Enfim, a prioridade

O jogo de domingo e seu resultado estão diretamente ligados ao jogo de hoje. Mas a recíproca não é verdadeira. Não acredito em qualquer abalo emocional de jogadores que nem entraram em campo contra o Novo Hamburgo por causa da eliminação precoce no Gauchão. Talvez na torcida isto se reflita em uma impaciência, mas não de início, apenas se a vitória não vier ou o time não atuar bem.

Este é o primeiro grande ponto. O Internacional começa hoje a disputar o título que é sua predileção, como de resto para todos os grandes brasileiros e argentinos que começam uma temporada tendo a Taça Libertadores no calendário. Tão importante que o clube abre mão do estadual e até mesmo das primeiras rodadas do campeonato nacional, se for o caso de concomitância de disputa. Isto deve ser assumido e ficar bem claro. Estabelecer prioridades é importante. Mesmo elencos bons têm seus limites.

O Emelec parece ser um bom time. Chegou aqui após eliminar dois adversários respeitáveis: a LDU, no Campeonato Equatoriano, e o Newell’s Old Boys, argentino, na fase preliminar. Inclusive, não perdeu em Rosário, segurando um empate em 0 a 0 no temível Coloso del Parque. Veremos o que pode fazer hoje, no Beira-Rio.

O Deportivo Quito é o campeão nacional. É obsessão dos equatorianos imitar a LDU. Todos sentem que é possível após os dois Maracanazos recentes contra o Fluminense. Jorge Fossati foi sincero e politicamente incorreto ao afirmar que devem constituir difícil oposição apenas na altitude. A derrota de 2 a 0 para o Cerro, em Montevidéu, comprova isso. Este, aliás, o colorado terá a sorte de pegar em Rivera, com maioria de torcida.

Não se trata de um grupo tão fácil, mas o Internacional terá seus atalhos, como este de jogar na fronteira do estado contra os uruguaios. A de hoje promete ser uma das partidas difíceis, além das outros duas no Equador. Vejamos o que Fossati prepara. Impossível ele não ir melhor que em 2009, quando sua LDU foi lanterna do grupo e nem passou de fase. Mesmo com alguns erros de escalação. Hoje é o primeiro dia de Libertadores para os colorados, e a partir desta noite veremos, pelos onze que entrarão em campo, o que Fossati pensa do time para esta competição.

A lista
Confesso que não me surpreende a não entrada de Marquinhos na lista dos 25 que jogarão a Libertadores. Terminou o ano passado em alta, mas perdeu lugar na hierarquia de atacantes, como Leandro Damião. Mas poderia ter entrado no lugar de Walter: jogou menos que Damião até agora e daria mais uma opção de velocidade ao ataque. Seria importante fora de casa. Thiago Humberto, outro preterido, deixa o time com apenas três meias (Andrezinho, D’Alessandro e Giuliano). Das duas uma: ou Fossati pensa que Kleber pode jogar na função em caso de desfalques, ou o time seguirá mesmo neste 3-5-2 com apenas um articulador.

Semiótica vermelha
Bela foto na página 48 de Zero Hora desta terça, de Adriana Franciosi. Abbondanzieri, de braços abertos em forma de “T”. Atrás dele, o letreiro de muro do Beira-Rio com a palavra “história”, e o “t” da palavra coincide com o formato dos braços abertos do goleiro. De fato, história é o que não lhe falta, ainda mais em competições sul-americanas.

Comentários

Igor Natusch disse…
Concordo que os jogadores que entram em campo hoje não sentirão diretamente a pressão pelo placar de domingo. Mas tenho certeza que, se o Inter demorar a dominar o placar, e as jornadas esportivas forem inflando o sentimento de ansiedade já natural no torcedor, teremos sim um ambiente dos mais desagradáveis, capaz de atrapalhar muito os que estiverem no gramado. É como eu disse, comentando a derrota do colorado para o noia: Gauchão é uma desgraça, porque quando ganha só cumpriu obrigação, e quando perde acaba tendo potencial para virar um cataclisma. No caso, como o time do Fossati não anda jogando nada faz alguns jogos...

Mas enfim, Inter é favorito. Mas prevejo um jogo tenso, no mínimo...
Prestes disse…
O Edu é meia, Vicente.

Eu tb não levaria o Walter, mas sei lá, o guri é meio Romário.
Vicente Fonseca disse…
Ah, é verdade. Na real, ninguém sabe bem a posição do Edu. heheh

Excelente e irrebatível argumento para a convocação do Walter.
A não entrada do Marquinhos me surpreende sim. O guri terminou o ano em alta e me parece (não sei se teve alguma lesão) qse não teve chance. O Taison tá naquele joguinho cagado dele, se não der certo esse time vai carecer de mais velocidade. Do meio pra frente não há um jogador com essa característica, todos bons jogadores, mas lentos.

E o Fossati tem de conhecer mto bem esse time do Emelec, então creio que não haverá surpresas, o colorado vence, não acho que será mto apertado.

Mas uma libertadores sem Boca e River não tem graça... (tática gremista para desvalorizar um hipotético mas improvável título colorado!)
Prestes disse…
"Excelente e irrebatível argumento para a convocação do Walter."

uhsahusduhsaddsahudsahuhuhusd

Samir, acho que o Marquinhos tem pouco a contribuir nesta primeira fase. Vai ser melhor pra ele e pro Inter pegar ritmo no Gauchão.

Se ele aproveitar bem o Gauchão, volta pro elenco da Liber nas oitavas (se tudo der certo, heeheheh)
Prestes disse…
Estugarda deu um banho de bola no Barça no primeiro tempo!
Vicente Fonseca disse…
E infelizmente sofreu um infame empate agora a pouco. É o fim do futebol-arte!
Igor Natusch disse…
O ARRODIÃO que o Barça tava tomando tava lindo, mesmo...
Unknown disse…
Garfaram o Olimpiakos aos 47 do 2t.

SIFUDÊ CARAJOOO
Prestes disse…
Era eu, jhsshhjs
Vicente Fonseca disse…
http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-gauchao,2818352,Eraldo-troca-o-Sao-Luiz-pelo-Itumbiara-GO.html

Com essa cai por terra o argumento do Noveletto que os jogadores vieram pra cá por causa das vantajosas propostas. Perder pro Itumbiara não dá.
Vicente Fonseca disse…
Ah, Borges artilheiro do Gauchão 2010!
luís felipe disse…
se tu viu o jogo de ontem, viu que Walter não só não poderia cair fora da lista como está jogando mais que os titulares na sua frente (fora Alecsandro)
Vicente Fonseca disse…
Mas então Kleber Pereira deveria sair da lista, pois há muita superposição (4 centroavantes). Na verdade, sempre achei que Walter deveria constar e KP não, mas nem falei isso no texto porque simplesmente não cogitei que KP fosse ficar de fora, como de fato não ficou. Ele está visivelmente fora de forma e de ritmo e, de fato, jogando menos que Damião, Walter e, claro, Alecsandro.