A grande chance de São Paulo e Inter

Mário Sérgio já disse preferir escalar o time com três zagueiros sempre. O 4-4-2 do Gre-Nal foi uma surpresa, e o treinador indica que manterá o sistema - o que não é garantia de nada, pois pode ser despiste. O fato é que Fabiano Eller retorna, e é o melhor zagueiro do plantel. Difícil saber se muda o sistema, se apenas sai um dos zagueiros para o retorno de Eller, se Taison continua depois de mais uma pífia participação.

O grande mérito do Internacional é ter chegado a este jogo contra o São Paulo próximo da liderança. Há algumas semanas, estava a muitos pontos do Palmeiras, e alguns outros atrás do adversário de hoje. Neste período de tropeços dos rivais, o Inter manteve-se invicto. Empatou com alguns times que não poderia, mas tirou a diferença de nove para dois pontos do líder. Hoje encara uma decisão. Quem vencer dorme líder, e aumenta a responsabilidade de Palmeiras e Atlético-MG amanhã. Quem não vencer deve ser engolido pela avalanche do Flamengo, que enfrenta o Barueri na Grande São Paulo com maioria de torcida, provavelmente.

Eis o grande desafio colorado: assumir a liderança, finalmente, depois de tantas chances desperdiçadas. Conquistando os 3 pontos, o título começa a virar realidade. Até agora, pelo que vem fazendo, o Inter tem demonstrado ser um seriíssimo candidato à vaga na Libertadores: nunca fica em primeiro lugar, mas raramente deixa o G-4. Trajetória semelhante à do Cruzeiro em 2008. Para quem tem Flamengo e Cruzeiro babando atrás, querendo entrar no grupo de elite, o melhor remédio é seguir pontuando. O mesmo vale para o São Paulo, com um agravante: o jogo é em casa, e duelos contra adversários diretos nesta situação têm de ser vencidos.

Olímpico
Léo estará fora até o fim de novembro pela lesão sofrida do Gre-Nal. Praticamente só volta em 2010, então. Com a expulsão de Rafael Marques, Mário Fernandes será zagueiro. Bom para o Grêmio. Projetar o ano que vem é mais importante, agora, que pleitear uma quase impossível vaga na Libertadores. E 2010 começa com Mário Fernandes, a revelação do ano na Azenha, jogando na sua, de zagueiro. Se como lateral ele já vai bem, imaginem em sua posição de origem.

Herrera nem relacionado foi. Brigou com Souza, brigou com a bola. Foi a decepção da temporada. Chegou festejado pela torcida por sua boa passagem em 2006, por seu ótimo ano no Corinthians em 2008. Termina o ano como última opção do ataque, errando praticamente tudo o que tenta, e ganhando muito. É outro sinal para 2010: deverá sair, e já dizem ser certa a volta de Hugo. Poucos jogadores cairiam tão bem no Grêmio como ele: meia-atacante de drible e chute forte, sabe finalizar e até criar. O time dependeria menos de Souza e Tcheco, o ataque ganharia qualidade.

Enquanto ele não vem, o tricolor deve iniciar, contra o traiçoeiro Avaí de Silas, a temporada do ano que vem. Não significa desistir do campeonato, mas apenas reconhecer que tirar oito pontos de distância para o G-4 é impossível. Ver quem fica, testar guris, encontrar alternativas dentro do plantel. Assim, com os pés no chão e antecipadamente, é mais fácil planejar. E mais fácil começar o ano que vem na frente dos outros - até porque time-base o Grêmio tem, o que falta é qualificar pontualmente setores do elenco.

Comentários

Unknown disse…
seria bom testar esses guris na base, principalmente os goleiros, principalmente nos jogos contra SP e PARMERA, pra eles sentirem o que é a PRESSÃO DA TORCIDA...
Unknown disse…
na base, não. DA BASE.

é bom pq dae eles pegam a TRINGLAM do jogo
natusch disse…
Acho que tem que ir testando mesmo. No jogo com o Palmeiras, por ex, testar Thiego como MEIA DE ARMAÇÃO, Collaço no GOL, Saimon de CENTROAVANTE, colocar o Herrera na ZAGA...

Falando sério, agora. É o melhor momento possível para ver o que presta e o que não dá para encarar de jeito nenhum - coisa que, na minha visão, vem sendo feita desde o começo do segundo turno e talvez até antes, de forma mais discreta. O bom é que agora, como nem os postes da Carlos Barbosa acreditam que o Grêmio pode pegar o G4, dá para escancarar mais. Por mim, ia Saimon na lateral direita, Douglas e Tcheco no meio com Souza no banco, e Bergson entrava no ataque na segunda etapa. E falo sério. Mesmo.
Prestes disse…
Esse guri Mario Fernandes tem q jogar na zaga mesmo. E contra SP e Palmeiras tb!!!

Falando sério, ficar deslocando jogador bom é uma merda. O Inter passou anos com um lateral-esquerdo meia-boca chamado Alex. Depois ganhou um meia de nível de seleção chamado Alex.
Vicente Fonseca disse…
Contra São Paulo e Palmeiras, prefiro as mudanças propostas pelo Natusch.

hsdshddsfdfs

Não, não secarei o Grêmio.
Vicente Fonseca disse…
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1357836-9825,00-VIERI+RECUA+NA+APOSENTADORIA+E+VAI+JOGAR+O+PAULISTAO+PELO+BOTAFOGO+DE+RIBEI.html

Championship Manager = REALIDADE.

Tsigalko no Grêmio, eu acredito!
natusch disse…
Estou lendo a notícia pela quarta vez. E ainda tentando me convencer que não é primeiro de abril...

E essa direção BURRA, OMISSA e INCOMPETENTE do Grêmio levou balão do BOTAFOGO DE RIBEIRÃO PRETO! BOTAFOGO DE RIBEIRÃO PRETO!!!!!!

Larguei de mão.

[contém ironia]
natusch disse…
(parênteses: o VdeP me manda uma mensagem sucinta e significativa: COMER. Mas eu já almocei, VdeP... O que será que isso significa? Bem, sinto cheiro de café novinho, talvez eu aproveite para COMER uma fatia de bolo de laranja enquanto penso nessa mensagem imperscrutável e nessa negociação que nem o Elifoot preveria...)
Paulo Finatto disse…
Se o Tcheco for embora em 2010, talvez a solução para o Grêmio seja investir em Roberto Baggio.
Vicente Fonseca disse…
hsdfhsdsd

Encontrei ele no aeroporto de Roma em 2002 (é sério) e ele me confidenciou sua vontade em jogar no Grêmio, Paulo.