Ponderação, por favor

A última vez que o Brasil deixou de ganhar um jogo em primeira fase de Copa foi em 1998, contra a Noruega. Portanto, é normal que haja reclamações quanto ao empate contra os portugueses. Mesmo assim, enxergar mil problemas no time de Dunga devido ao 0 a 0 de Durban é, no mínimo, precipitação. Não cabe, porém, enaltecer a atuação brasileira por ser um time que soube jogar com a vantagem, que é muito competitivo, que é pragmático, etc. O Brasil teve sérios problemas, especialmente em seu meio-campo, e poderia ter perdido o jogo, tanto no primeiro como no segundo tempo. Defeitos que precisam ser corrigidos – também para isso serve um jogo como o de hoje.

É necessário entender as circunstâncias antes de atirar as pedras. Sem Robinho, a seleção entrou com Nilmar postado de forma muito mais aguda que o titular, que tem sido quase um quinto homem de meio-campo. Mas, ao contrário de aumentar o poderio ofensivo, esta troca acabou colaborando para uma perda no setor de criação. Não se culpe Nilmar, nem se glorifique Robinho: foi uma opção válida. Porém, somando isso à suspensão de Kaká e a entrada de um Júlio Baptista completamente perdido, o Brasil não criou praticamente nada o jogo inteiro. Não houve articulação, tampouco um meia que chegasse batendo em gol.

Carlos Queiroz, sabendo que os brasileiros teriam dificuldades na armação, postou um zagueiro como lateral-esquerdo e o lateral Fábio Coentrão à frente dele, bloqueando completamente as tabelas de Maicon e Daniel Alves pelo lado direito. À frente da defesa, mais um homem de área, Pepe, improvisado de volante. Cinco zagueiros, portanto. Como Michel Bastos voltou a ser uma nulidade pela esquerda e nenhum jogador de meio caía por aquele lado do campo, Portugal atou o Brasil, que só teve três chances claras de gol o jogo todo: um arremate de Nilmar que Eduardo salvou, uma cabeçada de Luís Fabiano para fora e um chute horroroso de Ramires que desviou na zaga e quase enganou o goleiro.

Portugal apostou nos contra-golpes no primeiro tempo. Como o empate lhe servia, arriscou pouco. Cristiano Ronaldo e Simão Sabrosa fizeram um excelente início de etapa complementar, e o time veio junto com eles. Quase marcou o gol que daria a liderança. Mas logo parou de jogar. Os últimos 15 minutos foram de doer. Jogo de compadres mesmo.

Antes que muitos tenham palpitações com o segundo tempo brasileiro, é preciso entender que o time atuou desfalcado de três titulares importantes do meio para a frente (Kaká, Elano e Robinho), e que a necessidade de vitória era pequena. Para que dar o sangue e arriscar perder alguém lesionado para a próxima fase? É uma pergunta que deve ser feita. Entretanto, há outros questionamentos necessários. No primeiro jogo sem Kaká, a seleção deu razão a muitos que pediam um meia-atacante com características parecidas com as suas entre os convocados. Foi um time sem imaginação, sem incapaz de furar o bloqueio lusitano. Tudo bem que o time não tinha grandes ambições, mas bastou o técnico português trancafiar o lado direito para o Brasil parar ofensivamente.

Também é preciso considerar que tanto Daniel Alves como Júlio Baptista e Nilmar não tiveram boa atuação. É difícil que precisem entrar três reservas de uma vez, e mais difícil ainda que os três joguem mal, pois são grandes jogadores, todos eles. Mas, seguramente, se houve algo a tirar deste jogo é que todos os titulares que ficaram de fora não correm nenhum risco de perder o lugar no time, dado o baixo rendimento dos substitutos. E que Dunga precisa pensar em alternativas caso não possa contar com seu camisa 10.

Foto: Pepe e Felipe Melo proporcionaram um dos duelos mais ríspidos da Copa, o único tempero do chocho empate sem gols de Durban (Reinaldo Marques/Terra).

Comentários

Prestes disse…
Dunga vai ter q tentar o Gilberto pelo lado esquerdo nas oitavas.
Vicente Fonseca disse…
Concordo.

Chegaram a sugerir ele de meia hoje no segundo tempo, para botar o Michel Bastos no jogo e equilibrar com o Daniel Alves pelo lado direito. Sou contra, especialmente caso o Daniel Alves jogue. Ia ser um em cada lado do campo no meio e abrir um buracão pelo centro.
Lourenço disse…
Qual foi a contribuição do Grafite hoje?
Vicente Fonseca disse…
Pô, mas o cara jogou cinco minutos!
Lourenço disse…
Exato. E tinha jogado apenas 5 minutos pela Seleção, e o Dunga disse que foi o suficiente para ele ser convocado. Queria saber se esses novos 5 minutos foram suficientes para ele mudar de opinião.

Brincadeiras à parte, nenhum dos reservas agarrou a oportunidade. O time continua o mesmo.
Anônimo disse…
michel bastos foi rediclo.

esse jogo mostrou que faltam opções nesse elenco do brasil, mesmo com todos os polivalentes. falta um cara pra mudar o jogo. o que o kléberson faz ali, na boa?

critérios ok, mas parece que ele convocou jogadores como prêmio pela fidelidade, não com a vontade de ganhar um campeonato. mas enfim, acho que ainda dá pra ganhar tranquilamente, só que com o time titular. esse time reserva tá muito fraco. falta craque, falta um cara tipo ALEX, ronaldinho, pato.

até no gol, falta reserva. o júlio césar tá jogando com uma proteção de esquiador na coluna? mucho loco.

sobrou pau nesse jogo, felipe melo conseguiu ser substituído aos 44 do primeiro tempo. ele, o g.silva, o pepe, o duda, tavam muito pela carniça.
Prestes disse…
O Dunga tinha que ter resolvido antes essa questão da lateral-esquerda.

É muito bizarro ter um jogador que não tem condições TÉCNICAS de estar ali.

Falando nisso, o Brasil piorou muito a saída de bola sem o Felipe Mello, que estava acertando todas as inversões de jogo (mas também estava acertando todas as canelas, uhasdhasuduhasd)
Lourenço disse…
Não sei se o problema é que o Michel Bastos não tem bola. Na verdade, fico em dúvida se Michel Bastos deve ser grato a Dunga, por ter recebido no colo uma Copa do Mundo como titular de presente, ou deve odiá-lo, por ter que ser exposto para o mundo inteiro em uma posição completamente diferente da que joga há quatro anos (e onde, na nova posição, decolou na carreira).
Prestes disse…
Pois é, mas decolar no futebol francês é bem diferente de decolar no futebol.

Tu já tentou assistir alguma partida do camp. francês?? Não consigo ficar mais q dois minutos vendo, é pior que Faustão, uhasasuhdasuhd

E, tipo, problemas para dominar a bola, passar, etc. independem de posição.
Anônimo disse…
outra coisa: ACHO que duda é lateral esquerdo, assim como fábio coentrão. ou seja: o brasil foi com dois laterais direitos e portugal com dois canhotos. mano menezes style.