Mário Fernandes foge à razão

Dois aspectos destacam-se imediatamente na situação que culmina com a aparente desistência de Mário Fernandes em apresentar-se à seleção brasileira. Uma decisão que, aliás, contradiz algo dito pelo atleta gremista há poucos dias: brincando, comentou com repórteres que não fugiria da seleção como fez antes de entrar nos profissionais do Grêmio. Não só fugiu, como seguiu um padrão muito semelhante ao de sua primeira tentativa de deserção - e esse é o primeiro ponto que julgo relevante destacar.
.
Não é de hoje que Mário Fernandes dá sinais de desequilíbrio emocional e/ou psicológico. Trata-se, todos o sabem, de excelente jogador. Mas não são raros (nem recentes) os relatos de que o jovem atleta é uma pessoa, digamos, incapaz de controlar seus impulsos. Lembram do recado do Silas dizendo que o jogador "precisava tomar café da manhã" - um eufemismo para dizer que o jogador não respeitava os horários de repouso, às vezes chegando para treinar virado da noite anterior? Aliás, a primeira informação era de que Mário tinha perdido o voo para Belém por optar pela balada no domingo à noite, ao invés de deitar cedo e embarcar no horário. Coisa que, segundo gente que vive o dia-a-dia do Olímpico, é bem mais comum do que se imagina.
.
A decisão de não ir a Belém surge em um impulso, surpreendendo a todos - inclusive seu empresário Jorge Machado, que passou a manhã inteira desta segunda-feira tentando agendar nova viagem para o jogador gremista. Pelo visto, o atleta de 21 anos perdeu o voo das 5h para Belém e, depois disso, simplesmente decidiu que não queria mais ir. Assim, sem mais nem menos. Desistir da seleção fecha muitas portas em todo o mercado da bola - de fato, é uma opção desastrosa para a carreira do jogador. Tamanha irresponsabilidade, combinada com outros exemplos do passado, mostra que o lateral gremista longe está de ser uma pessoa estável ou confiável.
.
O outro aspecto que me causa surpresa é ver boa parcela da torcida gremista não apenas aprovando a atitude de Mário Fernandes, como atribuindo a ela um aspecto ideológico que, sinceramente, longe está de ter. Achar que a recusa em embarcar para Belém é algum tipo de desafio contra os desmandos da CBF e da comissão técnica da Seleção é deixar o gremismo sobrepor-se à razão. Lembremos que, quando da fuga do Grêmio, o rapaz foi simplesmente incapaz de explicar o que motivou seu gesto - ora dizia que não queria ficar no Grêmio, ora que tinha sido enganado pelo empresário, isso quando simplesmente alegava não saber o que tinha lhe passado pela cachola. Simplesmente não faz sentido pensar que, desta vez, ele tem boas razões, sejam quais forem.
.
Os gremistas que comemoram a desistência de Mário acreditando que isso será positivo para o Grêmio deveriam, na minha humilde visão, repensar essa atitude. OK, o jogador permanece aqui, jogará contra o Cruzeiro e tudo mais. Mas a desculpa de que "quer se dedicar ao Grêmio" é exatamente isso: uma desculpa. A birra gremista com a seleção brasileira fica bem no folclore futebolístico, mas o analista tem a obrigação de ir um pouco além disso. É muito triste ver uma jovem promessa, alguém com uma carreira promissora à frente, jogar fora uma das chances de sua vida sem nenhuma explicação minimamente razoável. E apoiar essa sandice em nome de cores clubísticas não serve bom serviço a ninguém: nem ao atleta e muito menos ao clube. Mais do que aplausos, Mário Fernandes precisa de ajuda e de acompanhamento. Algo que, pelo visto, já chegará tarde demais. Uma pena.
.

Comentários

Gabriel Pinto disse…
Não vejo por esse lado. "Foco no Grêmio" é sim uma desculpa, mas uma desculpa para não dizer a verdade que se passa com ele. Afinal, a única explicação que foi passada é de que ele não está confortavel em vestir a camiseta da seleção agora. O motivo? Sei lá, podem ser inúmeros, mas isso não necessariamente é algo ruim. Se o cara não tiver afim de ir pra Seleção porque não gostou do clima que viveu lá? Se sofreu BULYING? Ele era obrigado então a ir, mesmo contragosto só para não prejudicar sua carreira internacional, se é que vai ser prejudicada?

Não sei se ele precisa de ajuda e acompanhamento apenas por não querer vestir uma camisa que hoje está manchada por vaidades e interesses economicos, que é a seleção do brasil. Se ele, ao menos, pudesse dar o real motivo pelo seu desinteresse, aí sim, poderíamos julgar se ele precisa ou não de psicologos, ser internado ou tomar um gardenal.

Saudações!
Milton Ribeiro disse…
Acho que esta questão é linda. Pois ninguém pode justificar uma IDA à seleção brasileira sem falar na carreira internacional e na possibilidade de dinheiro para o clube que o vendeu e para o empresário. Ninguém fala em patriotismo ou na seleção. Está implícito que ela não vale nada.

Tb não fala que é permitido e até razoável não ir e apostar num futuro menos brilhante.

Lindo, ficção da melhor qualidade, pois desnuda outros fatos mais complexos de admitir.
André Kruse disse…
Vai ser dificil saber quais são os motivos do Mario Fernandes. Duvido um pouco do "foco no Grêmio".

Apesar disso, dá pra entender o torcedor que achou legal a atitude dele (me refiro exclsuivamente a atitude, e não aos motivos que levaram ele a tomar a atitude).

Boa parte da torcida do Grêmio não gosta da Seleção Brasileiro (ver Everaldo em 1972-73, Renato em 1986, Paulo Nunes em 1997, e tantos outros episódios). Pode não ser verdadeiro, mas tem gente que acredita piamente que a convocação "estraga" o jogador.

Ainda, hoje em dia não faltam jogadores que "matariam até a própria mãe" por uma convocação e/ou transferência internacional. Ao ponto de ser animador ver um cara desdenhando da seleção dessa forma.
Igor Natusch disse…
Gabriel: a ideia de que ele precisa de acompanhamento vai muito além do episódio de hoje. Justamente por não ser algo inédito na carreira dele (como o caso da fuga do Grêmio e a carraspana do Silas nos mostram) é que falo da necessidade de acompanhamento. O que não é vergonha nem crime, diga-se. Mas discordância é normal e, quando bem conduzida, enriquece qualquer discussão =)

Milton: acho um ótimo ponto de vista. De fato, a reação das pessoas demonstra como, no fundo, a seleção brasileira está esvaziada há tempos de seu significado. Pena que o Mário parece ser uma pessoa sem consciência do impacto de seu gesto.

André: compreendo completamente a torcida não gostar de ver gremistas indo para a seleção e, por isso, achando uma boa o Mário ter decidido ficar em Porto Alegre. Minha crítica é aos que pensam que foi uma decisão ideológica da parte dele - o que, todos os indícios nos mostram, não é coerente com o comportamento pregresso do jogador. Em nome do próprio Grêmio, acho prudente que os dirigentes gremistas sejam mais críticos do que a torcida está sendo. Porque nada impede que amanhã ou depois ele resolva tomar outra atitude imprevisível do tipo, prejudicando o Grêmio, como aliás quase aconteceu alguns anos atrás.
Lourenço disse…
Quem menos perde é a Seleção. O Mário perde muito valor de mercado, sobretudo pelo histórico de ser maluco. Para o Grêmio, também deprecia o seu patrimônio, pois mostra que o Mário - mais do que ter fugido da Seleção - não está totalmente recuperado de tomar atitudes injustificadas.
Um jogador deixar de ir à Seleção dando como justificativa participar de algum jogo importante até vai, mas o Grêmio não disputa nada até o final do ano, nem isso atenua.
Não tenho medo de julgar o Mário sem saber o motivo, pois não houve qualquer justificativa plausível para a atitude, o próprio jogador não demonstrou interesse em explicar a situação ao público e à CBF.
Já acharia errado apoiar a atitude se fosse por "gremismo"; apoiar a atitude imotivada do Mário é patético.
Anônimo disse…
Pois é, que nem diz o velho ditado, a oportunidades não bate na porta duas vezes e Deus dá asas para quem não sabe voar. E o pior, tantos que querem ir não tem a oportunidade e Mário ainda poderá tirar o lugar de outros que realmente querem. Realmente sinal de desequilibrio.
Mário disse…
Certamente não foi "foco no Grêmio" o motivo da não-ida do Mário à seleção. Serve como folclore e como manchete d'O Bairrista, mas só.

Agora, os verdadeiros motivos, bom, talvez não seja possível saber. Sou médico psiquiatra e garanto que não há a mínima condição de fazer qualquer avaliação específica nessa linha à distância. O que se pode ver é que o guri é atrapalhado e precisa de ajuda. Ponto.

Os extremos não ajudam: nem o estardalhaço de que ele está jogando seu futuro no lixo, nem a conivência da direção do Grêmio (Pelaipe bradando que "ele não tem problema psicológico nenhum!", como se isso fosse uma desonra). Reconheçamos que tem alguma coisa errada, ofereçamos ajuda e é isso.

Espero sinceramente (como gremista e como psiquiatra) que haja alguém com tal sensibilidade ao redor do Mário.
Igor Natusch disse…
Se isso aqui fosse Facebook, eu daria "like" no teu comentário, Mário =p
Lourenço disse…
Mas na boa, esse negócio do fiasco só serviu para cobrir o verdadeiro fiasco do dia, que é o Cruzeiro contratar o Wagner Mancini.
Vicente Fonseca disse…
Mário Fernandes se queimou totalmente, que nem o Arílson em 1996. Pior que eu brinquei semana passada que ele fugisse da seleção que nem o Arílson. Foi praticamente a mesma coisa.

O Grêmio precisa de alguém pra acompanhar ele. Não que ele tenha problemas de cabeça (o Mário, o nosso leitor, já disse ser precipitado diagnosticar qualquer coisa neste sentido à distância), mas é um guri irresponsável, sem foco, perdido, por mais que esteja no profissional há dois anos. Se não, podemos perder uma grande promessa por conta dessa conduta inexplicável.
Little Potato disse…
Na boa, tá na cara que ele é BIPOLAR !

É por isso que nem ele sabe se é ZAGUEIRO ou LATERAL ! \o/
Vicente Fonseca disse…
sdahsdahdshhsad

Batata matou a charada!!!!
Sancho disse…
Batata fechou a internet com essa.

Doril é um irresponsável. Pode amadurecer, porque ainda é guri, mas não tem nenhuma noção. Seria interessante mostrarem a história do Arílson para ele, pare ver se aprende.