Sinal amarelo



A vitória contra o Novo Hamburgo e o título da Taça Fernando Carvalho representam uma possibilidade de avanço no ano do Grêmio. Uma taça que vale meio Gauchão, que precisa ser comemorada, mas que, principalmente, deve servir como um alerta para os inúmeros problemas que o time teve, não apenas hoje, mas em todo o seu percurso.

O tricolor vinha evoluindo nos últimos jogos, com repetição de escalação e um padrão de jogo que começava a querer aparecer. Entretanto, hoje, involuiu. Muito embora tenha sido o único jogo em que o time não sofreu gols no ano, a atuação defensiva não foi menos problemática que em outras vezes. Mais do que problemas técnicos, houve problema de postura: o Grêmio nunca conseguiu se impor, e o jogo foi equilibrado no primeiro tempo. No segundo, com a necessidade de virar e as mexidas de Silas, o Noia dominou inteiramente a partida – embora sem ter criado um número grande de chances, diga-se.

O Grêmio ganha, com o título, tranqüilidade para conseguir ajustar o time nas próximas semanas. E ainda há muito o que fazer: Fábio Rochemback teve mais uma atuação comprometedora na marcação, brincando em lugar indevido e pedindo faltas inexistentes que resultavam em perigosos contra-ataques do Noia. Hugo, está provado, precisa jogar mais perto do gol. Não faz a função de Leandro. Embora tenha até se empenhado em marcar, seu futebol desaparece se jogar recuado. A nova boa entrada de Maylson no jogo o credencia a começar um jogo mais uma vez.

E é preciso que se destaque o Novo Hamburgo, para o jogo não ficar caolho. Gilmar Iser entrou sem temer o Grêmio e quase conseguiu o resultado. Preto é muito bom jogador, Gustavo Papa deu trabalho à defesa e a marcação a Douglas, tal qual a exercida sobre Andrezinho, deu certo. Tivesse numa jornada mais feliz o camisa 10, provavelmente o Grêmio teria vencido com menos dificuldades. Se o Noia não entrar em depressão por ter perdido a taça hoje, entra como um dos credenciados a chegar de novo na Taça Fábio Koff.

Borges
Sua lesão preocupa, e há expectativa em saber qual o resultado do exame que detectará sua gravidade. William jogou completamente isolado e sucumbiu diante dos zagueiros adversários.

Volta por cima
O gol de Ferdinando é também de Silas, que sempre apostou nele. Inclusive, fez boa partida hoje, além do gol marcado. Mas segue não sendo o volante ideal – muito embora o esquema o sacrifique, já que Fábio Rochemback marca menos até que Jonas.

Foto: capitão Victor ergue a taça: mesmo ídolo, é sua primeira em dois anos de Grêmio (Diego Vara).

Comentários

Marcelo disse…
Foda-se tudo.

Victor levantando taça é demais.
Vicente Fonseca disse…
Concordo muito. A chiripa tá de volta, Marcelo!
augusto g. disse…
atuação sofrível, escalação errada, mudanças erradas e constrangimento da minha parte de ver todos a minha volta gritando "é campeão". o título é o do gauchão, e este ainda não chegou.

valeu apenas para ver o constrangimento do f.carvalho, e só! muito triste ver a torcida que estava acostumada a levantar taças pela américa, ou ao menos persegui-las com mais afinco, gritando feliz com este título inexistente.
Vicente Fonseca disse…
Acho que nem título é, apenas uma taça. Mas talvez valha mais que a Suruga, pelo menos. hehe
Lique disse…
william teve uma das piores atuações desse gauchão. a lesão do borges preocupa DEMAIS.

hugo pediu pra jogar e ficou devendo demais a atuação. muito mal. é um jogador que, como ele mesmo disse, precisa sempre estar sob pressão pra jogar.

ferdinando muito bem, um volante móvel, com bom chute e bastante objetivo. acho que tem o seu valor, mas o considero mais um camisa 8 do que um 5.

mario fernandes, mesmo jogando médio, deu show. é um colírio vê-lo jogar. mas ainda precisa saber dosar a energia. ou ele corre que nem um loco ou ele ficar bufando com a mão no joelho.

e considerar esse troféu um TÍTULO é a coisa mais ridícula da história do futebol. volta olímpica totalmente desnecessária.
Prestes disse…
Análise - mais uma vez - perfeita da partida.

O que mais me impressiona no Grêmio é o buraco entre os meias e os volantes.

Sobre o Noia, muito bom ver um time do Interior trabalhando forte. Digo isso pq a evolução deste time do último domingo para hoje saltou aos olhos.

Mais confiante, mais consistente na defesa, toque de bola melhor. Pena que não marcou gol, faltou definição. Gustavo Papa não é sombra do bom jogador que foi no Glória e em 2005 no Inter, como reserva eficientíssimo.
natusch disse…
Concordo que não é exatamente um título para ser comemorado com carreata ou enchendo a cara na Goethe, mas também não é algo tão inútil e desprezível assim. É como o Vicente colocou: uma taça. E fazia tempo que não levantávamos uma taça, então é bom para já irmos recuperando o ritmo, hehehe...

Dito isso, Grêmio jogou pouquíssimo. Douglas discretíssimo, Hugo disperso, Jonas improdutivo, Rochemback em péssima jornada. Um meio de campo gremista tal como foi escalado hoje deveria ser proibido por cláusula pétrea no estatuto tricolor - Rochemback de segundo homem e Hugo na armação simplesmente NÃO DÁ. E o Silas parece um tremendo cabeça dura, insistindo no que nunca deu certo e querendo arrumar o que funciona - na boa, o melhor meio de campo gremista foi com Maylson, COMO que ele AINDA está no banco? E COMO, em nome de Deus, Mithyuê nem sentou no banco? A única opção de frente acaba sendo o William...

Legal levantar taça, claro. Mas que o pessoal não se iluda, que ainda tem MUITO o que arrumar. Se bem que fecho com o Marcelo: foda-se, ganhamos e era isso =P
Lique disse…
achei o apito do simon bem irregular. a falta que originou o gol do gremio merecia um amarelo, no mínimo, carrinho voador. ele se fez de loco, depois de dar várioas amarelos bobos.

detalhe da transmissão boba da gaúcha: "hoje os gremistas vão noite adentro comemorando esse título". ns
luís felipe disse…
achei no mínimo engraçado o "colorado" Simon não marcar dois pênaltis a favor do NH. Mas é lógico que isso nunca será lembrado, ao contrário da recuada do Bolívar para o Clemer, pelo simples fato de que não será tema de 12 colunas do Paulo Sant'ana.

----

esse segundo turno do gauchão será muito interessante, pois o Inter terá várias datas em que usará os reservas (inclusive uma provável semifinal). Que não caia no erro da incoerência tricolor do ano passado: se é pra priorizar, manda o Gauchão à merda, e não manda à merda só um pouquinho. Manda o banco jogar no grenal, inclusive.
Vicente Fonseca disse…
Valeu, Prestes. Mas achei bem o Papa, mesmo que não seja aquele de 2004/05.

Lique, temos que considerar também que o William jogou completamente isolado e foi vítima dessa retranca constrangedora do segundo tempo. Claro, se tivesse a qualidade do Borges, sairiam mais jogadas. Ele não sabe proteger como o titular, que sempre domina na frente do zagueiro e começa um ataque novo a partir disso.

Luís, se tu tá falando daquele lance do Mário Fernandes (só amputação do braço resolveria) e aquele outro que o Victor deu rebote no segundo tempo, acho, muito sinceramente, que não foram pênaltis. Claro, se ele desse, haveria a volta das paranoias - acho que é esse o ponto onde tu quer chegar.
Não vou comentar o jogo. Sobre isso, já tinha dito pro Vicente ontem no estádio: "se não fizermos mais um gol nesse primeiro tempo, o segundo será um drama". Foi pior: um filme de terror. Tudo criado pelo Silas, que não viu a LÊNDEA do Rocambole troteando em campo, fugindo da bola, marcando muito mal (se é que marcou) e perdendo bolas fáceis que geravam contra-ataques do Novo Hamburgo. Só valeu mesmo pela cara de constrangido do Carvalho entregando a taça. Só.

Acho que o pessoal tá exagerando em dois pontos aqui. Primeiro, sobre o William. O cara, um centroavante de área, que joga fincado, tendo que voltar pra buscar a bola (quando o Alex Mineiro fazia isso ano passado, todo mundo reclamava) e se virar com ela, entre 3 marcadores, sendo que ela sempre vinha torta pra ele. Convenhamos, é pedir DEMAIS que ele tenha uma boa atuação assim.

E sobre o título: sim, é só uma taça. Mas que tem seus méritos.Foi a primeira que Victor levantou. A primeira depois de dois anos. A primeira de praticamente TODOS os jogadores do elenco vestindo a camisa do time (acho que só o Marcelo Grohe e o William Magrão são da velha guarda). Foi uma conquista desse grupo de jogadores. Logo, é direito deles decidirem dar volta olímpica no estádio pra comemorá-la. E o torcedor decide se quer participar da comemoração ou não. Fim. Ponto final.

Nos vemos na final.
Vicente Fonseca disse…
Aí é que tá. Eu acho que o William foi mais vítima que culpado e se torna cruel cobrar de um jogador numa circunstância como a de ontem. Mas que o Borges faria mais, não tenho dúvidas.
natusch disse…
Borges faria mais porque é mais jogador, apenas isso. O William fez o que dava para fazer, abandonado como esteve naquelas circunstâncias.

O lance do Victor eu até concedo que possa ser pênalti, e eu que não tenha visto. Mas o do Mário não foi infração nem aqui nem nos Aflitos - só se o atleta entrasse ALGEMADO em campo para evitar o toque naquela bomba...

Pessoal gravando o CNM nesse momento. Saudoso...
Chico disse…
A taça fernando pedalado carvalho é nossa!!!
Chico disse…
Quem comemora copa suruba, tem que ficar bem quietinho!
Chico disse…
Tem que jogar essa taça no fosso! Ela não é digna do museu no Monumental!