Quem tem medo da Inter?

Cambiasso evitou empate da Inter com o Twente

Samir El Hawat*
Os colorados que acompanham a temporada da Inter de Milão certamente não. Claro, um time com valores individuais, como Sneidjer, Eto'o, Diego Milito, Lúcio, pode vencer pela capacidade individual deles. Mas esse time que vem jogando, em nada lembra a equipe de Mourinho, campeã de tudo na temporada passada.

A Inter entrou em campo para enfrentar o Twente, adversário direto na luta por uma das vagas para a próxima fase da Liga, pressionada. Na rodada do final de semana pelo italiano, havia perdido para o time do Chievo por 2 a 1. Rafa Benítez, treinador da equipe, há muito já sofre pressão pelo baixo desempenho de seus comandados, e Massimo Moratti, presidente do clube, não costuma dar muito tempo para os treinadores ajeitarem a equipe. Portanto, a vitória era imprescindível, e ela veio. Foi por 1 a 0, sofrido, não pelo merecimento, mas pela camisa e pelos jogadores que tem. No primeiro tempo, a equipe holandesa teve as melhores chances, e merecia ter saído com um gol. No segundo, os Nerazurri acharam um gol numa sobra de bola dentro da área, e garantiram a classificação à próxima fase da Liga.

O time italiano vem sofrendo por inúmeros motivos. O primeiro é o excesso de lesões dos seus jogadores. No jogo de ontem, Benítez teve que colocar em campo cinco reservas. O sistema defensivo foi o mais prejudicado, com as ausências de Samuel e Maicon. Júlio César também não jogou, mas Castellazzi não deu margem a críticas. No meio, Stankovic, que já vinha num rodízio com Mourinho, compromete. A ausência de Thiago Motta, brasileiro, que agora está recuperado e nas próximas partidas deve entrar no time, é sentida pelo sistema defensivo. E, na frente, Eto'o vem jogando demais, mas tanto Philipe Coutinho como Pandev ainda não são jogadores do mesmo nível de Milito, que está fora e deve retornar apenas em cima do Mundial.

Os jornais italianos dizem que Benítez mudou a forma de treinamento, e que este novo método é o responsável por tantas lesões. Milito, Cambiasso, Maicon e Júlio César ficaram de fora por lesões musculares. Não sei se o motivo é o novo sistema de treinamento, o que sei é que a Inter jogou em alto rendimento até o dia 22 de maio, quando a maior parte dos jogadores apenas treinava e, depois, boa parte do seu elenco foi disputar a Copa do Mundo. Isso merece ser levado em conta.

A diferença que vem da casamata se reflete no posicionamento do time. A Inter de Mourinho nunca foi uma equipe criativa. Sua principal característica sempre foi a obediência tática, somada com a capacidade individual de seus jogadores. A de Benítez está sempre mal posicionada. Quem lembra daquele ferrolho montado pelo português, no jogo contra o Barcelona, e agora vê qualquer adversário entrando na defesa dos italianos, percebe a diferença. Mesmo com tantos desfalques (na Era Benítez, a Inter ainda não mostrou, em momento algum, mesmo quando tinha todos os jogadores à disposição,  um futebol convincente), era de se esperar algo, além de muita vontade. Aliás, a vitória de ontem foi na base da vontade. Se por um lado, os jogadores erraram demais, por outro, correram muito. Chegou a ser noticiado que os atletas não estariam se adaptando ao trabalho do espanhol. Isso até pode ser verdade, mas não tiraram o pé pra derrubar o espanhol.

A Inter está classificada. Por ora, Benítez se mantém no cargo, mas a situação ainda é muito instável, e ninguém pode garantir que ele treinará o time em Abu Dabi. Particularmente, acho um erro a mudança. Não sou fã do trabalho do espanhol, mas assino embaixo do que diz Muricy Ramalho: futebol é feito de repetição. Se escolheram Benítez, que se dê o tempo mínimo de trabalho para que possa repetir e treinar os seus comandados.

Internazionale: Castellazzi; Córdoba, Lúcio, Materazzi e Zanetti; Stankovic, Cambiasso, Sneijder (Biraghi), Biabiany (Nwankwo) e Pandev (Santon); Eto'o
Técnico: Rafa Benítez
Twente: Mihaylov; Rosales, Wisgerhof, Douglas e Leugers (Buysse); Brama, Janssen e De Jong; Ruiz, Janko (Landzaat) e Chadli
Técnico: Michel Preud'homme (se jogasse certamente seria o melhor em campo!)



Mais classificados

Na terça, você leu aqui matéria sobre os primeiros classificados para as oitavas de final da Liga. Na rodada de hoje, mais definições, vamos a elas:

Grupo A: A Inter (2º, 10) se junta ao Tottenham (1º, 10), que venceu o Werder Bremen (4º, 2), na Inglaterra. Última rodada serve para definir quem ficará com a primeira colocação. O Twente (3º, 5) já confirmou seu “rebaixamento” para o mata-mata da Liga Europa. O primeiro critério de desempate da Liga é a pontuação nos confrontos diretos. Persistindo o empate, o critério passa a ser o saldo de gols, ainda no confronto entre as equipes empatadas. Mesmo que os alemães empatem na pontuação, fizeram apenas um ponto contra os holandeses nos enfrentamentos.

Grupo B: Schalke (1º, 10) e Lyon (2º, 9), também já estão garantidos na próxima fase, faltando apenas definir quem ficará com a primeira vaga. O Benfica (3º, 6) conseguiu a proeza de perder para os israelenses do Hapoel Tel Aviv (4º, 4), e terá que ganhar do Schalke na última rodada para confirmar a vaga na Liga Europa, sem precisar secar os israelenses.

Grupo C: O Manchester United (1º, 13) já estava classificado, e agora teve a confirmação de que terá a companhia do Valência (2º, 10) após vitória dos espanhois por 6x1 sobre o Bursaspor (4º, 0). Na última rodada, em confronto direto, se o Valência vencer os Diabos Vermelhos, na Inglaterra, ficará com a primeira vaga. O Rangers (3º, 5), que perdeu para o Manchester, vai em busca do título da Liga Europa.

Grupo D: O Barcelona (1º, 11), fora de casa, venceu o Panathinaikos (4º, 2), por 3x0 e com um banho de bola, e confirmou sua classificação. A outra vaga deverá ficar com o Copenhague (2º, 7), que enfrenta os gregos em casa, enquanto o outro postulante à vaga, Rubin Kazan (3º, 6), deixou para se classificar na última rodada, enfrentando os catalães no Cam Nou.

Essas equipes se juntam a Chelsea, Real Madrid, Milan, Olympique e Bayern München, já classificadas. A próxima rodada da Liga será nos dias 6 e 7 de dezembro.

Primeiro jogo das finais...
O Campeonato Espanhol começa a ser decidido nessa segunda-feira, quando Barcelona e Real se enfrentam no Camp Nou. O momento em que as equipes se enfrentam é sugestivo: na rodada pela Liga dos Campeões, ambas deram um show, goleando seus adversários com atuação excelente de seus craques, Messi e Cristiano Ronaldo. Aliás, a temporada 2010/2011 dos dois jogadores vem sendo fantástica. O Real finalmente conseguiu fazer o que o Barça já faz há anos: unir craques com um futebol competitivo. Os merengues lideram o espanhol com 32 pontos, enquanto os catalães estão com 31 pontos. Aposto no Barcelona, unicamente por jogar em casa, mas vejo esse confronto como sendo o mais equilibrado entre as duas equipes em muito tempo.

Foto: Reuters.

*Colaborador especial, escreve todas quintas (ou sextas!) sobre futebol europeu aqui no Carta.

Comentários

Lique disse…
acho melhor assim. chegam os dois mal pro mundial. melhor do que o inter-poa enfrentar um time bom, mas que todo mundo já manja como joga, como era o barcelona de 2006. tudo acontecer, mas apostaria que os europeus levam dessa vez. mal por mal, fico com a equipe muito mais qualificada.

sobre o barça x real, apostei 1x1 no bolão da empresa.

mas acho que ainda existe uma diferença essencial entre os dois clubes: o barça contrata alguns excelentes jogadores (pontualmente, um ou dois por janela, no máximo), mas também tem uma categoria de base que dá DE RELHO no real. jogadores formados no barça foram a base da seleção espanhola campeã mundial. acho que eram 8: pedro, piqué, xavi, iniesta, busquets, valdez, puyol e fabregas. desses todos, só o último não joga pelo clube atualmente (ou seja: mantêm e valorizam suas pratas). e tinha UM formado no real (casillas). sem contar que até o messi é da base do barcelona. é outro nível.

pois: ATÉ O TÉCNICO do barça foi formado na base do clube. não sei se, dos clubes grandes da europa, existe algum tão genuíno quanto o barcelona.
Milton Ribeiro disse…
Obs. quase periférica: que goleiraço foi Preud'homme!!!
samir disse…
Tb não sei Lique, se entre os grandes da Europa existe um clube que tenha tão bons frutos de sua base. No Barcelona essa característica é histórica... e sempre me parece a medida mais acertada, mesmo qdo vcs tem os milhões de Euros para contratar...

E sim, Milton, que goleiro que foi o Preud'homme... foi o melhor goleiro de 1994, ano de Copa do Mundo...
Vicente Fonseca disse…
Comentário extremamente perspicaz, Lique. Faz todo o sentido, muito bem observado.
Lique disse…
valeu, mestre! em resumo, o que diferencia o barça do real é que os jogadores têm amor à camisa blaugrana. ;)