Victor e Borges: o poder das pontas

Capão da Canoa

O Grêmio conseguiu algo que nenhum outro clube grande alcançou: venceu seu adversário por dois gols de diferença e eliminou uma data do calendário. Ao lado do tricolor, somente o Atlético-GO, entre os de Série A, passaram adiante de primeira (o outro foi o Bahia, que está na Segunda).

Mais uma vez, entretanto, o time de Silas teve uma atuação cheia de problemas na parte defensiva. A linda de impedimento, recurso que havia sido sepultado no Olímpico desde a saída de Celso Roth, parece voltar a pleno vapor em 2010. Contra o Veranópolis, por exemplo, o time já levou um gol assim. Ontem, não foi diferente. Trata-se de um artifício extremamente duvidoso, que serve para mascarar deficiências de uma defesa fraca. Não fosse por Victor, a classificação não teria vindo.

E por Borges, claro. Oito jogos, nove gols. Um começo de ano que um centroavante gremista não alcançava há 30 anos, quando Baltazar, nos nove primeiros jogos de 1980, marcou 10 vezes. Quando Borges dominou aquela bola na entrada da área, aos 40 do segundo tempo, todos já sabiam como a jogada terminaria.

Douglas voltou a mostrar categoria, fazendo inversões, limpando marcadores com facilidade e dando uma rolada açucarada para Fábio Rochemback marcar o gol da virada. Aliás, este volante, quando simplificou, fez bem seu papel. Inventando, se perde. No meio, o destaque foi novamente para a ótima movimentação de Maylson pela direita, o que segurou Mário Fernandes mais no campo de defesa. Pela esquerda, as subidas ficavam a cargo de Lúcio – e foi por ali que o Grêmio mais jogou.

Mas Silas ainda não acertou a defesa. Em oito partidas na temporada, o Grêmio não deixou de levar gols em nenhuma. É o que falta para este time de muito boa qualidade no setor ofensivo virar uma boa equipe inteiramente. Mais que um volante, o tricolor precisa é de um lateral-direito de alto nível ou um zagueiro de alto nível, ou dos dois. Quem vier primeiro, desloca Mário Fernandes para o centro ou o lado da defesa.

Copa do Brasil
Não pude escrever ontem, mas se o fizesse ressaltaria que, ao contrário dos últimos anos, desta vez a Copa do Brasil deverá ter um nível melhor. Já tivemos um melhora na edição de 2009, e agora a evolução parece que seguirá adiante. Há mais times bons entre os grandes do País que não se classificaram à Libertadores. Nenhum deles ainda pronto, mas todos bons projetos: além do Grêmio, Santos, Fluminense, Atlético-MG, Vitória e Palmeiras despontam como os principais nomes. O Botafogo ainda precisa crescer muito.

Libertadores
Segunda expulsão de Gilberto em dois jogos. A primeira derrota brasileira foi do seu Cruzeiro, ontem, diante do Vélez Sarsfield. Quando Kleber, o Gladiador, “passa tranquilidade” a um companheiro é porque a coisa séria. Numa chave bem equilibrada, que ainda tem o Colo Colo, ao menos um ponto na Argentina seria ótimo. Não veio, devido às circunstâncias, mas não é motivo de desespero. Basta confirmar o fator local no Mineirão.


Carnaval
Este blog não funcionará de hoje até a quarta de cinzas. Não porque sejamos foliões incorrigíveis (eu, ao menos, não sou), mas porque tudo fica com mais difícil acesso neste período quando não se tem internet em casa, e porque, sejamos francos, são pouquíssimos os que entram na internet nestes quatro dias carnavalescos. Entretanto, na quarta-feira, voltaremos a pleno vapor. E sem este ritmo mais pausado do verão.

Comentários

Grêmio precisa acertar contrato vitalício com direito a remuneração, plano de saúde, 18º salário e jazigo perpétuo no João XXIII com Victor, Douglas e Borges! Esses caras não podem sair de Porto Alegre! NÃO PODEM!

De resto, mais uma partida insossa que o tricolor acaba levando a melhor. Ou isso é sinal de copeirismo ou é de sorte. Enquanto a taça não vem, fico com a segunda hipótese, aguardando o dia hecatômbico da nossa eliminação da Copa do Brasil.

Abraço!
Ah, só para constar nos autos:

Avistei hoje Kléber Pereira, no Grelhatus, acompanhado de uma loira, atrolhando o c* de carne.

Entendam essa última afirmativa como quiserem.
Chico disse…
Outra vez o IMORTAL mostrou poder de reação e virou a partida.

O sistema defensivo continua uma vergonha. Time desorganizado e sem jogadas ensaiadas.

Ferdinando e ROCAMBOLE não podem ser titulares.

Ao contrário do time do aterro, o Tricolor venceu e se classificou direto.
natusch disse…
O Rochemback é um caso de jogador que está nitidamente fora de forma e de ritmo de jogo. Em pelo menos três lances ele tentou dar uma carreira, não conseguiu e chegou todo estabanado na bola. Ainda acho que, recuperando uma forma próxima do ideal, ele teria plenas condições de ser titular. O problema é se ele vai conseguir ficar em ponto de bala algum dia...

Não gostei do Maylson ontem. Achei muito disperso, especialmente no segundo tempo. Se bem que ontem quase ninguém jogou nada: a zaga foi horrenda, ninguém cobria os laterais nunca, os dois volantes passaram o jogo todo batendo cabeça, Jonas pouco produziu, apesar de algumas arrancadas... Nesse quadro, é até sacanagem reclamar a sério do guri.

A classificação valeu, e muito. Mas é só, também. Esse time precisa jogar mais - e Silas agora vai ter a chance de treinar, coisa que ele quase não fez desde que começou o Gauchão, sempre no ritmo de dois jogos por semana. Aguardamos ansiosamente por melhorias.

PS1: Rodrigo é baita zagueiro. Se o pulmão funcionar, será titular fácil. Anotem o que digo.

PS2: Grêmio sondando Edilson, lateral direito da Ponte Preta. Seria um belo reforço. E cantei a pedra aqui, antes, em primeira mão! ^^
natusch disse…
E agora entramos em RESSESSO. Só para não perder a VdeP =P
Lourenço disse…
Preocupante o Cruzeiro. Ainda é muito cedo, mas não custa lembrar que não são todos os 2° que passam, apenas os 6 de melhor campanha. Tomou 3 do Velez. Se não der o troco no Mineirão, terá que somar bastantes pontos com o Colo Colo, algo complicado.
Lourenço disse…
Kléber Pereira deve estar se preparando para os concursos públicos no IDC, ao lado do Grelhatus. Nada mais diligente para quem está em fim de carreira. Fred vê maldade em tudo.