Quem será quem?

O confronto entre Espanha e Itália é a maior atração do futebol neste primeiro domingo do verão europeu - e inverno sul-americano. Como é de costume em competições internacionais, o time espanhol vem embalado após uma primeira fase impecável; e os italianos vêm sorrateiros, discretos, após classificarem-se aos trancos e barrancos na primeira fase.


O último duelo eliminatório entre os dois foi também nas quartas-de-final, pela Copa de 1994. A Espanha passou invicta pela primeira fase e meteu 3 a 0 na Suíça nas oitavas. A Itália classificou-se como uma das melhores terceiras colocadas, tirou a Nigéria na prorrogação após estar perdendo até 44 do segundo tempo. No duelo com os espanhóis, bem como contra os nigerianos, Roberto Baggio destruiu.


Gattuso e Pirlo não jogam pela Azzurra, o que pode tornar o triunfo italiano ainda mais provável sob os olhos mais pragmáticos. A Fúria vem completinha, com Xavi, Iniesta, Villa e Torres. Mas quem ousa duvidar dos tetracampeões mundiais, ainda mais contra uma seleção sabidamente perdedora em mata-mata? É a grande dúvida que fica para o jogo das 15:45: a Espanha será a Espanha de sempre ou é uma nova Espanha? E quanto à Itália? Bom jogo a todos.


Campeonato Brasileiro
Ipatinga (18º, 5) x Flamengo (2º, 13): vencendo o Ipatinga, o Flamengo retomará a liderança do campeonato. A equipe de Caio Júnior ainda busca a primeira vitória longe do Rio de Janeiro, ainda que deverá contar com maioria da torcida hoje.


Grêmio (3º, 13) x Atlético-PR (10º, 8): ainda que a imprensa tente colocar lenha na fogueira e lembrar as brigas de 2007, o jogo de hoje nada tem a ver com os do ano passado. Os times são bem diferentes. Boa chance de o Grêmio permanecer líder com Cruzeiro e Flamengo. Aos paranaenses, um empate será motivo para festejos.


Náutico (5º, 11) x Atlético-MG (9º, 9): duas equipes limitadas, que fazem campanhas melhores do que podem. Dois pontos a favor do Galo: a volta de Danilinho e o fato de o jogo ser no Arruda, e não no inóspito Estádio dos Aflitos. Mesmo assim, favoritismo pernambucano.


Vasco (11º, 8) x Palmeiras (7º, 10): a imprensa paulista comemora que o time de Luxa virá mais ofensivo, pois o meia Diego Souza (de excelente atuação contra o Cruzeiro) entrará na vaga do "volante" Léo Lima. Pelo contrário: Dieguito tem muito mais poder de combate e torna o meio-campo bem mais equilibrado. Palmeiras é melhor, mas Vasco é fortíssimo em São Januário. Jogo mais interessante da rodada.


Vitória (12º, 8) x Internacional (15º, 7): o Inter habitualmente vai mal no Barradão. Lembro-me, porém, de um 3 a 0 colorado em 2003, com Nilmar acabando com o jogo. Mesmo com má campanha fora de casa, talvez haja chance de um novo triunfo gaúcho hoje à tarde. Tite manda a campo o time campeão gaúcho, sem Fernandão. O Vitória, por outro lado, perde quase meio time lesionado. Chance de voltar com pontos da Bahia.


Santos (17º, 5) x Goiás (19º, 3): joguinho duro de assistir. Com o novo contratado Apodi, o Santos vai em busca da vitória e de sair da zona de rebaixamento. Mesmo muito mal na tabela, a equipe de Cuca é bem superior ao cambaleante Goiás, e deve sair com a vitória. Se não ganhar essa, de quem o Peixe ganhará?

Comentários

Anônimo disse…
GUERRA! Hoje os Selvagens da Azenha atacarão em busca de snague.

Tcheco, A besta-fera, estará enjaulado esperando uma única oportunidade para escapar do cárcere e arrancar as cabeças dos patéticos.

A Fúria pegou o pior adversário possível; entretanto, a Espanha está fazendo uma grande campanha e hoje é dia de vingar 1994.