Suspensão ou férias?

A direção do Grêmio faz bem em tomar uma atitude contra Leandro, embora seja um tanto tarde e a medida não seja a melhor. Suspendê-lo das atividades faltando cinco dias para as férias do restante do grupo nem chega a ser punição. Até porque, pelo que tem se falado, o jogador pode retornar em janeiro para a pré-temporada.

O Grêmio apenas oficializa uma postura de repúdio às atitudes fora de campo de Leandro – algo que já havia sido adiantado pelo presidente Duda Kroeff, que se diz decepcionado com o atacante. De fato, Leandro é a pior contratação do Grêmio em anos. Após a Libertadores de 2009, o Tricolor já tentou trazê-lo, sem sucesso. A negociação se arrastou por meses, até que no semestre seguinte ele desembarcou em Porto Alegre a peso de ouro. Não chegou a fazer 20 jogos; nem sequer começou 10 como titular; não fez gol nenhum; nunca atuou em sua posição, o que é culpa mais de Silas que dele próprio; ainda por cima coleciona lesões, e seus longos períodos de recuperação são marcados por escândalos noturnos, em vez do comedimento recomendável.

A suspensão, sem ao menos uma multa, beira o irrisório. Ele continuará na mesma: sem treinar, sem compromissos, ganhando a fortuna mensal que lhe é (in)devida e, agora, sem sequer precisar ir ao clube dar satisfações, bater ponto. Deixá-lo encostado pode até ser ruim na hora de negociá-lo com outro clube, se ainda tiver mercado. Leandro acabou premiado: recebeu uma antecipação de suas férias. Se é que precisa, afinal, anda de férias há um bom tempo. 

Comentários

Lourenço disse…
Eu confesso que fiquei empolgado quando o Leandro veio, achei que era um jogador que se identificaria fácil aqui, além de ser de uma posição (atacante pelos lados) que nós não tínhamos. Mas acho que nem o mais pessimista preveria um ano assim. Eu não lembro de ele ter episódios de indisciplina, sendo que ele ficou três anos no São Paulo, dois sob a custódia do Muricy, jogou em vários grandes clubes. Ou seja, além de tudo, demos azar.
Victor disse…
Deram azar. No Fluminense ele foi MUITO bem em 2005.
Sancho disse…
Uma suspensão nunca é Férias. Como ser suspenso no colégio nunca foi ganhar um dia de folga. Trata-se de um aviso. Aqui, e imagino que no clube também, ninguém imagina que Leandro entenda o recado; mas é a última cartada para ver se contam com ele para a próxima temporada.

Acho que a suspensão veio em boa hora. Toma um gancho de uma semana, e emenda nas férias para ele ter um bom tempo para pensar. Quando janeiro chegar, ele que diga se está disposto a ser um profissional e jogar pelo Grêmio, ou se prefere ir embora.

Se tudo correr bem, precisaremos dele para o difícil primeiro semestre, com Gauchão, Libertadores e o início do Brasileiro.

Mas, mesmo que ele tenha um 2011 excepcional, sua contratação já é um fracasso. Só se reduziria o dano.
Vicente Fonseca disse…
Foi justamente por esse passado dele no Fluminense e no São Paulo que a grande maioria saudou a contratação.

Sancho, é justamente por achar que ele não está nem aí (ou não entender o recado) que imagino que ele possa estar considerando isso como férias antecipadas.
Victor disse…
Vicente, mas embutido no que o Sancho diz, estão algumas implicações legais também, até relacionadas com quebra de contrato unilateral futura por justa causa.

Pegando o exemplo do Flamengo, os jogadores faltavam a treino, brigavam no treino (vide Bruno x Andrade), queimavam a imagem do clube fazendo um monte de merda na rua e tudo ficava elas por elas sem nada, nem uma punição ou advertência.

Quando estourou o caso da Eliza, o Flamengo ficou de mãos atadas por ser conivente com o comportamento de seus atletas. Tanto que não levou adiante a decisão de romper o contrato do Bruno por justa causa.

O Grêmio deu um passo nesse sentido.
Vicente Fonseca disse…
Isso é verdade, Victor. Na verdade, eu não condeno o Grêmio por ter tomado uma medida contra o Leandro. Apenas acho que deveria ser mais enérgica.

Mas tu tem toda a razão.