguiu botar a bola pra dentro.

Mas não dá pra se enganar. Dois a zero pro Inter seria um resultado possível hoje também.

Achei um grande jogo, bastante parelho, pelas alternâncias de controle do jogo.
Vicente Fonseca disse…
Bom, então nós apenas discordamos, hehe. É lógico que poderia dar Inter, mas não seria o que melhor refletiria o jogo, pois o Grêmio me pareceu bem mais organizado enquanto time. Nada de outro mundo, que fique bem claro.

Vai tá bom o papo amanhã!
Chico disse…
Era pra ter sido mais. Escaparam de uma goleada histórica!
luís felipe disse…
Lourenço se especializando na categoria "comentarista de resultado".

prevejo contratação pela RBS em breve.

amanhã tem carta na mesa!
Vicente Fonseca disse…
Discordo, Lourenço fez todas as comparações antes do clássico, Luís. Mas infelizmente não poderá ir no Carta na Mesa.
Prestes disse…
"Vai tá bom o papo amanhã!"

Que papo? Minha vó vai ficar doente amanhã, uhasduhasdasuhdasuhdasuhdasuhdas
Prestes disse…
É verdade. Não é de hoje q o Lourenço fala isso.

Eu concordo quanto às substituições. Tenebrosas. Algo que eu tb já disse desde o primeiro turno do Gauchão. O Fossati mexe mal na maioria das vezes.
Prestes disse…
Brincadeira. Eu vou!

Quero ver se o Pedro Heberle vai sumir de novo!
Vicente Fonseca disse…
O Pedro acertou o resultado do Gre-Nal, só errou o vencedor.

sdahdsahads

E eu também concordo com as críticas ao Fossati, e também já as repito há tempos. Defendi o Lourenço não só por concordar com ele ou por ser meu irmão, mas porque está de férias e talvez não possa responder.
Vicente Fonseca disse…
Olhem aqui o que é comentarista de resultado, em dois passos.

1) Leiam o último parágrafo deste texto:

http://wp.clicrbs.com.br/wianeycarlet/2010/04/25/deu-gremio-pintou-o-campeao-gaucho/?topo=2,1,1,,,2

2) Agora leiam a frase que inicia na sétima linha deste:

http://wp.clicrbs.com.br/wianeycarlet/2010/04/23/inter-vence-convence-e-pega-um-argentino/?topo=2,1,1,,,2

PRONTO! Eis um exemplo desta espécie.
O vencedor de hoje é Silas. Todo mundo pediu um Gre-Nal para ele provar o porquê de sua contratação. Está aí o resultado.

Pode ter sido um jogo equilibrado no primeiro tempo, mas acho que todo mundo esperava um jogo bem mais favorável ao colorado, o que não aconteceu. Méritos do treinador da casamata dos visitantes e de seu esquadrão.

A única coisa que senti falta foram os chutes de fora da área pro Pato ceder rebote. Ambos os gols foram de cobrança de falta. Quem abusou dos chutões foi justamente o Inter. Migué do Silas ou da imprensa?
Vicente Fonseca disse…
E isso que o campo estava molhado, o que em tese propicia ainda mais chutes de longa distância.

Aliás, se há um conceito de "pegar na veia", pra mim ele é exemplificado naquele chute do Sandro. Raras vezes vi alguém pegar tão bem na bola.
Ah, e Rodrigo = Novo Oberdan. Bradou, orientou a defesa, espanou tudo da área dele, fez gol e intimidou o centroavante adversário botando o dedo na cara dele.

Finalmente há um xerife de respeito no Grêmio. Espero que contratem no final do ano.
Anônimo disse…
O que me admira é que os caras realmente LEÊM o Wianey.
Haja saco, nem prá criticar vale a pena fazer isso.
Paul
Vicente Fonseca disse…
Quando se ganha Gre-Nal, lê-se tudo sobre o jogo, Paul. hehe
Vicente Fonseca disse…
E pra criticar temos que ler, certo?
André Kruse disse…
Acho que não foi migué, o Grêmio não teve muita chance de chutar de fora, preferia botar a bola no chão e as jogadas estavam saindo mais pelas pontas.

"Quando se ganha Gre-Nal, lê-se tudo sobre o jogo"

Tempos atrás, algum genio no twitter fez a seguinte frase: "quando teu time ganha, até o cabelo do Guerrinha fica bonito"
luís felipe disse…
Relaxa, Lorenzo. Foi uma provocação barata para tu aparecer na mesa com SANGUE NO OLHO.
Vicente Fonseca disse…
Ressalto que ele não poderá aparecer. deve estar em Sombrio, no JAPONÊS, fazendo uma boquinha à esta hora.

Vai ser difícil mediar essa mesa hoje!
André Egg disse…
Parabéns ao Grêmio.

Salvo tragédia, mão na taça.

Aí no RS vocês tem uma coisa que não existe no Brasil: dois times consistentemente fortes por diversas temporadas seguidas (Inter desde 2003 e Grêmio desde 2006).

De modo que há um salutar equilíbrio nivelado por cima, com o Grêmio demonstrado ser melhor neste momento.

O Silas vai despontar como o melhor técnico do Brasil este ano. Se já fez o que fez em duas temporadas com um time pequeno como o Avaí, o que não pode fazer com a estrutura do Grêmio?

Demonstra que vai bem.

Parabéns aos sul-riograndenses, que o futebol do estado brilhe no nacional.
Anônimo disse…
E aí gurizada, tô gastando o dedo no F5 aqui e nada do Carta na Mesa!!!
Hehehe!

"Quando se ganha Gre-Nal, lê-se tudo sobre o jogo"

morri.

Paul
Anônimo disse…
Ôpa, a sequela tá grande aqui. Dei um ctrl+c na frase errada. Eu morri com aquela do cabelo Guerrinha...

Paul
Vicente Fonseca disse…
Calma, Paul, tô botando no ar!

E já adianto: Luís criticou Fossati e Faraon elogiou Jonas. MOMENTOS HISTÓRICOS.

dhsdh
Anônimo disse…
Faraon elogiando Jonas era o PRESSÁGIO que estava faltando para afirmar que o Inter ganha domingo que vem com 3 gols de KLEBER PEREIRA.
Ha!

Paul
Vicente Fonseca disse…
Por mais que o Grêmio não venha ganhando títulos importantes, está sempre chegando. O Inter ganhou títulos importantes e segue chegando. Realmente, não pode ser mera coincidência que os dois estejam há anos assim. Nunca houve isso antes, por isso a famosa "gangorra": quando está em cima, o outro está embaixo.

Está na hora de um deles ganhar o Brasileirão, que há 14 anos não vem para cá. Que as tuas profecias a respeito do Silas se concretizem, André.
Sancho disse…
Os 25' finais do PT foram de ataque-contra-defesa. Só o Inter teve a bola. Como jogadores que vinham falhando defensivamente não erraram grotescamente, tipo Edílson, Hugo, Magrão e Leandro, o Inter não conseguiu entrar na nossa área.

No domingo que vem, se o Inter sai na frente, vira outro jogo.

Está tudo em aberto. Por mais que o mantra do LF transpareça que não...