Uma final desacreditada

Parra, um dos destaques do Independiente, marcou ontem

Quando muitos (eu entre eles, abertamente) esperavam a final entre Palmeiras x LDU, eis que Independiente e Goiás chegam à decisão da Copa Sul-Americana. Uma final entre dois dos piores times de seus fortes campeonatos nacionais. Não será a primeira vez que isto acontece. No ano passado, o Fluminense também caía pelas tabelas no Brasileirão e chegou ao vice-campeonato. Em 2007, o medíocre Arsenal de Sarandí foi campeão.

De todo modo, é ótimo ver o Independiente de volta às grandes disputas. Caso conquiste o título, voltará à Libertadores e pode reacender um ciclo vitorioso na história de um clube multicampeão, mas que há oito anos não conquista nada. A vitória contra a LDU, um dos Independientes dos últimos tempos, é altamente significativa. Ainda mais sob as circunstâncias que se apresentavam: eliminação já em Quito, e com goleada histórica.

Mas não custa lembrar: quem venceu ontem e vem vencendo nesta Sul-Americana não é o Independiente que está em 17º lugar no Campeonato Argentino, mas aquele time que ponteou todo o Clausura do primeiro semestre e vacilou na reta final. Não por isso, mas por ser um bom time, que começou mal o Apertura em agosto, e visualizou na segunda competição das Américas a chance de voltar aos títulos. Um Palmeiras argentino, mas mais bem sucedido. Talvez porque seu técnico, Turco Mohamed, tenha muito mais a provar que Luiz Felipe.

A LDU não suportou o caldeirão vermelho de Avellaneda. Difícil imaginar que o Goiás conseguirá, embora tenha conseguido todas as suas classificações fora de casa. Desta vez, os esmeraldinos terão que fazer o resultado em casa no primeiro jogo, algo que não têm conseguido.

Em tempo:
- Na Argentina, há o mesmo problema que no Brasil: o vencedor da Sul-Americana retira uma das vagas à Libertadores. Isto significa que o Independiente poderá alijar seu rival Racing da disputa. Nunca secar foi tão fácil. Newell’s, Banfield e Lanús também torcem pelo Goiás.

- Segunda final Brasil x Argentina na história da Copa Sul-Americana. A outra foi em 2008, Internacional x Estudiantes.

Foto: EFE.

Comentários

Chico disse…
Los Alvos foram eliminados em Quito, pois estava 3 x0 e deixaram o Independiente descontar para 3 x 2.

El Rojo também teve sorte, no final do jogo o LDU quase empatou.

Acredito que o Independiente é o favorito na decisão.

O nível técnico da final da Sul-Americana é assustadoramente fraco.
Vicente Fonseca disse…
Concordo. Tirando a LDU, não ponho a mão no fogo que qualquer um desses quatro semifinalistas passariam de fase numa Libertadores.

A solução, para mim, é simples: diminuir o número de times. O 14º do Brasileirão entrar é brincadeira. Tinham que ser mais quatro E DEU.
samir disse…
O Independiente vai ganhar essa final de qquer jeito. Não vejo como possa escapar esse título deles.