Douglas, um avanço

O jogo de ontem pode ter sido um marco na vida do Grêmio em 2010. Não pelo resultado de 5 a 1, pela equipe ter finalmente saído na frente ou pelos três gols de Borges. Mas porque a ideia de time que Silas colocou ontem foi a melhor apresentada – e, sem dúvida, a mais perto do ideal possível, dadas as circunstâncias.

Tudo passa pelo meio-campo, mais precisamente pelo ingresso de Douglas. Jogou pouco mais de 65 minutos ontem, ainda está abaixo dos demais fisicamente, mas já mostrou, mesmo assim, uma prévia de suas melhores qualidades dos tempos de Corinthians. Um meia realmente completo: tem drible curto, é criativo, conclui bem (acertou uma virada de sem-pulo que obrigou o goleiro Spada a defesa monumental no primeiro tempo) e ainda fez duas assistências em bolas paradas, algo do que o time andava carente desde a saída de Tcheco. Um jogador diferenciado e, portanto, titularíssimo. Será o centro técnico do time.

O meio-campo do Grêmio precisa de dois volantes e mais Maylson, aberto pela direita. Realmente o guri vem pedindo passagem. Atua com desenvoltura e dinâmica na frente, e combate como um volante quando o time não tem a bola. Jogador moderno, e faz bem ao time também por seu pulmão juvenil. Tendo estes dois, mais Willian Magrão (quando estiver em condições), é só escolher um dos outros volantes que Silas dispõe no plantel, sem precisar necessariamente contratar. Em princípio poderia ser Adílson e, quem sabe, até Fábio Rochemback, que ontem foi bem, sem inventar muito nos passes e marcando com firmeza.

O Grêmio do mundo das ideias, platônico, deveria ser um espelho daquele Corinthians de 2009, com três atacantes, sendo que os dois das pontas ainda comporiam a meia-cancha. O fato é que Jonas, que não sabe jogar longe da área, como pressupõe este esquema, faz quase um gol por jogo e vem atuando com muita confiança. Como Borges é imexível e vem fazendo a diferença como grande centroavante que é, Hugo e Leandro transformam-se em ótimas opções no banco de reservas. Ambos podem substituir tanto os meias como os atacantes. Quando o time estiver precisando de agressividade, por exemplo, Maylson pode dar lugar a Hugo. Num dia em que Jonas estiver bem marcado e se movimentando pouco, entra Leandro. Ou vice-versa.

Claro que o desconto precisa ser dado: a Universidade é muito fraca, e não à toa é o pior time do seu grupo e o mais fácil que o Grêmio pegou até agora. Entretanto, é um adversário que dá uma dimensão melhor do que será a Taça Fábio Koff para o tricolor, pois regula em pontuação com seus adversários. Para quarta-feira, o melhor que pode acontecer para o Grêmio não é apenas se classificar antecipadamente, fazendo 2 ou mais gols de diferença sobre o Araguaia: é repetir esta ideia de time que, mesmo com a fraqueza alheia, deu muito certo.

Ah, claro, falta um zagueiro que solucione de vez os problemas atrás. Maurício e Rafael Marques não são este homem, apenas bons coadjuvantes de um sistema defensivo, no máximo.

Inter 2 x 1 Avenida
O jogo do Internacional de ontem tem suas semelhanças com o do Grêmio de quarta-feira, contra o São Luiz. No calorão porto-alegrense, que superou os 40º C novamente ontem à tarde, havia apenas duas diferenças: o adversário colorado era bem mais fraco que o gremista e não havia o sol escaldante, que é o que faz realmente a diferença num dia quente de futebol.

Por isso, nem dá para levar em conta a preguiça do time, que abriu 2 a 0 com tranqüilidade e até levou certo sufoco do Avenida no segundo tempo. O 2 a 1 ficou de bom tamanho. O Inter está classificado, e Fossati ganha uma opção e dois problemas. A novidade boa é Edu, que entrou e fez gol. Jogador que perdeu espaço com lesões e físico inferior ao dos colegas ano passado, pode acrescentar ao time. Aliás, o técnico colorado surpreendeu ao retirar o lesionado Índio para o seu ingresso ainda no primeiro tempo. Mexeu taticamente no time e mostrou ousadia, ainda que o jogo favorecesse isso.

Robinho
Todos esses grandes jogadores que voltaram ao Brasil em 2009 começaram com gols: Ronaldo, contra o Palmeiras, Adriano, contra o Atlético-PR, e agora, em 2010, Robinho. Gol de letra, de alta técnica, como ele não andava fazendo há tempos. O Santos deste ano poderá sair melhor do que eu supunha inicialmente. Se a gurizada não cair na gandaia e Dorival Júnior seguir desempenhando seu trabalho sério e criterioso, o Peixe pode voltar a disputar coisas na ponta de cima, como há dois anos não faz. Mas, mesmo com a vitória no clássico contra o São Paulo, ainda quero ver mais deste time para me convencer plenamente de que é possível.

Foto: Douglas fez boa estreia e deve solucionar os problemas de criação do Grêmio (José Doval).

Comentários

Faraon disse…
Ah, cara, ainda bem que tu e o Menezes EXISTEM. Alguém precisava fazer algum a coisa contra o Robinho, Menezes com seu poder certamente alertou Dunga, que já espalhou o link do vídeo por toda a Granja Comari e o baniu da Copa. Agora tu efetivou Douglas de titularíssimo, ressaltando a RESSURREIÇÃO da bola parada tricolor. Ótimo ter bons amigos em quem se pode confiar. Se não fosse por vocês, eu teria que ter credibilidade, além de um blog bem acessado & atualizado.
Vicente Fonseca disse…
Puxa vida, até fiquei emocionado agora. Apesar disso, sei que se trata de uma manobra fria e calculista para pegar sempre a cadeira logo à minha esquerda em todos os Cartas na Mesa deste ano.
Poeminha curto e sem métrica:

"Que bom que o tempo dá razão
Para quem defende os meias de ligação
Mesmo tendo na presidência um bundão
Lá vamos nós conquistar este Gauchão"

Foi só fazer o óbvio e nosso time melhorou em doses homeopáticas [ns]. Só falta agora o que vossa senhoria ressaltou, meu velho: um zagueiro que dê segurança ali atrás. Feito isso, é um palmo para o entrosamento e um bom time que possa competir, ao menos, de igual para igual com os outros grandes do Brasil.

Meias de ligação: pratique esta ideia.

Em breve, Pastor Fred e seu sermão.
Vicente Fonseca disse…
Eu não sei o que o Fred anda tomando, mas que ele começou 2010 completamente em chamas, ah, começou!
luis felipe disse…
que espetáculo deprimente essa ex-Ulbra disputando o gauchão. Um estádio vazio, sem torcedores ou patrocinadores, um uniforme totalmente improvisado, jogadores semi-amadores escoltados por ex-lendas do Interior como MARCOS TORA e JÉ.

o clube já não era grande coisa, aí matam e colocam o caixão do cadáver como mesa de jantar no Gauchão, pra todo mundo se esbaldar em cima. Festim Diabólico total.
Pastor Fred disse…
Irmãos em Cristo,

Mal-aventurados aqueles que acharem a nossa vitória de ontem uma ocasião do destino. Pobre de espírito será este homem, certamente um anticristão, talvez um pagão envolvido com os fariseus vermelhos ou com o satanismo do chamado "futebol moleque", este ídolo de ouro dos tempos modernos, que em nada tem a ver com os ensinamentos do Senhor.

Digo-vos, irmãos, que nosso treinador, um grande religioso e pregador das palavras do nosso Pai Todo-Poderoso, foi tocado por Ele lá no fundo (e mal-aventurado e condenado ao mármore do inferno aquele que ligar este enunciado à prática da fornicação proctológica). Contá-los-ei de que jeito aconteceu a iluminação de nosso pastor da casamata, em uma revelação que o Senhor Deus me fez após este vosso irmão entrar em profundo torpor durante a leitura da Bíblia, mais precisamente na Segunda Epístola ao Corinthians, 1:7. Já leram esta passagem, irmãos? É um lindo relato sobre a guerra dos irmãos coríntios, recém-convertidos ao Cristianismo graças ao irmão Luiz Antônio Menezes, contra os fariseus vermelhos, numa espécie de cruzada moderna, vencendo-os em plena Fortaleza do Aterro. Na leitura desta passagem, senti as pálpebras pesarem e caí sobre o Livro Sagrado do Pai.

No torpor, irmãos, encontrei-me em uma coxilha verdejante, e diante de meus olhos avistei três cruzes e um misterioso homem, coberto por uma capa pesada e cujo rosto não revelava. Um monge, certamente. As cruzes estavam posicionadas de tal forma que, vista do alto, pareciam formar um triângulo, e o misterioso homem ficava abaixo da base triangular. Lembrei-me do sacrifício de Cristo no Calvário. Logo após, observei o ambiente ao redor e notei que estava no meio daquele campo aberto, nada havendo ao norte, sul, leste ou oeste. Diante do monge, encontrava-se, observando atônito aquele lugar, nosso treinador. O monge, então, aproximou-se dele e balbuciou algo, revelando-lhe o rosto. O lugar, então, desvaneceu por completo, transformando-se no quarto do irmão Silas, que recém acordava. Era um sonho, um devaneio onírico de nosso querido irmão. Mas mais do que isso: era uma mensagem, uma ordem do Nosso Senhor. Que seu filho, comandante do Imortal, pouco deu importância.

(continua...)
Pastor Fred disse…
Logo depois, avistei no torpor o irmão Silas saindo com seu carro para um retiro espiritual com um amigo evangélico. Revelara a ele, durante o trajeto, que escalaria novamente o 3-5-2 no jogo contra nossos irmãos luteranos. Mencionava a escalação de Hugo na armação e de Ferdinando com Rochemback no meio. Em meio ao trânsito, ao parar numa faixa de segurança para permitir a travessia de uma irmã idosa e imaculada, ressoou no veículo uma voz santa, celestial, feérica, em tom de reprovação:
- SILAS, SILAS, POR QUE ME CONTRARIAS?

O irmão olhou assustado para a janela do passageiro dianteiro, ao seu lado, achando que fosse alguém suplicando por esmola, mas nada havia. O irmão que o acompanhava estava calmo, tranquilo, como se nada tivesse ouvido. Achando que fosse loucura sua, o irmão Silas ignorou a voz, e continuou o deslocamento e o papo. Revelou, também, que pensava na hipótese de colocar Mário Fernandes de volta à zaga, achando um exagero que ele jogasse na ala ou na lateral. Logo após, o carro parou em um sinal, e novamente se ouviu a voz celestial:
- SILAS, SILAS, POR QUE ME CONTRARIAS?

Completamente assustado, o irmão questionou seu amigo se tinha ouvido algo, recebendo uma resposta negativa. Tentou conter o medo, viu o sinal verde e seguiu adiante no trânsito. Então, revelou ao amigo uma aterradora constatação: "acho que o Fábio Santos precisa voltar pra ala esquerda. Vou fazer isso no próximo treinamento". Então, a voz ressoou como um trovão oriundo da abóbada celeste coberta de nimbos negros:
- SILAS, SILAS, POR QUE ME CONTRARIAS????????

O nosso treinador, então, perdeu o controle do carro e o bateu em um poste, a baixa velocidade, o que não resultou em uma tragédia maior. Estava perto de nosso Templo Maior, o Monumental, e tonto, foi pedir socorro aos funcionários. Avistara, então, seu guerreiro recém-contratado Douglas, caminhando entre três seguranças parrudos, em direção ao estacionamento. Parara. Refletira sobre aquela visão. E sentira seu coração sendo tomado pela graça do Senhor.

E então, ele recebeu a iluminação. E compreendeu a mensagem do Pai.

(continua...)
Pastor Fred disse…
E por isso, irmãos, jogamos ontem com três volantes e um meia de ligação. Três cruzes fincadas no meio do campo, para proteger nossa alva meta de todo o mal que possa tentar corrompê-la, e que possam passar toda a graça e gnose ao monge da frente, encarregado de exorcizar os demônios da meta adversária, eivada de todo tipo de maldade que nos aflige desde Pandora, e de pregar a palavra do Todo-Poderoso aos nossos avantes, para que tal palavra possa se converter em gol.

Mas não para por aí a iluminação de nosso treinador, irmãos. Após a nossa gloriosa vitória de ontem, o pastor Silas visitou uma capela na Ulbra, rezou 5 aves-marias, 3 pai-nossos e 1 Credo. Ao fim do Credo, a voz celestial novamente se manifestou:
- Tu, Silas, filho da casa do Imortal, comandante das tropas tricolores, responsável pela pregação de minha palavra às tribos pagãs do Interior da Província de São Pedro e pela aniquilação dos fariseus vermelhos, recebeste a luz hoje, como Saulo recebera há dois mil anos. Hoje, és um novo homem. Hoje, não mais serás reconhecido como Silas. Receberás seu nome característico da Província de São Pedro, um nome trejeitado dos habitantes da Terra Prometida do Sul. Como Saulo virou Paulo, a partir de hoje serás conhecido como... PILAS!

E foi assim que vi, em meu torpor, nosso irmão PILAS receber o toque do Senhor e a graça divina necessária para nossa batalha decisiva no 28º dia deste corrente mês. E é assim que o Senhor nos ensina a povoar nossos campos verdejantes e a purificar nossa alma. Nada de coroinhas imaturos, abismos dividindo cruzes e monges ou cupidos faceiros. Para nossas coxilhas, apenas precisamos de crucifixos que protejam e doutos sábios que difundam a palavra Dele.

Esta é a lição que o Senhor Deus nos ensinou.
Esta, irmãos, é a PALAVRA DO SENHOR!
natusch disse…
O que dizer, depois de tão tocante revelação?...

...



...




...


Amém.
Vicente Fonseca disse…
PILAS.

Fechado está este blog eternamente por todo o sempre.
Chico disse…
A Máquina Tricolor patrolou ontem.

Douglas é o 10 indiscutível. Finalmente temos um batedor de bolas paradas de volta.

Tripleta de Borges. Totalmente descontrolado.

Gostaria de ver o jovem Fernando jogando no lugar do Ferdinando.

O esquema é esse. O lugar do Maylson está garantido.
Chico disse…
Chega de intermediários! Fred para Papa já!
Chico disse…
BOMBA! Luís Alberto está indo para o Boca Jrs!