Chocolate diet

Se na estreia o chocolate aplicado pelo Grêmio teve sabor meio amargo, na noite desta quarta o gosto foi doce, apesar das "baixas calorias". No resumo deste enredo nutricional, temos um tricolor que novamente dominou a partida, criou inúmeras chances e perdeu gols incríveis. Desta vez, porém, saiu com a merecida vitória. Mesmo que a sensação tenha sido de que o placar foi minguado e tenha havido sofrimento acima do necessário.

Desde o princípio, o tricolor mostrou que entraria determinado a vencer, como equipe grande que é. O Boyacá Chicó respeitou demais o time gaúcho, chegando a dar a impressão de temê-lo quando a esquadra de Roth tinha a bola. Depois de alguns minutos de relativo equilíbrio, o Grêmio sentiu que a equipe da casa não conseguiria ameaçar. Fugindo de sua característica apresentada na estreia, o time da casa só tentava atacar na base dos chutões para a frente.

O Grêmio, então, adiantou a marcação na saída de bola adversária, e por ali passou sua vitória. Souza, Jonas e Ruy iniciavam a pressão para que Réver, Léo, Tcheco e Adílson a recuperassem com um contra-ataque quase que já armado. Num momento em que o tricolor controlava completamente a partida, veio o gol de Souza. Já no primeiro tempo houve chances para ampliar. Vitória parcial tranquila, com a única restrição à atuação dos alas: Ruy era participativo, porém afoito; Fábio Santos era discreto demais, não aproveitava o espaço deixado pelo time local.

O segundo tempo foi de um jogo extremamente aberto. O Boyacá Chicó lembrou que era colombiano e se atirou para cima sem noção do perigo. Nem a expulsão de Mahecha, um dos melhores, freou o ímpeto suicida. Roth colocou Makelele e Herrera tirando os experientes Tcheco e Alex Mineiro, fazendo a acertada medida de dar velocidade a um jogo talhado para a contra-golpe. Os espaços se multiplicavam.

O Boyacá incomodou um pouco, mas Victor só foi exigido duas vezes. O que chamou a atenção foram os inúmeros gols desperdiçados pelo time gaúcho. Jonas, num só lance, perdeu três imperdíveis. Herrera também, tropeçou no montinho-zagueiro. Mais uma vez, o tricolor mostrou um time extremamente criativo, que teve sua tarefa facilitada por espaços que raramente se veem no futebol nas últimas décadas. Adílson fez partida maravilhosa no desarme. Por ele e por Réver, na maioria do tempo atuando como primeiro volante (voltou à sua origem, dando a Adílson a liberdade da segunda função), iniciavam os contra-golpes. Foi uma alternativa tática interessante, este 4-4-2 que muda para 3-5-2 dependendo da circunstância do jogo. Mostra o bom elenco que Roth dispõe, e que hoje ele soube usar. A zaga também foi bastante firme, especialmente Léo, que não perdeu uma por baixo.

Mais uma vez, o Grêmio mostra time para ir longe na Libertadores. Teve postura de time grande novamente, e demonstrou inequivocamente que é a melhor equipe de seu grupo, disparado. O tricolor teve duas atuações bastante convincentes, mostrou cara de quem sabe jogar em casa e fora de casa na Libertadores, apesar dos placares magros, que deviam ser goleadas. O Boyacá Chicó mostrou certa ingenuidade, apesar de alguns jogadores hábeis. Imaginem a precariedade do Aurora, que foi goleado por este time em sua casa. Vitória que garante Celso Roth no cargo, encaminha, sim, a classificação às oitavas e dá tranquilidade ao grupo de jogadores. O alerta, claro, fica para as chances perdidas. Contra o Boyacá Chicó passa, mas contra Boca Juniors, São Paulo, Cruzeiro e companhia limitada isto poderá ser comprometedor.

Em tempo:
- Grêmio quebra o tabu: primeira vitória na Colômbia em Libertadores.

- Tricolor não sentiu a altitude e mostrou excelente preparo físico mais uma vez: quem tinha a língua de fora nos minutos finais eram os donos da casa, certamente também em função da expulsão.

- Pezzotta deu aula de arbitragem. Mostrou que nem todo contato é falta e não é preciso encher a planilha de cartões para ser respeitado pelos atletas.

Taça Libertadores da América 2009 - Primeira Fase - Grupo 7 - 2ª rodada
11/março/2009
BOYACÁ CHICÓ 0 x GRÊMIO 1
Local: La Independencia, Tunja (COL)
Árbitro: Sérgio Pezzotta (ARG)
Público: não divulgado
Gol: Souza 31 do 1º
Cartão amarelo: Alex Mineiro, Makelele e Adílson
Expulsão: Mahecha 24 do 2º
BOYACÁ CHICÓ: Velásquez (5,5), Pino (6), Galicia (4,5), García (5) e Madera (5) (Nuñez, 14 do 2º - 4); Mahecha (5), Ramírez (4,5) (Palacios, 37 do 2º - sem nota), Móvil (4,5) (Girón, 30 do 2º - 5), Tapia (5,5) e Caneo (5,5); Pérez (4,5). Técnico: Alberto Gamero (4)
GRÊMIO: Victor (7), Ruy (5), Léo (6,5), Rafael Marques (5,5) e Fábio Santos (5); Réver (7), Adílson (7), Tcheco (5,5) (Makelele, 10 do 2º - 5,5) e Souza (7); Jonas (6) (Reinaldo, 37 do 2º - sem nota) e Alex Mineiro (4,5) (Herrera, 10 do 2º - 5,5). Técnico: Celso Roth (7)

Foto: AFP

Comentários

Marcelo disse…
Roth destruidor de tabus!
É só manter ele com a corda no pescoço até o fim da libertadores que o tri tá garantido!
Lique disse…
réver foi, oficialmente, volante, é? nem reparei. interessante.

foi bom jogo, os gols do jonas foram realmente inacreditáveis, até por que ele fez tudo certinho. perdeu 4 gols na cara e ainda meteu aquele pombo sem asa no travessão. o do herrera dá pra dizer que foi por causa de todo papel higiênico no chão.

o que tá bom esse ano no grêmio é o medo que o souza mete quando vem ajeitando a bola na entrada da área. só tá faltando aquela calibradinha.
Anônimo disse…
não questionarei a expulsão.

não vi o Boyacá Chicó se atirando para cima. Vi uma conjunção surreal de time com apenas um jogador atuando de costas pro gol e outros sete tentando fazer uma jogada de ataque decente, contra três, quatro e até cinco defensores na espera.

esses times da Colômbia costumam jogar sem marcação por pressão (alguém viu América X DIM?), daí às vezes essa estratégia funciona, pois o jogador tem tempo com a bola. Contra um clube brasileiro ou argentino, chega a ser constrangedora a união falta de habilidade com menor capacidade tática.

O Grêmio só perderia desse time numa fase realmente muito ruim, que ainda não chegou.
Anônimo disse…
"O segundo tempo foi de um jogo extremamente aberto. O Boyacá Chicó lembrou que era colombiano e se atirou para cima sem noção do perigo"

hahahaha

Isso resume o Boyacá Chicó. NADA explica os gols errados pelo Jonas. Só se ele fosse um zagueiro.
Anônimo disse…
Gostei também da arbitragem do Pezzota.

Eu não vi um 4-4-2. Ruy foi ala como sempre. Apenas Rever jogou a frente dos stoppers a maior parte do tempo.

Contra o Boyacá Chicó passa, mas contra Boca Juniors, São Paulo, Cruzeiro e companhia limitada isto poderá ser comprometedor
Pensei exatamente isto no final de jogo.

Fiquei "positivamente decepcionado" com o Boyacá. Esperava mais.
Também me decepcionei com o Boyacá. As chances de gol só surgiam de chutes de fora da área por parte deles. E os zagueiros, quando pressionados, jogavam a bola pra fora do campo. E esse time é líder do Colombiano.

Algo está acontecendo com os clubes da Colômbia, que não correm mais e não ousam mais. Dos 3 representantes, acho que só o DIM tem mais chances de passar pra fase seguinte da Liber.

Jonas merecia ser multado em 25% do salário depois do gol perdido ontem, apesar daquela bola lindíssima no travessão.

E Celso Roth, bem... Foi o que o Marcelo disse. O homi precisa andar com uma corda no pescoço. Aí ele acerta.
Anônimo disse…
Bom, creio que ontem ficou claro o quanto Tcheco é mesmo o COLÁGENO desse time do Grêmio. Depois da saída dele, o jogo ficou aberto e numa velocidade impressionante, fruto de outros fatores também, mas fundamentalmente da distância entre defesa e ataque e da falta de alguém que retivesse a bola e acalmasse os ânimos num jogo ganho e na altitude.

Quanto a Réver, o vi como um camisa 5 clássico, postado entre os dois zagueiros, muito parecido com a função que faz o Gilberto Silva na seleção do Dunga. Por vezes, vinha pra trás fazer de terceiro zagueiro, como o próprio Gilberto. Não comparo os jogadores, mas as funções. No próprio Grêmio, lembro que o CLAUDIOMIRO aquele já fez função idêntica, anos e anos atrás. Na verdade esse tipo de opção já virou até coisa comum. Não sei por que tanto alarde.

No mais, nosso lateral esquerdo fez uma partida bem ruinzinha. Jogou posicionado, mas defendeu mal, mesmo assim. Todas as jogadas dos boyaquenses (?!) saíam por aquele lado. Ruy foi o Ruy.

Ah! E ontem, na coletiva, Roth mostrou o quão nervoso estava com o jogo. Encerrada a entrevista, o Gabardo, da Gaúcha, disse "parabéns, Roth", que respondeu instintivamente um sem sentido "parabéns vocês", e teve que ficar uns 3 minutos ajeitando a frase, que ficava cada vez com menos sentido, começou a citar aleatoriamente repórteres, narradores e, quiçá, cabo-man das emissoras. DEOS.

Pra finalizar: ganhamos pois ontem vi o jogo usando minha camiseta velha e gigante do Grêmio, coisa que jamais faço, só em casos de desespero absoluto. Ou seja, desconsiderem tudo que falei antes e confiem nessa superstição.
luís felipe disse…
Algo está acontecendo com os clubes da Colômbia, que não correm mais e não ousam mais.

não é com os colombianos, é com os seus adversários.

o futebol colombiano, por causa da altitude e da constituição física dos seus jogadores, era predisposto à correria. Tanto que Valderrama virou craque - era um dos poucos que cadenciava o jogo.

a preparação física evoluiu, os treinadores ficaram melhores e essa vantagem se diluiu.
Anônimo disse…
O Brasil de Pelotas goleava esse Bocoyó.
Mas às vezes surge um azarão, tipo o Once Caldas ou o Cúcuta. Aliás, eu acho que até o Tolima de 2007 era melhor que esses croatas colombianos.

Essa campanha do Grêmio não lembra a do Santos do ano passado? Claro, o tricolor não está desesperado no seu estadual. O Santos ia muito mal no Paulistão, mas estava bem na Liber, e isso segurou o Leão até ele cair depois da eliminação pro América.
Anônimo disse…
Acertei, hein! 1 a 0, atuação consistente e certinha.

Detalhe: com essa manga, todos os jogadores do Grêmio parecem que são capitães do time.
Anônimo disse…
Felipe: ordem para corneta
1) ganhar do Rondonópolis no seu estádio
2) Ironizar a vitória magra do rival na Colômbia
Anônimo disse…
Lourenço, ganhar o Gre-Nal 3 vezes seguidas me dá passe livre para fazer flautas.
Anônimo disse…
Aproveitando a deixa: o (agora GÊNIO) Celso Roth estava certo! Gauchão não é parâmetro pro grupo do Gremio na Libertadores. Talvez o Roraimão seja!
Vicente Fonseca disse…
Luís, o Boyacá TENTOU se atirar pra cima, a meu ver. Sem nenhuma organização. A postura deles mudou bastante do primeiro tempo (quando tiveram medo) para o segundo, onde correram até mais riscos.

André, vi momentos de 3-5-2 e momentos de 4-4-2. Falo em quatro na meia-cancha mais pelo posicionamento do Réver mesmo. Mas o Ruy, apesar de não ter ido tão bem, dava sempre o primeiro combate como um ala típico.

Jonas fez uma boa partida, apesar dos gols ridiculamente perdidos.

Felipe, o Roraimão será destaque no primeiro MOMENTO TUPI do Carta na Mesa, na próxima segunda. Só adianto uma coisa: o torneio tem CINCO participantes.

VdP: NESSESS jogos fáceis, tem que matar d'uma vez a partida..
luís felipe disse…
se eu sou torcedor do Chicó, dou uma surra de cinta num treinador que pretende ir pra cima só com meias-atacantes.

aliás, alguém viu ele mandando o goleiro ir para a área?
Vicente Fonseca disse…
Sim, nenhuma organização. Inclusive, se vocês notarem, aquele Nuñez que entrou podia ser irmão gêmeo do Rentería, pela semelhança física.

Esse goleiro deles já fez gol em chutaço de longe, pelo que sei. Mas, se o técnico é a cara do Higuita, que moral terá para impedir uma jogada assim?
Anônimo disse…
Técnico do Boyacá mostrou um lema recorrente no mundo do futebol. "Não basta ser colombiano: tem que ser ridículo"
Vicente Fonseca disse…
Eu achei SENSACIONAL o fato de ele próprio ter ido deixar a escalação do Chicó para os repórteres. Me vi na I Copa Fabico de Futsal, onde a escalação do grande centroavante Eduardo Menezes ficou sob suspense até o último instante.
Anônimo disse…
Acabei de ver o gol do Jardel. Golaço.
Treinador do Boyacá lembra várias figuras lendárias, a saber:

- Fofão
- Sai Baba
- Auei de Petrópolis

Caso alguém queira ser correspondente em Roraima para o Minuto Tupi, sugiro pegarem a BR-147 quando chegarem a Manaus. Única rodovia de entrada (ui) para o Estado e para a capital Boa Vista.
Anônimo disse…
Vitória importantíssima pra nossa campanha na Libertadores.

O 4-4-2 funcionou, pois reforçou o meio e ajudou o Adílson que é muito fraco na marcação.
Vicente Fonseca disse…
Adílson fraco na marcação?
Anônimo disse…
Depois da vitória de ontem, Celso Roth vai ultrapassar Sir Alex Ferguson em longevidade no cargo.
Vicente Fonseca disse…
http://colunas.globoesporte.com/bolanascostas/2009/03/11/metal-futebol-clube/

Morram todos com este link que o Fred me passou.
Adílson fraco na marcação? [2]
Anônimo disse…
De time ruim tem que ganhar. Não importa se ele fica nos Andes ou no interior da selva amazônica.

Fico feliz em saber que mesmo que o seu time NÃO ESTEJA NA LIBERTADORES, o Levin continua acompanhando O MAIOR TORNEIO DA AMÉRICA pela TV.
Anônimo disse…
O GRÊMIO só não goleou porque foi de ônibus pra Tunja, se tivesse FRETADO UM AVIÃO seria uns 7 X 0 pra nós.
Além de mim, alguém mais se emputecia toda vez que a Sportv dividia os quadros entre o jogo do Grêmio e as jogadas do Ronaldo no Corinthians?
Anônimo disse…
E digo uma coisa para todos aqueles que querem obrigar o Grêmio a golear o Aurora. Prevejo um 1 a 0 cagado, bem do jeito que gostamos. Apenas o necessário.
Hora do tira-teima:
http://cartanamanga.blogspot.com/2009/02/mau-resultado-boas-noticias.html

Note, caro Vicente, que até a VdP foi a mesma naquela partida e hoje.

Sinal dos tempos...
Vicente Fonseca disse…
Nossa mãe. Esta é a maior prova de que esse troço é dirigido. Muita coincidência ser esta mesma palavra justamente nos dois posts sobre o Chicó.

O mais assustador, porém, é: COMO O FRED SE DEU CONTA DISSO??????
Felipe disse…
Chico: me arrependi de ter visto aquela várzea. O Gordonaldo deve ter sido mais interessante.
Vicente, eu tinha ido nos arquivos do CnM pra relembrar o que tu tinha escrito sobre o Aurora e o Boyacá na partida que ambos se enfrentaram.

Quando li os comentários, vi a VdP e lembrei que tu tinha escrito a mesma VdP aqui neste post.

E é natural que colorado veja jogo do Grêmio. Levanta a mão o gremista que viu União x Inter quando a partida foi em Rondonópolis e abdicou do jogo do São Paulo na Liber.

Histórico de secação desde os anos 90. Um osso duro de ROENE (VdP).
Anônimo disse…
Jamais assisto a jogos que passam na TV aberta no SporTV. O delay é brutal - uns 5 segundos, no mínimo.
Vicente Fonseca disse…
O delay é realmente lamentável, mas o meu critério é pela qualidade de quem está na transmissão.

Parafraseando o Gustavo, jamais assisto a Paulo Brito e Maurício Saraiva se posso ver Luís Carlos Júnior e Lédio Carmona.

hdshhdshsd
Felipe disse…
Só consigo assistir jogos que passam na TV aberta pela antena. Senão, fico sabendo do gol quando a bola está na intermediária.
André Kruse disse…
Eu optei pelo Sportv, única vantagem da RBS era ter um reporter no campo.

Tem essa questão do Delay, mas quando a vizinhança tá tranquila isto não é problema.
Prestes disse…
E não foi vantagem, André. Glauco Pasa não acrescentou quase nada nas suas intervenções, e a qualidade do som estava péssim - o que é compreensível dado o local da partida.
Prestes disse…
Achei o Grêmio consistente, mas achei que vocês estariam mais preocupados com a displiscência de alguns jogadores. O Grêmio podia esmagar e não quis, ainda vejo um pouco de medo de ser feliz nesse time.

O famoso "quem não faz, leva" só não se aplicou pq o Boyaca mereceu não fazer mais do que o Grêmio mereceu tomar - não pela defesa, mas pelo ataque.
Vicente Fonseca disse…
Prestes, intitulei o post da estreia como "tropeço promissor". Pensei em dar o título de "vitória preocupante" para o jogo de ontem. Preocupante o número de gols perdidos, sim, é algo a ser corrigido. Entretanto, seria bem mais grave se o time não criasse oportunidades.

Displicência é mesmo uma boa palavra para definir alguns lances no segundo tempo. Especialmente, claro, o três-em-um do Jonas.
Prestes disse…
O Souza tb foi bastante displiscente em alguns lances. E aí tu vê, o Grêmio criou - sem exagero - umas 20 chances nessa Libertadores. Fez um gol, e de falta.

Claro que mais preocupante é não criar, mas contra times mais fortes, atuações como as duas do Grêmio acabariam em derrota com certeza.
Vicente Fonseca disse…
Pois foi bem o que eu disse na última frase do texto. A única preocuopação que fica deste jogo é esta.

Pelo menos as duas coisas mais importantes foram conseguidas: a vitória e a amostra de que o time é bom e pode ir longe, pela qualidade que tem.
Prestes disse…
Verdade, mas essa parte eu não tinha prestado atenção, uhauahsduhsdauhsaduhsaduhsaduh
Anônimo disse…
Achei que, no lance 3 em 1, Jonas não foi displicente, faltou qualidade mesmo naquele momento (acompanhado de um cansaço que tira um pouco o capricho). O lance da displicência foi logo antes, em que ele ficou cara a cara com o goleiro e chutou fraquinho na mão.
Vicente Fonseca disse…
Eu achei que ele foi extremamente displicente no 3 em 1. No segundo gol perdido ele não fez questão nenhuma de sequer tentar enquadrar o corpo pra chutar, mesmo com espaço.
Felipe disse…
Um detalhe importante: não foi falta no Souza! Ontem fiquei com essa impressão e hoje, vendo de novo, confirmei: ele dobra o joelho e se atira. Deveria ter sido expulso então, que nem o jogador do Boytata.
Anônimo disse…
Felipe viciado no jogo do Grêmio.
Prestes disse…
Teve um lance do Souza que foi muita displiscência.

Ele recebe a bola quase dentro da área e espera o zagueiro chegar, corta pro meio e tenta fazer um golaço de lado de pé.
Vicente Fonseca disse…
O jogador do Boyacá foi expulso porque já tinha amarelo, e então recebeu o segundo. Na pior das hipóteses (fiquei com impressão de falta na hora, mas não revi o lance detalhadamente), Souza teria recebido o amarelo.
luís felipe disse…
Jamais assisto a jogos que passam na TV aberta no SporTV. O delay é brutal - uns 5 segundos, no mínimo.

aí, o meu comentário.

na quinta descobri que tenho um vizinho muito gremista e muito corneteiro - no INTERVALO eu ouvi claramente ele gritando BURRO, BURRO, BURRO pela janela; achei que o Grêmio perdia, inclusive.

quando o Jonas errou o gol - eu assistia no Sportv, com NET "analógica" - e o Jonas perdeu o PRIMEIRO gol, ele deu um URRO de FILHO DA PUTA!. Eu até achei exagerado, mas quando vi o resto do lance...
André Kruse disse…
foi falta sim. Bem cavada, mas ainda falta.
O Souza não teria como continuar a jogada. Tava sendo prensado por dois colombianos, que impediam sua passagem. Esperto, caiu durante a "passagem" pelos dois colombianos.

É diferente do lance do Mahecha. Ele passa pela perna do Rafael Marques e tem plenas condições de continuar a jogada, mas se jogou.
Vicente Fonseca disse…
hsdjhsdhj

O delay é algo realmente entristecedor, especialmente quando se seca. No jogo do Inter com o Chivas, em Guadalajara, sabia que o Alex marcaria o gol antes mesmo de ele correr para a bola, por causa de vizinhos colorados que urravam. Na real, todos sabiam que ele faria o gol logo que o juiz marcou a falta, mas enfim.