No último minuto, Lomas de Zamora

Desta vez um placar condizente com a grandeza do Internacional e a força de seu grupo de jogadores. Pegou o líder do grupo, Deportivo Quito, time modesto, mas combativo e tinhoso, e amassou. A goleada classificou o colorado na liderança da chave, evitou um prematuro duelo com o Cruzeiro e enche de moral o time para o Gre-Nal do próximo domingo – que terá um Grêmio desconfiado após a má atuação de Florianópolis (o que não é necessariamente algo ruim).

Esta deve ser a escalação que irá à Argentina. Bolívar é o melhor zagueiro disponível no Beira-Rio, ao menos dentro de campo. Andrezinho ganhou vaga na criação – embora Giuliano pareça ter finalmente acordado – ao lado de D’Alessandro, de boa atuação novamente. O ataque, mesmo longe de ser brilhante, é o possível. Edu entrou e foi expulso, nada mais. Aposto que começa o clássico de domingo, na pretensão justificável de Fossati de poupar alguns titulares para o duelo contra o Banfield.

Evitar o time mineiro é saudável, mas muitos olham para o Banfield com alívio. Não deveriam. Embora sem grande tradição na Copa, trata-se do atual campeão argentino e time muito bem conceituado por lá atualmente. Ganhou o Apertura e neste Clausura é quinto colocado. Mesmo disputando a Libertadores, alcançou resultados importantes fora de casa (venceu River, empatou com Estudiantes e Vélez). Ademais, apesar de escapar do Cruzeiro, os cruzamentos posteriores serão complicados. Após o Banfield, deve vir o Estudiantes. A seguir, São Paulo, Nacional ou Cruzeiro. Só pedreiras. Manter a diferença de um gol e pegar o já tinhoso Alianza Lima talvez fosse melhor. Porém, não há caminho fácil para ninguém, apesar de o lado da chave de Corinthians, Flamengo e Vélez seja mais ameno.

Abaixo, os cruzamentos e as impressões a respeito deles. Os pares de jogos já estão colocados de forma a projetar as quartas (exemplo: o vencedor de Corinthians x Flamengo pega U. de Chile x Alianza, e assim por diante).

Corinthians x Flamengo: jogo mais chamativo das oitavas, por mobilizar as maiores torcidas da América do Sul – cerca de 50 milhões de torcedores no todo. O Corinthians, apesar de líder geral na fase de grupos, ainda está devendo melhor futebol. Entretanto, vem melhor que o Flamengo, que deve trocar de técnico nas próximas horas, mesmo classificado.

Universidad de Chile x Alianza Lima: bom confronto entre dois times pouco cotados no início, mas de tradição no torneio e boas campanhas até aqui (ambos já derrotaram Flamengo e Estudiantes, respectivamente). Muito equilíbrio, mas os chilenos parecem mais consistentes que os peruanos, os quais deverão apostar suas fichas numa boa diferença aberta no primeiro jogo, em casa.

Vélez Sarsfield x Chivas: reprise do duelo pelas quartas de 2006, onde os mexicanos surpreenderam e tiraram os argentinos. Classificado no Mexicano por antecipação, com a segunda melhor campanha da competição, tudo dependerá se a equipe de Guadalajara for a campo com titulares ou reservas, como muitos no México fazem em Libertadores. Mas, mesmo sem empolgar muito, o Vélez é favorito.

Libertad x Once Caldas: confronto entre dois emergentes do futebol sul-americano nos últimos anos. E muito equilíbrio. Os paraguaios ainda não foram devidamente testados nesta Libertadores. Os colombianos, classificados desde a penúltima rodada, têm a altitude de Manizales como aliada – ao menos discursam assim seus adversários. Difícil apostar em alguém.

São Paulo x Universitario: é o brasileiro que pegou o confronto mais ameno nas oitavas. Ainda invicto na Libertadores, o Universitario irá de franco atirador diante do irregular time do Morumbi. São Paulo favorito, apesar do surpreendente bom momento dos clubes peruanos no cenário continental.

Nacional x Cruzeiro: grande jogo. O Nacional cresce a cada ano, e parece sempre mais próximo de voltar a disputar uma final de Libertadores. Priorizou a Copa em detrimento do título uruguaio e mantém-se invicto, líder de um grupo que tinha o campeão argentino e batendo-o fora de casa por 2 a 0. Já o Cruzeiro, vice-campeão da América, é um dos principais favoritos à conquista da taça e passou num grupo complicado, com Vélez e Colo Colo, ainda que em segundo lugar. Leve favoritismo brasileiro. Mas leve mesmo.

Estudiantes x San Luis: confronto mais desparelho de todos. Campeão continental, o Estudiantes parece ainda melhor que em 2009: líder do grupo e do Clausura argentino, tem de longe o melhor plantel do país. Enfrentará o lanterna disparado do Campeonato Mexicano. Seria a maior zebra da Libertadores a eliminação da esquadra de Verón e Boselli.

Internacional x Banfield: muito equilíbrio. O Inter, apesar de pouco empolgar, é time de chegada e tem o respeito da imprensa argentina. Já o Banfield é o campeão nacional e jogará a primeira em casa – no temível Florencio Sola, em Lomas de Zamora, acanhado e que mete pressão. Impossível apontar favorito, mas o primeiro jogo indicará pistas fundamentais. Vencendo bem, os argentinos encaminham a vaga para um duelo doméstico com os Pinchas; alcançando resultado reversível, as chances coloradas aumentam para a volta, no Beira-Rio.

Copa do Brasil
Vai dar Grêmio x Fluminense, Santos x Atlético-MG, quatro jogaços. Quem sobreviver a isto, chegará mais que testado à final. Só sobraram times de Série A. Mais que quente, a Copa do Brasil.

Foto: autor de golaço no comecinho, Andrezinho pode, enfim, estar encaminhando sua titularidade (AFP).

Comentários

Vicente Fonseca disse…
http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=129795

Chorou pra sair. Espera chorar bastante pra voltar e, só então, recontratem.

Mas recontratem.
Lourenço disse…
É paradoxal esse negócio de fazer uma boa campanha na 1 fase da Libertadores para pegar um caminho mais fácil no mata-mata.

A gente olha o Flamengo e concorda com essa teoria. Ficou em último e, portanto, pega o Corinthians. "Bem feito!"

Mas daí a gente olha o Corinthians, que fez tudo certo, ficou em 1º geral, invicto, e vai pegar o...Flamengo.


Ouvi uma informação de que, passando 4 brasileiros para as quartas, o Inter pegaria o São Paulo. Procede?
Vicente Fonseca disse…
Pois é, teria de pegar um brasileiro, para forçar uma semifinal brasileira e evitar uma final nacional. Mas não sei se seria o Cruzeiro. É sempre confuso esse mata-mata da Libertadores.
Jorge Fossati disse…
hola.

vengo acá a felicitar mi gran amigo Lorenzo Fonseca por todo el apoyo y por creer que acá estava sendo hecho un gran fútbol.

gracias, Lorenzo Fonseca, sabes mucho de fútbol.

un gran abrazo del amigo.
Lourenço disse…
Caro Professor,
Obrigado, primeiro, pela audiência. Desde que parastes de ler outros blogs para ficar aqui no Carta, onde ainda há discussão sobre futebol e não mera briga grenal, o time parou de perder.

Saiba que sempre serás elogiado quando o Inter for bem e, quando estiver mal, serás criticado. Aqui, foi assim com seus antecessores. Quando vai bem, vai bem. Quando vai mal, é criticado. Seja quem for. Isso é coerência.

Fico mais tranqüilo que esperastes o jogo de ontem para falar. Isso mostra que vistes que o Inter apresentou melhora no último jogo. Não foste lunático de defender as atuações medíocres na Libertadores e as derrotas vexatórias no Gauchão.

Um grande abraço e continua por aqui, onde ainda há espaço para discussão civilizada e com conteúdo na internet.
Prestes disse…
Pois é, o pessoal comemorou muito o terceiro gol (torcedores). Eu não fiquei tão feliz assim.

Mas vá lá, eles não têm mais time que o Cruzeiro, deve ter sido melhor.

To pensando em invadir Buenos Aires, alguém pilha???
Vicente Fonseca disse…
Buenos Aires? Tô dentro sempre!

Mas não vou no jogo. Fico dando aquela secadiinha comendo uma bela costilla de cordero no Puerto Madero.

hehe
André Kruse disse…
Parece que esse cruzamento nas quartas só vale para os mexicanos.

Douglas absolvido
André Kruse disse…
http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=129835&u=0\

Já não sei mais nada. Conmebol é uma bagunça. Ontem o Inter poderia "escolher" o adversário
Vicente Fonseca disse…
Boa notícia essa do Douglas. Mas o Bruno Collaço não ser relacionado em detrimento de Neuton e JOILSON é brincadeira.

Fortes emoções domingo.
Igor Natusch disse…
Para o Collaço, nosso único lateral esquerdo "de ofício" no momento, não ser nem relacionado, uma das POSSELTBILIDADES é inevitável:

1) o moleque apanha demais da bola nos treinos, ao ponto de sua escalação ser INCOGITÁVEL;
2) Está com alguma lesão desconhecida ou doença infecto-contagiosa de flagrante potencial letal;
3) Neuton é um talento desconhecido, um diamante bruto do setor;
4) Silas é louco, sua comissão técnica é um bando de dementes, os dirigentes são lunáticos perigosíssimos e todos, absolutamente TODOS acham que Joilson é mais opção do que o Collaço o.O
Igor Natusch disse…
E mais. Julgando pelas peças disponíveis, teremos uma escalação com Rochemback e Leandro no meio, Joilson na lateral ESQUERDA e pronto para escalar vários volantes para segurar um heróico 0 a 0. Socorro.
Lique disse…
só golaço no jogo do inter. réver eterno, venha.