Para animar o Carnaval

Ontem mesmo comentávamos que o Grêmio, pela primeira vez em uma década, ostentava um plantel realmente numeroso e qualificado. Mas o texto que publicamos ficou velho em questão de horas. Porque em uma sexta-feira maluca e cheia de novidades, o Tricolor acertou a vinda de mais dois grandes reforços que o colocam em pé de igualdade com os principais times do continente. Desde os tempos da famigerada ISL o Tricolor não começava o ano tão promissor.

Primeiro veio a confirmação de André Santos, uma solução definitiva para a lateral esquerda. Só não mais definitiva porque ficará por apenas seis meses, até acabar a Libertadores. Foi a busca emergencial para suprir a carência mais notável do plantel azul, que conta com o jovem Alex Telles e o eternamente lesionado Fábio Aurélio. Para a Libertadores, é mais que suficiente. Trata-se de um jogador com nível de seleção brasileira.

Mas o principal, sem dúvida, é a vinda de Barcos. Para o elenco, talvez não seja tão necessário quanto André Santos. Mas a contratação do argentino dá bem a dimensão da ambição de Fábio Koff e Rui Costa, que é a de ganhar a Libertadores. O ultimamente contestado Marcelo Moreno estava perdendo seu principal concorrente no elenco, André Lima, de malas prontas para a China. Willian José deu pouca resposta. Pois o plantel, em vez de enfraquecer com a saída do camisa 99, se qualifica, e muito: Barcos vem para ser titular e formar com Vargas uma dupla de ataque que promete ser absolutamente infernal. E o melhor: Moreno fica na Arena. Luxemburgo terá à disposição a melhor dupla de centroavantes da América do Sul. Nenhum elenco no continente tem dois camisas 9 do nível de Moreno e Barcos como opções. Seja quem for que saia do onze inicial, a qualidade será mantida.

Ceder Moreno e outros quatro jogadores e mais R$ 7 milhões para o Palmeiras não seria um negócio tão bom assim. Mesmo sendo um sonho antigo do Grêmio, Barcos não é tão superior ao boliviano a ponto de valer tanto a mais como a negociação inicial supunha. O Verdão perde seu principal ídolo, mas ganha uma boa grana, se livra de dívidas e recebe Léo Gago, Vilson, Leandro e Rondinelly, encorpando um elenco que não tem chance alguma na Libertadores, mas tem tudo para subir com facilidade na Série B, o principal objetivo do ano. Fora que Barcos nitidamente não desejava permanecer no Palestra. Já o Grêmio acresce qualidade de forma inegável ao seu time e alivia sua folha salarial. Com a saída de quatro jogadores, nem mesmo o alto salário que Barcos certamente receberá em Porto Alegre pesará tanto nas finanças. Foi um negócio positivo para todos.

Agora, é tudo com Vanderlei Luxemburgo. Em 2012, ele construiu um time do início, recebeu jogadores de alto nível no Campeonato Brasileiro e levou um bom elenco a uma ótima campanha, cumprindo as expectativas. Agora, o elenco é numeroso e qualificado como só Corinthians e Fluminense dispõem no país. Vargas e Cris já deixavam o time mais encorpado em relação ao ano passado, mas só nesta semana vieram Adriano, Welliton, Barcos e André Santos, jogadores que, unidos a Dida, Marcelo Grohe, Werley, Fernando, Souza, Zé Roberto, Elano, Kleber, Marcelo Moreno e Bertoglio, fazem do Grêmio um timaço em potencial.

A hora é de ver se Luxa ainda não perdeu a mão em formar esquadrões com elencos milionários, como tantas vezes conseguiu em Palmeiras, Corinthians e Cruzeiro. Se não perdeu o jeito, e se cumprir a expectativa como no ano passado, levará o Grêmio ao tricampeonato da América no meio do ano. A exigência, aliás, será esta. Sua responsabilidade aumentou ainda mais.

Comentários

Lique disse…
o atl-mg tem bernard, ronaldinho, tardelli, alecsandro e jô. nada mal, também.
Vicente Fonseca disse…
Baita time também o Galo. Pode chegar, com certeza. Mas acho que falta um pouco de vivência para o clube em competições internacionais.
Franke disse…
Não faltaria um com meio-campista armador, mais rápido e jovem que um Zé Rob? Sinto que o Grêmio tinha e tem mais carência de um cara tipo um D'Alessandro, Oscar, que um novo centroavante.
Vicente Fonseca disse…
Não vejo a necessidade de um meia necessariamente mais rápido, mas sim um mais experiente. Jean Deretti é rápido, mas muito novo. Falta um cara técnico, como era o Marquinhos, por exemplo. O Bertoglio é um jogador que pode substituir Elano ou Zé Roberto e alterar o panorama de uma partida. Não é exatamente um meia, mas muda o jeito de jogar do time e dá velocidade e técnica, abrindo a defesa adversária.
Sancho disse…
Os últimos comentários é que a negociação foi pecuniária: a (sou pedante) Palmeiras cedeu o Barcos por "x", mais o Vílson. Parte desse "x" é para pagar o próprio Barcos e a Liga. O resto, o clube recebe.

No entanto, eles têm que reforçar o elenco, pelo que o Grêmio permitiu que a Palmeiras negociasse com alguns jogadores por empréstimo (provavelmente, Moreno, Leandro, Gago, Rondinelly e Marco Antônio). Caso eles acertem com algum ou mais, o empréstimo é abatido do "x".

Moreno fica. Gago e Leandro devem ir. O resto, eu não sei.

Minha outra dúvida é: qual o valor de "x"? Nunca fui bom em responder esta pergunta...
Vicente Fonseca disse…
O raciocínio é esse mesmo, Sancho. E "a" Palmeiras é teoricamente o correto mesmo.
Samir disse…
então, de fato o negócio envolve uma qunatia em dinheiro mais o Vilson, apenas isso? Os demais nomes citados serão liberados, mas mediante um pagto (que será abatido do valor que o Gremio pagará pelo Barcos), isso?

Eu á achava um negócio excelente, agora, ainda mais! Em uma semana tivemos 4 reforçs mto bons, que encorpam o time, agregam experiencia e qualidade, ótimo!! Agora, e ver esse time em campo...
Sancho disse…
A cada nova informação, a contratação fica melhor. Lê isto aqui:

http://www.verdazzo.com.br/verdazzo/uma-humilhacao-sem-precedentes
Vicente Fonseca disse…
Nossa mãe. A fúria dos palmeirenses é grande, e compreensível.
André Kruse disse…
" Mesmo sendo um sonho antigo do Grêmio, Barcos não é tão superior ao boliviano a ponto de valer tanto a mais como a negociação inicial supunha"

Concordo. Fica dificil avaliar o negocio sem ter os números exatos, mas o que mais me preocupa é esse sentimento de que o jogador a ser contratado "é muito melhor" do que o que já está no clube
Vicente Fonseca disse…
Pois é, André, concordo. Acho o Barcos um baita centroavante, mas não acho que o ganho que ele oferece em relação ao Moreno é tão maior assim. Acho excelente a contratação especialmente em termos de grupo, pois, repito, nenhum clube do continente tem dois centroavantes deste nível no elenco. Sai um, entra outro, e o nível se mantém alto. Isso é importantíssimo, ainda mais numa Libertadores onde haverá suspensões por cartão amarelo.