Uma derrota cheia de motivos

O resultado de 3 a 2 para o Corinthians foi injusto porque conseguido com um gol em pênalti inexistente, e incorreto pelo que foi o jogo. Foi a melhor atuação do Grêmio fora de casa: encarou o adversário sem medo, jogou em seu campo e, vejam só, fez dois gols por merecimento (no campeonato todo havia sido dois contra e um sem querer). Mas também há erros do próprio Grêmio que explicam a oitava derrota tricolor no Campeonato Brasileiro.

A péssima arbitragem de André Luiz Freitas Castro de fato pesou, mas a derrota com boa atuação do Grêmio passou pela desatenção: é inadmissível levar dois gols em dois minutos, ainda mais quando o Tricolor dominava a partida, no segundo tempo. Foi logo após a saída de Vilson e a entrada de Edcarlos. Talvez esta troca tenha desestabilizado o sistema defensivo. O Corinthians, muito qualificado, aproveitou.

Desta vez, Celso Roth carrega sua inegável e visível parcela de culpa. Afinal, substituiu os meias Escudero e Marquinhos no momento em que o time mais precisava trocar passes e conseguir infiltrações: quando o Corinthians estava com um, e depois dois, homem(ns) a menos. Roth "abelou": encheu o time de atacantes e tirou quem poderia lhes passar a bola. Por outro lado, o time terminou a partida com Adilson, Edcarlos, Saimon e Fernando. Não foi por acaso que, no 11 contra 9, as chances de gol foram raríssimas (para não dizer inexistentes), e somente na base do chuveirinho.

O resultado preocupa pela tabela, não pelo jogo. O Grêmio jogou bem de novo e vai, aos pouquinhos, mostrando evoluções. Celso Roth disse que está perto de encontrar o time ideal. O que estaria faltando, então? Defesa e ataque, é a resposta. Desta vez, o mestre em arrumar sistemas defensivos começa a ajeitar o time pelo meio-campo. Fernando, Fábio Rochemback, Marquinhos, Douglas e Escudero, pela segunda vez, fizeram partida consistente. Falta ajeitar a mecânica atrás dos volantes e dar um jeito de André Lima receber mais bolas em possibilidade de conclusão. Suas péssimas atuações não se devem a uma suposta baixa qualidade técnica, mas sim a seu isolamento. Só um excepcional, como Leandro Damião, consegue jogar sozinho.


Comentários

juca disse…
Jogar contra o Curintia é isso. Mas também o Grêmio não se ajuda. Toma dois gols bobos. O 2º eu acho que o Victor poderia ter defendido, já o terceiro teve mão do Liédson e falta no zagueiro do cara que escorou pro Ramon. Já o ataque continua vexaminoso. Brandão pode ter "grife" porque jogou em times de 2ª linha na Europa (e isso já é suficiente pra muitas crianças), porém ele é muito ruim. Espero que a crise miguetécnica do Miralles termine e ele justifique o esforço e a grana gasta com a sua contratação.

O Rochemback tem que sair quando o Gilberto voltar. Tá muito mal também.

Próximo jogo é de "6 pontos". Tem que ganhar do time do Renight de qualquer jeito.
Samir disse…
Derrota doeu dessa vez. Jogamos bem e merecíamos a vitória. Pelo menos estamos começando a ter uma série de boas atuações, o que dá um alento para o futuro. Repetindo essas atuações, e vencemos metade dos times do brasileirão, fugindo do rebaixamento.

Sobre o jogo: a zaga foi mto mal, em especial o Saimon... mas acho que a pessima atuação dele tb se deve a falta de proteção.. ficaram mto expostos... As atuações do Rockembach vem chamando atenção pelo lado negativo: desde que G. Silva ingressou na equipe, e ontem com Fernando, ele caiu e mto de produção. Acho q o fim do losango, alinhando os volantes acabou atrapalhando o capitão gremista, ele parece sem saber onde se postar.

Júlio Cesar é um acréscimo e tanto. E, nesse caso, palmas para Pelaipe, que em uma semana percebeu o que sabíamos desde o início do ano: precisávamos de um lateral!

Sobre domingo: vencer ou vencer.. adversário direto q vem de uma derrota para um inimigo no rebaixamento... Renato q nos perdoe, mas precisamos vencer!
André Kruse disse…
O Roth, de fato, "abelou".

Mas com 2 jogadores a mais eu acho que realmente caberia colocar mais um centroavante.

O errado foi manter a linha de 4 "zagueiros" e tirar os meias que tocam a bola (Marquinhos e Escudero).

Ainda assim, acho que ele não pode ser responsabilizado pelo fato do Rochemback insistir com lançamentos e o Douglas querer driblar tanto