Ainda invencível

O Atlético-MG (1º, 25) faz uma campanha excepcional no Campeonato Brasileiro, mas será impossível mantê-la no nível atual. Nunca alguém terminou um certame na era dos pontos corridos com 83% de aproveitamento.

Com o Fluminense (3º, 22), a história é outra. Ainda invicto na competição (isso sim, é impossível manter até o final), o Tricolor Carioca faz uma campanha muito consistente (73%), e tem condições de manter um nível parecido até dezembro. Por não ser um percentual tão acima das suas possibilidades, tão acima do que os campeões costumam manter. E por ter um dos melhores, se não melhor elenco do futebol nacional, além de uma equipe afinadíssima.

A goleada por 4 a 0 sobre o Bahia reafirma o time das Laranjeiras como um dos principais postulantes ao título. Reforça uma visão que eu já tenho há algumas rodadas: por melhor que ande o Galo, por mais consistente que seja o Vasco (2º, 23), o Flu é o time a ser batido neste Campeonato Brasileiro. Pela ótima arrancada e pelo plantel que tem, é a equipe com mais chances de ser campeã nacional nesta temporada.

Fred marcou dois e é o maior artilheiro tricolor em Campeonatos Brasileiros. Wallace e Thiago Neves completaram a goleada, que derrubou Paulo Roberto Falcão do comando do Bahia (19º, 7), candidatíssimo a voltar para a Série B no fim do ano. Público rídiculo, só 7 mil torcedores no Engenhão.

Curitiba: na reprise da final da Copa do Brasil, ocorrida na semana passada, tudo igual ao roteiro que deu ao Palmeiras (18º, 7) o título da competição: 1 a 1 com o Coritiba (15º, 8), no Couto Pereira (14 mil). Patrik abriu o placar para os paulistas, que seguem entre os quatro últimos. Anderson Aquino empatou.

Goiânia: no menor público da competição até aqui, 1,1 mil testemunhas viram a emocionante vitória do Atlético-GO (20º, 5) sobre o Figueirense (17º, 8), a primeira do Dragão na competição.

A média de público da 10ª rodada foi de 10.920 torcedores por partida. O maior público foi o da vitória do Galo sobre o Inter, 19 mil. No Campeonato Brasileiro, a média é de 12,2 mil. Com tendência a subir.


Comentários

Anônimo disse…
"a emocionante vitória do Atlético-GO (20º, 5) sobre o Figueirense (17º, 8)"

É ironia?
André Kruse disse…
Concordo sobre as possibilidades do Fluminense, Atlético e Vasco.

O Cuca precisa aprender a adminstrar a "curva" de crescimento do seu time. Sempre tá no auge muito cedo.
Vicente Fonseca disse…
Não fui irônico. Embora sejam dois times fracos, parecem ter feito um bom jogo. Se não tecnicamente, ao menos emocionante.

E é verdade, André: os times do Cuca atingem o auge cedo demais. Vide Botafogo (2007), Cruzeiro (2011)...