Itália no grupo da morte, Espanha contra os países do leste: os grupos da Euro 2016
Grupos da Eurocopa foram sorteados ontem, em Paris |
Grupo A: França, Romênia, Albânia e Suíça
Não dá para dizer que a anfitriã deu azar. Pelo contrário: a Romênia pouco empolga, a Suíça esteve longe de fazer uma eliminatória brilhante e a Albânia, embora tenha surpreendido a favorita Dinamarca, é apenas uma zebra. A tendência é de classificação tranquila dos franceses, com Romênia e Suíça disputando a vice-liderança, e os albaneses correndo por fora, brigando por um lugar como terceiro colocado. França e Romênia farão o jogo de abertura do torneio, dia 10 de junho, no Stade de France.
Grupo B: Inglaterra, Rússia, País de Gales e Eslováquia
O destaque deste grupo é o clássico entre ingleses e galeses. A Inglaterra é a favorita com certo destaque, mas nenhum adversário será exatamente fácil. O País de Gales, comandado por Gareth Bale, subiu de patamar nos últimos anos, e o fator rivalidade pode emparelhar a disputa. Já Rússia e Eslováquia estão degraus abaixo também, mas fizeram uma eliminatória boa e podem surpreender. A disputa pelo segundo e terceiro lugares promete ser intensa.
Grupo C: Alemanha, Ucrânia, Polônia e Irlanda do Norte
A tetracampeã Alemanha é inegavelmente favoritíssima, e se não chegar às oitavas será uma enorme surpresa. De qualquer forma, terá trabalho: a Polônia, por exemplo, venceu os alemães nas eliminatórias, e ficou apenas um ponto atrás. Já a Irlanda do Norte foi líder de seu grupo. A Ucrânia fez uma campanha mais discreta, mas entra em condições de brigar pelo segundo lugar com os outros dois times médios da chave.
Grupo D: Espanha, República Tcheca, Turquia e Croácia
A Espanha caiu em uma chave complicada, diante de três seleções fortes e da habilidosa escola do Leste Europeu. Tchecos e turcos mostraram suas forças nas eliminatórias ao eliminarem a Holanda. Os croatas ficaram atrás da Itália em seu grupo, mas possuem grandes jogadores em alguns dos principais clubes europeus, e têm plenas condições de fazer frente aos bicampeões europeus também. Ao lado do Grupo E, é a chave da morte da vez.
Grupo E: Bélgica, Itália, Irlanda e Suécia
A Itália não costuma dar sorte em sorteios. Desta vez, nem cabeça de chave era: a honraria coube à Bélgica, discutível líder do Ranking da FIFA. Mesmo que se possa discutir esta posição, no entanto, é óbvio que os belgas são adversários complicadíssimos para os italianos. Irlanda e Suécia não fizeram grandes eliminatórias, passando só na repescagem, mas têm seleções razoáveis e merecem respeito. A chave é complicada.
Grupo F: Portugal, Islândia, Áustria e Hungria
Os portugueses caíram em uma chave aparentemente fácil, mas islandeses, austríacos e húngaros possuem seleções em plena evolução. A tendência inicial é de classificação de Portugal e Áustria, com a Islândia disputando o terceiro posto com a Hungria.
Foto: UEFA.com.
Comentários
Saúdo aqui o retorno da Hungria para a primeira competição de nível internacional em 30 anos, desde a Copa de 1986 - quando foi amassada pela URSS (óbvio que a Placar deu a Hungria como favorita)
Quanto à Hungria, sem dúvida é a grande volta da Euro. Áustria forte também é um clássico.
Vine, eu chamaria de Uruguai dos Pobres. hahah