Itália no grupo da morte, Espanha contra os países do leste: os grupos da Euro 2016

Grupos da Eurocopa foram sorteados ontem, em Paris
O sábado foi de sorteio dos grupos da Eurocopa de 2016. As 24 seleções foram divididas em seis chaves de quatro equipes. Passam para as oitavas os dois primeiros de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros colocados. O regulamento é idêntico ao das Copas do Mundo disputadas entre 1986 e 1994.

Grupo A: França, Romênia, Albânia e Suíça
Não dá para dizer que a anfitriã deu azar. Pelo contrário: a Romênia pouco empolga, a Suíça esteve longe de fazer uma eliminatória brilhante e a Albânia, embora tenha surpreendido a favorita Dinamarca, é apenas uma zebra. A tendência é de classificação tranquila dos franceses, com Romênia e Suíça disputando a vice-liderança, e os albaneses correndo por fora, brigando por um lugar como terceiro colocado. França e Romênia farão o jogo de abertura do torneio, dia 10 de junho, no Stade de France.

Grupo B: Inglaterra, Rússia, País de Gales e Eslováquia
O destaque deste grupo é o clássico entre ingleses e galeses. A Inglaterra é a favorita com certo destaque, mas nenhum adversário será exatamente fácil. O País de Gales, comandado por Gareth Bale, subiu de patamar nos últimos anos, e o fator rivalidade pode emparelhar a disputa. Já Rússia e Eslováquia estão degraus abaixo também, mas fizeram uma eliminatória boa e podem surpreender. A disputa pelo segundo e terceiro lugares promete ser intensa.

Grupo C: Alemanha, Ucrânia, Polônia e Irlanda do Norte
A tetracampeã Alemanha é inegavelmente favoritíssima, e se não chegar às oitavas será uma enorme surpresa. De qualquer forma, terá trabalho: a Polônia, por exemplo, venceu os alemães nas eliminatórias, e ficou apenas um ponto atrás. Já a Irlanda do Norte foi líder de seu grupo. A Ucrânia fez uma campanha mais discreta, mas entra em condições de brigar pelo segundo lugar com os outros dois times médios da chave.

Grupo D: Espanha, República Tcheca, Turquia e Croácia
A Espanha caiu em uma chave complicada, diante de três seleções fortes e da habilidosa escola do Leste Europeu. Tchecos e turcos mostraram suas forças nas eliminatórias ao eliminarem a Holanda. Os croatas ficaram atrás da Itália em seu grupo, mas possuem grandes jogadores em alguns dos principais clubes europeus, e têm plenas condições de fazer frente aos bicampeões europeus também. Ao lado do Grupo E, é a chave da morte da vez.

Grupo E: Bélgica, Itália, Irlanda e Suécia
A Itália não costuma dar sorte em sorteios. Desta vez, nem cabeça de chave era: a honraria coube à Bélgica, discutível líder do Ranking da FIFA. Mesmo que se possa discutir esta posição, no entanto, é óbvio que os belgas são adversários complicadíssimos para os italianos. Irlanda e Suécia não fizeram grandes eliminatórias, passando só na repescagem, mas têm seleções razoáveis e merecem respeito. A chave é complicada.

Grupo F: Portugal, Islândia, Áustria e Hungria
Os portugueses caíram em uma chave aparentemente fácil, mas islandeses, austríacos e húngaros possuem seleções em plena evolução. A tendência inicial é de classificação de Portugal e Áustria, com a Islândia disputando o terceiro posto com a Hungria.

Foto: UEFA.com.

Comentários

Zezinho disse…
Tenho a impressão que Irlanda e Itália sempre caem juntas no mesmo grupo. Deve ser a retranca que os magnetiza (?).

Saúdo aqui o retorno da Hungria para a primeira competição de nível internacional em 30 anos, desde a Copa de 1986 - quando foi amassada pela URSS (óbvio que a Placar deu a Hungria como favorita)
Vicente Fonseca disse…
E sempre no grupo da morte!

Quanto à Hungria, sem dúvida é a grande volta da Euro. Áustria forte também é um clássico.
Lourenço disse…
Itália, Noruega, Irlanda e México foi o maior grupo de todos os tempos de todas as Copas de todos os mundos.
Vine disse…
Se a Islândia se classificar, será chamada carinhosamente de Uruguai europeu...
Vicente Fonseca disse…
Itália, Irlanda, Noruega e México é o paradigma eterno da grupo da morte da nossa geração. Jamais haverá nada igual.

Vine, eu chamaria de Uruguai dos Pobres. hahah