O conceito de perfeição

Há algo a se comentar quando tudo dá certo? Talvez não, mas me atreverei. Só para ficar nos números: o Grêmio aplica 7 a 1 no Figueirense, fora de casa, contra uma equipe que não vencia há quase 5 anos; é o líder isolado do Campeonato Brasileiro; time que tem mais vitórias, menos derrotas, mais vitórias fora de casa, segundo melhor ataque, melhor defesa, melhor saldo, e fez hoje a maior goleada do Brasileirão 2008, e a maior de sua história no campeonato. Agora, entremos nos méritos, que não foram poucos.

Não fosse o pênalti bobo cometido por Paulo Sérgio e a atuação do time hoje no Orlando Scarpelli teria sido perfeita. Todos os setores funcionaram muito bem, e nenhum dos 11 atletas teve uma atuação inferior ao conceito "bom" na noite de hoje. O conjunto foi perfeito, desde a postura, com marcação na saída de bola adversária, à anulação de Cleiton Xavier - e por conseguinte da criação do Figueira - até as conclusões, pecado maior do jogo de sábado, que impediu que o Grêmio já fizesse sua goleada histórica diante do Cruzeiro, na rodada passada. As bolas que não entraram sábado entraram todas hoje.

O tricolor ensaiava seu golo desde o início, marcando os fracos zagueiros catarinenses, ganhando rebotes e criando chances por atacado. O primeiro veio em cruzamento de Paulo Sérgio, que Willian Magrão escorou para Perea mandar de cabeça. A bola ainda bateu nas costas de Wilson e entrou, aos 17. Sorte de líder isolado. Dez minutos depois, escanteio de Tcheco e Perea marcou outro, com oportunismo. O colombiano é muito irregular. Tem atuações bizarras como sábado, mas, quando está inspirado, faz chover. Marcou seus 14 golos este ano (boa marca) em apenas 7 partidas. Em apenas dois (Jaciara e Figueirense), fez metade deles.

Vieram as dificuldades, com o pênalti cometido por Paulo Sérgio aos 34. Cleiton Xavier deslocou Victor e descontou, e o Figueira veio para cima. Marquinho era perigoso, chegou a ter chance de empatar. Foram cerca de 7 minutos de desconforto defensivo, mas a vitória parcial veio no intervalo, e foi importantíssima.

Porque Roth corrigiu a postura dos gaúchos, que deixaram o recuo natural de lado e assumiram as rédeas do jogo novamente, jogando no campo inimigo. O golo veio ao natural, em grande jogada de Tcheco. O meia, mesmo desequilibrado, limpou lance e jogou na cabeça de Marcel, o centroavante. 3 a 1, aos 7 minutos. Este foi o golo que matou o Figueirense e determinou a goleada histórica.

Tudo porque PC Gusmão reviveu seus "melhores" momentos, abrindo totalmente o time e deixando-o vulnerável atrás. Perea fez golaço aos 21, tomando tranco, tirando o zagueiro na base da bundada e completando. Marcel saiu, e Roth botou Reinaldo. O treinador demonstrou que estava mesmo em noite de rara felicidade: Reinaldo fez os outros, dos 7 a 1, históricos e impensáveis.

Perigos? Existem, e muitos. Todos tendo na base uma soberba latente. Krieger fala que o Grêmio não tem limites, o que não é verdade. Há posições ainda carentes de reservas qualificados. O banco hoje foi precário (sim, é difícil falar agora que Reinaldo entrou e fez 3, mas comentei com Fred Posselt na hora das escalações). Porém, o tricolor mostrou nesta noite que é sim um candidato à vaga na Libertadores. Domingo tem jogo contra o Palmeiras, num Olímpico que terá 50 mil pessoas nem que caia neve em Porto Alegre. Vencendo, aí sim, será uma demonstração de que a goleada de hoje não subiu à cabeça de todos na Azenha, e a briga pelo título ganharia mais um candidato, mas bem aos poucos, pois é com cautela que esta bela campanha está sendo construída.

Campeonato Brasileiro 2008 - 14ª rodada
24/julho/2008
FIGUEIRENSE 1 x GRÊMIO 7
Local: Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)
Público: 15.522
Renda: R$ 158.117,50
Golos: Perea 17 e 28 e Cleiton Xavier (pênalti) 36 do 1º; Marcel 7, Perea 21 e Reinaldo 24, 36 e 38 do 2º
Cartão amarelo: Magal, Thiego e Paulo Sérgio
FIGUEIRENSE: Wilson (3,5), Ânderson Luiz (4) (Wellington Amorim, 20 do 2º - 4), Bruno Aguiar (3), Asprilla (2) e Leandro Soares (5); Magal (4) (Leandro Carvalho, 10 do 2º - 4,5), Diogo (4) (Ramon, 10 do 2º - 4), Cleiton Xavier (4,5) e Marquinho (5,5); Rafael Coelho (4) e Tadeu (4). Treinador: Paulo César Gusmão (0,5)
GREMIO: Victor (7), Thiego (6) (Makelele, 31 do 2º - 6,5), Pereira (6) e Jean (6,5); Paulo Sérgio (6,5) (Bruno Teles, 31 do 2º - 5,5), Rafael Carioca (7,5), Willian Magrão (7), Tcheco (7,5) e Anderson Pico (6); Perea (9,5) e Marcel (6,5) (Reinaldo, 16 do 2º - 8,5). Treinador: Celso Roth (9,5)

Foto: Cristiano Andujar/Futura Press

Comentários

Marcelo disse…
"Treinador: Celso Roth (9,5)"

Gênio! Deus!
Retranqueiro FDP!!!!
huahuahuahuahuahua
DALHE GRÊMIO!!!
Marcelo disse…
Em um jogo o Grêmio fez mais gols que o Grêmio do Mano em 2007 fora do RS!!!
Não peço mais nada desse time. Só o título no final do ano.

Duas coisas:
1) Tu disse aqui em casa, mas vou ter que concordar contigo: essa foi a melhor partida do Grêmio desde Grêmio x Santos ano passado.
2) Não há mais o que se reclamar do time depois de hoje, mas como sempre, a imprensa vai achar algo para reclamar. Amanhã vão falar que o time é anti-ecológico, que rachou uma figueira ao meio e está preparando as motosserras para domingo, para derrubar uma palmeira velha.

Líder com autoridade. Nada mais.
Ah, mais duas coisas:

- Lembrei do Gre-Nal que tu me falou aqui em casa. Eu ouvi ele no rádio, e realmente foi foda aquela partida.
- Qualquer time que tem Perea, Marcel e Reinaldo é, no mínimo, "temível".

Ainda estou tentando me conter...
Vicente Fonseca disse…
Olha, foi um jogo tão atípico que nem sei se eu vi o Grêmio fazer igual. Talvez aqueles 4 a 2 no River em 2001, talvez. É complicado estabelecer parâmetros. Até dar as notas foi complicadíssimo.

Apóio totalmente a manifestação enlouquecida de vocês, mas Roth não é gênio, nem nunca foi burro: teve uma tarde extremamente infeliz e estúpida em 2 de abril deste ano e julguei que merecia 0,5. Teve uma noite iluminada hoje e lhe dei 9,5. Tá na média (hdsahjdsahj). Que continue queimando minha língua, rasgando sua biografia de se perder no meio do caminho e me mostre, lá em dezembro, o quanto eu (e não só eu, diga-se) estava errado em pedir sua cabeça.
Vicente Fonseca disse…
E antes que digam qualquer coisa: sim, estou tentando ser SENSATO. Não me vejam como um chato, por favor.

hjsdahjdshjdsahj
O que me deixa com a pulga atrás da orelha é o seguinte:
Tite falou ontem, na entrevista coletiva, que orientou o Nilmar a treinar conclusões, enquanto os outros jogadores treinavam normalmente, e que isso ajudou o jogador a marcar os dois gols contra o São Paulo.

Então eu me pergunto: o que fez Roth com Perea, Reinaldo e Marcel?
Anônimo disse…
O céu é o limite. O Grêmio treinado por Celso Roth fazer 7 gols em um só jogo: isso só pode se um sinal, um prenúncio do espetacular título de tricampeçao brasileiro, 12 anos depois (o nº 12sempre me perseguindo). Estou completamente em chamas. Até abri uma garrafa de um vinho chileno que o meu pai tinha ganho de presente para comemorar o grandioso resultado. O único problema é que ele ainda não sabe disto. Enfim, tudo vale a pena se a goleada não é pequena. Saudosos abraços aos amigos.
Anônimo disse…
Já que o Fonseca se esforçou tanto para ser racional, não vou deixá-lo sozinho :)

Não sei se o Grêmio vai conseguir manter esse padrão, se vai segurar a ponta da tabela, muito menos se conquistará a taça no fim das contas. Mas atuações como a contra o Cruzeiro e especialmente como essa de hoje autorizam todo e qualquer gremista a sonhar alto, sem nenhuma dúvida. Foi uma noite perfeita, do tipo que acontece raríssimas vezes, um deleite para qualquer torcedor. Todo mundo jogou bem, tudo deu certo, e estamos nas cabeças com uma autoridade incontestável - e foi bom também dar uma lição na arrogante torcida do FiGayrense, que tinha a ousadia de nos chamar de "fregueses" e agora reaprendeu, definitivamente, qual é o seu lugar. O Grêmio pode até cair de rendimento, claro - mas se continuar jogando num nível próximo do que vimos hoje, ninguém segura. Ninguém. E agora a imprensa do centro do país vai ter que falar de nós, não vai ter como disfarçar um placar desses =P
Lique disse…
bom, a única conclusão que se pode tirar desse jogo é: perea é um peladeiro do caralho, só faz gol em jogo fácil. aí se PROVALECE, aproveita e faz um monte, pra manter a média dos próximos 5 sem fazer gols. e o grêmio é líder, finalmente. flamengo que engula.
Anônimo disse…
sem superstições e sem aplausos ao roth, tudo dará certo.

façamos como o sábio, adotemos o SILÊNCIO...


























AAAAAAAAAAAAAAAAUAEHUEHAUEHAUEHA... a votnade que eu tinha era de sair correndo, NU, pelas ruas de porto alegre... aehuaehuae...

ok, passou.
Pois bem, tô assistindo o Redação SporTV agora e o Renato Maurício Prado me fala a seguinte frase sobre a goleada do Grêmio:
- Sabe aquela gordurinha do Flamengo? Pois sumiu! O Grêmio transformou em lingüiça e fez um belo churrasco ontem em Santa Catarina. Sete a um e liderança.

Porra, até quando o dia tem que ser nosso eles tem que colocar o Flamengo no meio! Vai tomar no cu, Renato Maurício Prado!!!
Vicente Fonseca disse…
Bah, Amengual, vai ter que se entender com o véio. Bueno, se ele for gremista, creio que compreenderá. Ou não.

Fred, estamos acostumadíssimos com isso, certo?

Graças a Deus que passou, Zeh.

dhjdsahj
Mais uma coisa: assistam todos os programas esportivos que puderem hoje, como me disse o Vicente.

Comecem por aqui --> http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM860240-7824-OS+GOLS+DE+FIGUEIRENSE+X+GREMIO+PELA+RODADA+DO+BRASILEIRAO,00.html

Eu mesmo estou gargalhando sozinho ao ver os gols. Um mais bonito que o outro.
Anônimo disse…
Gastaram os gols ontem. O gremio vai subir num salto alto e despencar dele em seguida.
luís felipe disse…
agora, Celso Roth conseguiu o que queria: fazer todo mundo sonhar.

vamos ver se ele vai começar a segunda fase do seu trabalho. Já apresentou uma amostra no primeiro semestre. Será que o fará de novo? Ou vai rasgar a sua biografia de perdedor, como fez Abel Braga?

faltam 24 rodadas.
Vicente Fonseca disse…
Espero que não Luís, mas tenho TRÊS pés atrás.
Vicente Fonseca disse…
Ah, e algo interessante. Até ontem, 10 dos 11 golos do Perea haviam sido feitos no Olímpico. Finalmente, alguns fora de casa. Atacante tipicamente colombiano, muito irregular.
É natural que aconteça a desconfiança. Em 2006, vi muito colorado dizendo que queria que o seu time caísse para a LDU única e exclusivamente para que Abel Braga fosse embora. No final, todos sabem o que aconteceu.

Mas nesse ano que se comemoram 25 invernos de um título maior, devemos lembrar das sábias palavras do profeta e pressagiado Renato Portaluppi: "Já conheci muitas mulheres virgens na vida, mas não conheci nenhuma que tenha morrido virgem".

Em cima disso, eu acredito. Ainda que seja cedo demais para isso.
A propósito, onde está Chico?
Anônimo disse…
A MÁQUINA TRICOLOR MASSACRA!

EL CICLÓN PEREA DEVASTA A ILHA DO DESTERRO!

REINALDO, O LENHADOR, DERRUBA O figayra COM RAIZ E TUDO!
Anônimo disse…
O MELHOR MOMENTO DO JOGO ONTEM NÃO FORAM OS INCONTÁVEIS GOLOS DO GRÊMIO, E SIM, A NAÇÃO TRICOLOR CANTANDO O HINO DO RIO GRANDE DO SUL ABAFANDO O HINO BRASILEIRO.
luís felipe disse…
ah, flautinha necessária.

não rasgaram a touca coisa nenhuma.

faltou o gol do Victor de pênalti.
Vicente Fonseca disse…
Sim, Luís, cheguei em casa reclamando disso. Só pra minha mãe (colorada) sentir um pouco menos de RAIVA.

jsdjsdjk
Anônimo disse…
o VÍQUITOR não gosta de aparecer. por isso, quem bateu o pênalti foi o cleiton xavier.
Anônimo disse…
O placar de ontem dispensa comentários. Tudo deu certo, mais do que dará no futuro. Mas é bom ver o Grêmio, pela segunda vez seguida, criando muitas jogadas de ataque o jogo inteiro. Continuo pragmático, acho que é sempre bom somar pontos, no fim a gente vê no que vai dar. Faltam 17 para o Grêmio não cair, não é mesmo? Só não gostei da entrevista do Krieger: "apostamos nesse treinador quando ninguém acreditava..." no melhor estilo "já atingimos o objetivo e agora é hora da consagração". "o Grêmio não tem limites", quase parafraseando o Plein em 2004. Enfim, apesar do trabalho excelente que parece estar fazendo, sempre achei que ele fosse mais discreto, pareceu-me deslumbrado. E deslumbramento, na história do Grêmio, precede o fracasso.