Quem é o copeiro?

O turning-point: gol no fim do 1º tempo pôs o Goiás no jogo

A derrota para o Goiás fecha com chave de latão um ano ridículo do Palmeiras. Não fez cócegas no Paulistão, caiu para o Dragão (que é goiano também) na Copa do Brasil e fazia um Campeonato Brasileiro convenientemente ruim em nome da priorização da Copa Sul-Americana. Agora, não sobrou absolutamente nada. Talvez Felipão e sua convicção de que 2011 pode ser melhor do que foi 2010. Dificilmente será pior.

É preciso, no entanto, valorizar os méritos do Goiás. Um time fraco, fraquíssimo, mas que joga com extrema bravura na Copa Sul-Americana. Adianto que duvido muito que passe por Independiente ou LDU: ambos têm jogado mais que o Palmeiras, e certamente não entrarão com o salto-alto que permeou toda a semana. Desde que Marcos Assunção acertou aquele balaço no Serra Dourada, ninguém cogitou da possibilidade de um crime hoje. Pois é.

O Palmeiras fez seu gol, belo chute de Luan, quando jogava melhor. Continuou superior ao Goiás até o final do primeiro tempo, quando saiu o empate. Um resultado achado, mas que funcionou como uma ducha gelada num Pacaembu nunca preparado para aquilo. Foi o último lance do primeiro tempo. Ali, pela primeira vez, visualizei, lá ao fundo, uma pequena possibilidade de virada. Parecia delírio, e era mesmo.

Na etapa final, o time de Arthur Neto repetiu uma virtude que o têm levado adiante na competição, e até mesmo no Brasileiro, quando empatou com o Fluminense no Rio: organização defensiva. Parece mentira: o Goiás tem, disparado, a pior defesa do Brasileirão. Foram 64 gols sofridos. Mas aqui era a Sul-Americana. E Arthur Neto chegou há pouco tempo, mas o suficiente para fazer de Marcão um eficiente zagueiro pela esquerda, como nos tempos de Atlético/PR.

Entre outros méritos, pois vários jogadores tiveram relativo destaque, dentro das proporções de um time fragilizado, mas que se superou. O 2 a 1 representava o que era o jogo: o Goiás era mais perigoso que o Palmeiras mesmo. O time de Felipão perdia divididas, se afobava, era desorganizado. Confiava em Kleber e Lincoln além da conta. Sozinhos, eles não foram capazes de decidir. Faltou conjunto. Faltou o dedo de Luiz Felipe, que aliás não se viu em momento algum desta temporada.

E aí está a zebra da semana, uma daquelas do ano. Surpreendente é, mas convém lembrar que o Goiás se classificou em todas as fases da Copa Sul-Americana fazendo o segundo jogo fora de casa. Em três desses, venceu a partida como visitante. No Uruguai, contra o Peñarol, segurou uma derrota que o classificava. É menos time que LDU e Independiente, mas pode levar. Como levou hoje.

Copa Sul-Americana 2010 – Semifinal – Jogo de volta
24/novembro/2010
PALMEIRAS 1 x GOIÁS 2
Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (BRA)
Público: 36.410
Renda: R$ 711.429,00
Gols: Luan 33 e Carlos Alberto 47 do 1º; Ernando 36 do 2º
Cartão amarelo: Douglas e Marcão
PALMEIRAS: Deola (5,5), Márcio Araújo (4,5), Maurício Ramos (5), Danilo (5) e Gabriel Silva (5); Edinho (6), Marcos Assunção (5), Tinga (6) (Ewerthon, 41 do 2º - sem nota) e Lincoln (5,5) (Dinei, 32 do 2º - sem nota); Luan (6) e Kleber (5,5). Técnico: Luiz Felipe (4)
GOIÁS: Harlei (6,5), Rafael Tolói (6,5), Ernando (6,5) e Marcão (7,5); Douglas (4) (Felipe, intervalo – 4,5), Carlos Alberto (6,5), Amaral (6), Marcelo Costa (6,5) e Wellington Saci (4,5); Otacílio Neto (5) (Jonílson, 40 do 2º - sem nota) e Rafael Moura (7). Técnico: Arthur Neto (7,5)

Foto: Ricardo Matsukawa/Terra.

Comentários

Zezinho disse…
O Palmeiras está pagando caro por uma má gestão. E isso parece quase uma contradição, visto que essa equipe foi arquitetada por um renomado economista e a parceria da Traffic.

É um elenco muito caro, mas reacheado de jogadores comuns. Um time fraco, que só tem o peso da camisa do Palmeiras e um técnico de ponta.

À exceção de Marcos Assunção, que desde sempre bateu faltas com perfeição, o resto do time é limitado e comum ou tem bons jogadores em fase descendente, como Lincoln, Ewerthon, Kléber e Valdívia.

Um elenco muito caro, para uma equipe medíocre e resultados nulos
Lique disse…
olha, o palmeiras poderia até nao ganhar a sula (eu apostei que ganharia), mas até ontem ninguém jogaria que seria desse jeito. crime fatal, que dá um ânimo louco pro grêmio nos próximos jogos. mas nao vou falar muito por que daqui a pouco o goiás vai pra libertadores e pra segunda divisao.
Lique disse…
incrível como, nos gols do goiás, os jogadores do palmeiras correm para dar condiçao de jogo no último segundo antes do passe. no primeiro, o cara dá condiçao e ainda desvia para o gol.
Vicente Fonseca disse…
Zezinho, acho que o elenco do Palmeiras não é tão caro como em outros anos. A folha deve ficar muito alta por causa da comissão técnica, imagino.

Pois é, Lique. Eu andava descrente com o Palmeiras, porque o time vem jogando mal. Inclusive em Goiânia não mostrou nada de mais. Aí pegou um Goiás com a faca nos dentes e louco pra apagar o ano ruim e caiu fora.

É um time que pode ser campeão. Tem menos chances do que teria o Palmeiras, mas tem chances.
Vicente Fonseca disse…
Aliás: só eu que me impressionei com a comemoração do Carlos Alberto no primeiro gol? Aquilo foi mais que um desabafo, foi com raiva. Foi a primeira vez que senti que o crime podia ocorrer. Lembrou o olho arregalado do Maradona contra a Grécia, em 1994.
samir disse…
A bravura desse time do Goiás, realmente impressiona. Rafael Moura com espírito de He-man mesmo.

E o time do Palmeiras é aquilo que falávamos, inclusive no Carta da última segunda-feira: não há jogada, não há nem organização. Em jogo que nã houve falta para Marcos Assunção, perderam!

O Goiás entra como zebra na final, vitória sobre qquer um dos times da outra chave, será surpresa. Mas a grande merda para os gremistas, nesse momento, é que surpresas acontecem.
Igor Natusch disse…
Bom chegar aqui e ver uma análise séria e ponderada, sem o "uhu-Grêmio-na-Libertadores" que se lê por aí. Se o Goiás matou o Palmeiras, porque não poderia matar LDU e Independiente também? Difícil é, mas era difícil ontem também.

Não há nada de novo em dizer isso, mas parece que o Felipão precisa de uma reciclagem. Time não tem o dedo do treinador, é uma estrutura amorfa e sem nenhuma capacidade de surpreender - exatamente como os últimos times de Luxemburgo, aliás. Mesmo quando ganhou do Grêmio em POA o Palmeiras foi previsível, fazendo gol de bola parada, fechando na defesa e usando o contra ataque. Não é um elenco estelar, mas poderia apresentar um futebol com mais opções - o que não ocorre, na minha opinião, por uma profunda acomodação de Mr. Scolari.
Vicente Fonseca disse…
Samir, pra mim as quatro classificações do Goiás foram surpreendentes. Ou seja: não ficarei surpreso se for campeão. Mas acho que não consegue.

Igor, Felipão terá a chance de provar, em 2011, se está ou não acomodado. Terá bastante trabalho: remodelar um Palmeiras dependente da bola parada do Assunção e cheio de jogadores medianos. Veremos sua mão (ou não) na próxima temporada. Mas eu esperava bem mais dessa: um time que chegasse próximo de brigar pelo G-4 e, fundamentalmente, jogasse mais bola. No primeiro adversário que não fosse fraquíssimo na Sul-Americana, caiu fora.
Zezinho disse…
Vicente, segundo a Revista Placar de Setembro, a folha do Palmeiras é de R$4 milhões/mês, a 5ª maior do País - só perde para Corinthians (contando com o Gordo), Inter, Flu e Santos.

Isso abre um precedente para posterior análise quanto à mudança no perfil dos dirigente tão desejada por alguns especialistas, tipo Juca Kfouri. O que o Dr. Luiz Gonzaga Belluzzo e os ex-esportista Carlos Arthur Nuzman trouxeram de novidades para a gestão esportiva?

Quanto ao jogo, concordo com o Igor. Além disso, ficou a impressão que esse time do Goiás não é tão ruim como sua campanha no Brasileirão faz parecer. Aliás, é mais resultado do que aconteceu fora de campo, com renúncia do presidente esmeraldino em meio ao prélio
Lourenço disse…
Eu detesto pensar e não falar. Passei a semana inteira com a idéia de que esse jogo tava com cheiro de crime. O Palmeiras tem tendência forte a maracanazo, esse time nunca convenceu. Fiasco o trabalho do Felipão, até agora. Mas, na boa, não coloco a culpa nele. A direção do Palmeiras, nas últimas 3 temporadas, contratara e demitira Muricy e Luxa, sem ganhar nada. QUando a Traffic for embora, o Palmeiras cai de novo.
Vicente Fonseca disse…
E vamos combinar: QUALQUER OUTRO técnico cairia depois de ontem. Muricy e Luxemburgo incluídos.
Chico disse…
Chora palmerda cagalhão!
vine disse…
Quando soube do resultado pensei: "Se o Vicente já considerou o Inter 2010 'copero y peleador' na Libertadores, o que dizer do Goiás nessa Sul-Americana?".
Incrível a campanha dessa naba na competição. Ganhou do Grêmio, Avaí e agora Palmeiras fora de casa, e segurou derrota que o classificava fora de casa, e contra um Uruguaio. Difícil achar um adjetivo que enquadre de forma justa a bravura deste time. Me sinto obrigado a torcer enlouquecidamente.