A tabela da discórdia

O primeiro Gre-Nal de palavras de 2009 começou com ataque tricolor à tabela do Campeonato Gaúcho. E o tricolor tem lá sua dose de razão em reclamar, já que fará quatro de seus últimos cinco jogos no turno longe do Olímpico. Tudo em virtude da esdrúxula atitude de colocar o clássico do dia 8 de fevereiro em campo neutro, no Colosso da Lagoa, em Erechim.

A reclamação do Grêmio se baseia em alguns dados que realmente beneficiam o rival. O primeiro é que o time fará 3 jogos em casa, 1 em campo neutro e 4 fora, por ser o mandante de um Gre-Nal no qual não jogará em sua verdadeira casa. Outro é que o Inter, além de jogar apenas 3 das 8 partidas realmente como visitante, terá na conta destas três partidas um jogo contra o São José, no Passo d'Areia, onde provavelmente terá a maioria da torcida. Para finalizar, depois do Gre-Nal do domingo, o colorado fica em Erechim para pegar o Ypiranga na quarta, três dias depois, sem precisar se desgastar com viagem.

Não será a primeira vez que há desequilíbrio técnico na tabela de um campeonato. O próprio Grêmio acabou sendo em parte beneficiado no Gauchão de 2007, pois pegou o São José (então mandante) em Cidreira na estreia. A seguir, jogou contra o 15 de Novembro no Olímpico e o São Luiz novamente em Cidreira, fazendo 4 de seus 5 primeiros jogos "em casa". Se naquele ano os jogos do tricolor em casa fossem marcados nos fins-de-semana de verão, nada disso teria acontecido. Da mesma forma que se o Gre-Nal do primeiro turno de 2009 fosse no Olímpico não passaríamos por este problema. Foi justamente por dar margem a reclamações e teorias conspiratórias (ninguém na Azenha falou oficialmente em benefício premeditado ao rival) que sempre discordei desta idéia de fazer clássicos em campos neutros.

A chiadeira tricolor tem explicação: o tricolor aposta no turno a possibilidade de garantir a vaga na final do Gauchão. Será um período em que o time praticamente não jogará pela Libertadores, enquanto o returno terá datas concomitantes às últimas rodadas da fase inicial do torneio sul-americano. Celso Roth e Luiz Onofre Meira reclamaram. Vamos aguardar a réplica, que pode ou não vir do lado vermelho.

Em tempo:
- Com isso, outra pergunta fica no ar. Os mata-matas dos dois turnos preveem jogo único, e não de ida e volta. Se houver Gre-Nal, prevalecerá a melhor campanha para se escolher o mandante? Ou o jogo será novamente em campo neutro? A primeira opção parece mais justa.

Comentários

Pedro Heberle disse…
Não vejo nada contra um Gre-Nal fora de Porto Alegre, pelo contrário. O clima na capital anda por demais violento e eu acredito (ingenuamente?) que isso pode ser diferente no interior.

O problema, realmente, é a desigualdade entre a os jogos da dupla.
Vicente Fonseca disse…
Não acho que seja ruim, na teoria, um Gre-Nal no interior. Acho que deixar de fazê-los em Porto Alegre por conta da violência seria reconhecer a derrota numa briga que não pode ser perdida. O problema principal desta vez, porém, é a questão da tabela. E ainda fico em dúvida sobre onde serão realizados os clássicos nas fases decisivas do Gauchão, se na casa do que foi melhor ou em campo neutro.
Pedro Heberle disse…
Na casa do que foi melhor seria mais justo, né?
Pedro Heberle disse…
Mas não tô a par do regulamento.
Vicente Fonseca disse…
Concordo, seria mais justo mesmo. Mas acho que nem a FGF tá a par do regulamento do Gauchão, que é bagunça sempre.
Saulo disse…
Um Gre-Nal fora de Porto Alegre não seria tão ruim.
Mais justo seria a melhor campanha para escolher o mandante.

EU CANTAREI POR TI, MESMO QUE A VOZ ME DOA!
saulobotafogo.blogspot.com
luís felipe disse…
desde que eu me conheço por gente, o campeão sempre tem vantagens no regulamento seguinte.

mas enfim, eu acho que com dois turnos, invertendo tudo no turno seguinte, não há razão para choradeira. Além do mais, porra, se classificam QUATRO. Até o Inter B de Josimar, Fabinho e Gum pegaria essa vaga.

(será?)
Vicente Fonseca disse…
Na verdade, não se inverte nada do returno. Se joga contra os adversários do outro grupo no primeiro turno, e contra os do mesmo grupo no segundo. Mas claro, isto não deve impedir a classificação do Grêmio ao mata-mata, e nem a tabela serviria de desculpa para um fiasco desta proporção. Só o que questiono é este favorecimento teórico que sempre se dá ao campeão, como em 2007 o Grêmio teve.

GUM. jhdfshjdfshjds
Anônimo disse…
FGF favorecendo o Inter? essa é nova.

Eu aceito todas as desculpas, menos dessa de coincidentemente o Inter jogar em erechim (ou erexim. a reforma ortográfica resolveu isso?) logo após o Grenal.
Vicente Fonseca disse…
Eu acho Erechim mais bonito. Porém, existe uma regra (antiga, não veio com a reforma) de que palavras que venham de línguas estrangeiras (incluindo indígenas) devam ser grafadas com "x". É preciso descobrir a etimologia para saber o correto.
Anônimo disse…
Vale lembrar que a tabela foi aprovada em uma reunião da federação GAÚCHA de futebol feita no hotel SHERATON de MONTEVIDEO.

http://www.futebolnarede.com/noticias/verumanoticia.php?var=70154
Vicente Fonseca disse…
É, daí fica difícil reclamar depois.
Anônimo disse…
A reuniao foi dia 21/11, sexta-feira. No domingo 23, o Grêmio enfrentava o Vitória em Salvador.

Resta saber quem do Grêmio foi ao Uruguai.

Apartemente o Grêmio não tem (e não faz a menor questão de ter) voz dentro da FGF
luís felipe disse…
deve ser por isso que, há cinco anos, dois jogadores do Grêmio tiveram uma suspensão automática REVOGADA pela federação para não prejudicar o grenal...
Vicente Fonseca disse…
Certamente não foi Luiz Onofre Meira que se fez presente já que ele e Celso Roth foram os primeiros a se pronunciarem publicamente contra a tabela.
Vicente Fonseca disse…
Quais, Luís? Não estou me recordando.

Eu lembro uma do Mauro Galvão, em 1997, que teve a pena da expulsão contra o Brasil de Pelotas na semifinal convertida em 30 ufirs.
Anônimo disse…
Quem revoga é o tribunal. Que, ao menos na teoria, é independente da federação.
Se não me falha a memória, teve uma véspera de Gre-Nal onde 3 jogadores do Grêmio tiveram suas suspensões revistas e revogadas para que pudessem jogar a partida. O Tinga era um dos favorecidos.

Não lembro o ano agora, mas aconteceu. E até onde eu lembre, não adiantou, porque o Inter venceu esse Gre-Nal.

Verificação de palavras: REDIT.
Vicente Fonseca disse…
Ahhhh tá, agora me lembrei. Foi 1 a 0 pro Inter, gol do André Balada, no Gauchão de 2003. Claudiomiro, Tinga e mais um foram expulsos pelo Gaciba num Juventude 2 x 1 Grêmio no Jaconi, no qual o Grêmio jogou com 8 contra 10 quase o jogo inteiro e quase sai com o empate.
Anônimo disse…
Os Segundinos estão é todo borrados pq o Grenal é logo ali e eles com esse caco de "time" ainda em formação!

Está bem vivo ainda na mente deles o último Grenal em q com o "time" entrosado levaram uma surra no Gigante em apenas 45 minutos.