Saci Pererê em crise de identidade

Chuteiras, caneleiras, calções, camisetas e meias. A equipe do Internacional voltou para o segundo tempo da partida contra o Vitória trajando todo o equipamento necessário para a prática do esporte bretão. Porém, assombrosamente, os onze jogadores voltaram para o campo sem a cabeça, tal e qual a mula do folclore brasileiro. A falta deste órgão mostrou-se fatal, não só pela impossibilidade de dar uma cabeçada em um escanteio, como para o fato de os atletas não poderem usar o cérebro que talvez possuíssem anteriormente.

No primeiro tempo as duas equipes buscavam atacar e ter o domínio da posse de bola, e o Internacional até conseguia ficar mais tempo com a redonda. Boas jogadas eram realizadas de lado a lado, embora as defesas e os dois goleiros estivessem bastante ligados. Com isso, a maioria das chances criadas era em chutes de média distância. Quando os atacantes finalmente conseguiam ficar de frente para o gol, sempre havia um defensor para acossar o chute, além da já relatada boa participação dos arqueiros. O empate era justo, e a sensação era de que com pequenos ajustes o Internacional poderia chegar à vitória.

Foi quando o fato misterioso ocorreu. Eu vi com os dois óio que a terra há de comer. Os jogadores colorados entraram completamente desligados para o segundo tempo. Os dois meias se arrastavam. Os marcadores corriam atrás dos baianos desorganizadamente. Quando a bola era retomada, logo alguém dava um lançamento ao léu. Todos os atletas caíram vertiginosamente de produção em relação ao primeiro tempo.

Do outro lado, o time treinado por Vagner Mancini voltou melhor para a segunda etapa, como é o natural do futebol. Os experientes Ramón e Leandro tomavam conta da Avenida Danilo Silva. Os atacantes Roger e Neto Beirola começaram a aparecer pro jogo, assim como Apodi e Vanderson. O primeiro gol rubro-negro saiu em uma distração fatal de Sandro. Num escanteio cobrado no primeiro pau, simplesmente deixou Uelliton subir sozinho e meter para o gol. Mas também, sem cabeça, de que adiantaria pular?

O segundo gol também sintetizou o que foi o Internacional no segundo tempo. O pênalti sofrido por Roger, embora bastante discutível, só ocorreu porque Índio chegou atrasado na jogada e de forma estabanada, o que lhe é peculiar. O zagueiro colorado também não demonstrou qualquer preocupação com a possibilidade de cometer a falta, pois poderia muito bem ter esperado o atacante do Vitória tentar dominar a bola, uma vez que o lançamento nada foi nada primoroso e dificilmente redundaria em gol.

Sou um defensor da continuidade no futebol e, muitas vezes, apoiei a permanência de Tite quando todos clamavam por sua saída. Porém, acho que só um novo treinador pode dar o ânimo necessário para o sprint final do campeonato brasileiro. O discurso do técnico parece não ter mais impacto no elenco colorado.

Jogadores em má fase técnica que não dão mostras de estarem buscando evolução, quantidade de cartões e pênaltis desnecessários, dificuldades em manter a atenção e bom posicionamento durante todos os noventa minutos são motivos pelos quais considero a troca de treinador essencial para a seqüência do certame. Tite não consegue fazer com que o grupo de jogadores queira ganhar o campeonato brasileiro. Uma prova disso é que os atletas dentro de campo pouco conversam para tentar mudar as coisas e não conseguem reagir psicologicamente a momentos ruins nas partidas.

- Em tempo: um escândalo o gol de mão marcado por um jogador do Paraná Clube, em partida ocorrida hoje à tarde contra o Ceará. O responsável pelo quadro de árbitros já informou que Charles Hebert não apita mais este ano. Entretanto, o caso precisa ser investigado na esfera criminal. O Ceará atualmente ocupa a última vaga à Série A, posto cobiçado por várias equipes mais poderosas economicamente que vêm logo atrás.

Campeonato Brasileiro 2009 – 25ª rodada
19/setembro/2009
VITÓRIA 2 x INTERNACIONAL 0
Local:
Barradão, Salvador (BA)
Árbitro: Alicio Pena Júnior (MG)
Público: 19.033 pagantes
Renda: R$ 388.620
Gol: Uelliton 14 e Roger 31 do 2º
Cartão Amarelo: Taison, Índio, Alecsandro e Uelliton
VITÓRIA: Viáfara (7), Apodi (6), Wallace (6,5), Fábio Ferreira (6) e Leandro (6,5); Vanderson (6,5), Uelliton (6) (Bida, 38 do 2º - sem nota), Leandro Domingues (5,5) (Magal, 18 do 2º - 6) e Ramón (7); Neto Berola (6) e Roger (5,5). Técnico: Vagner Mancini (6,5)
INTERNACIONAL: Lauro (6,5); Danilo Silva (5), Índio (5), Fabiano Eller (6) e Kleber (5); Sandro (4,5), Guiñazu (5,5), Andrézinho (5) (Marquinhos, 34 do 2º - 5) e Dalessandro (5) (Vagner Libano, 20 do 2º - 4); Taison (5) (Edu, 29 do 2º - 5) e Alecsandro (4,5). Técnico: Tite (4)

Comentários

Lourenço disse…
Não vi o jogo. Só os gols e os relatos, como o texto do Carta.

Sobre o Tite, não morrerei abraçado com ele, e também já me posicionei, rodadas atrás, no sentido de que, mesmo não sendo o grande culpado, achava que não conseguiria reverter.
O problema é que eu acho que respinga na direção. Fernando Carvalho é que deu a dura em todo mundo, e aparentemente deu certo. Só que isso só se faz uma vez. Se em dois meses, voltamos a dizer que um time com 43 pontos com chances claras de ser campeão não consegue ter ânimo, é porque o discurso dele não está dando certo. Isso pode ser um sinal de alerta para o Fernando Carvalho também.
Prestes disse…
Claro, mas ele não vai pedir pra sair, hsdhushusdhushu
Vicente Fonseca disse…
Não acho que a saída do Tite vá ajudar a 13 jogos do fim. Para o ano que vem já não digo, mas trocar agora, na reta final, me parece um risco grande. Se o Inter tivesse de trocar técnico, teria sido lá atrás, quando perdeu o Gre-Nal, por exemplo.

Sobre o jogo: Mancini ajeitou o Vitória. Time muito bem treinado, toque de bola envolvente. O primeiro tempo foi parelho com o Inter tendo chances um pouco mais claras, mas o segundo foi um passeio. Mesmo assim, quando estava 0 a 0, Kleber perdeu chance de ouro. Em jogo difícil assim, não pode. Aliás, é um desperdício vê-lo retraído para cobrir, do lado oposto, as fragilidades ofensivas do Danilo Silva.
Vicente Fonseca disse…
Ah, quanto ao pênalti. Na hora, achei claro, no replay repensei minha posição. Achei um do primeiro tempo, em que o Kleber calçou o jogador do Vitória, mais pênalti. E acho que deu pro Índio. Já é reserva, mas o ciclo dele está se encerrando. Acho que é sua última temporada no Beira-Rio, ou talvez devesse ser. Hoje se atrasou não só no pênalti, mas em várias outras jogadas. Até perdia na velocidade pro Ramón, que tem 36 anos.
natusch disse…
Só queria frisar que o primeiro parágrafo desse texto é simplesmente SENSACIONAL. Que começo fantástico, é impossível não ler todo o resto depois desse belíssimo gancho. Parabéns, Prestes \m/
Anônimo disse…
não achei penalti, o do indio.

e nunca tinha visto um gol de mão onde a mão tivesse tão longe da cabeça do goleador. incrível. mas não acho que tenha a ver com esfera criminal, acho que foi ruindade do juiz, mesmo.
Saulo disse…
O Inter perde mais uma chance de subir mais na tabela.
Vicente Fonseca disse…
O gol de mão do jogador do Paraná é um verdadeiro absurdo. Daqueles que se eu fizesse numa pelada pediria pra anular, de tanto constrangimento.
natusch disse…
Assisti ontem de madrugada ao lance em questão. Um escândalo, é inconcebível que o juiz não tenha visto a mão no lance - e ainda pior que, não tendo visto, converse com a auxiliar que anulou o lance e MESMO ASSIM confirme o gol. Parece até pegadinha de tão grotesco que foi o lance, nem precisa de replay para ver a dimensão da lambança do juiz.

Aqui tá meio úmido o tempo, e deve chover logo. Coitada da minha RENETE (VdeP eterna!)...
Prestes disse…
Valeu, Natusch!

O que torna totalmente suspeito o gol de mão, foi o fato de o assistente assinalar e o juiz dar de ombros.

E o pior é que uma derrota como essa que sofreu o Ceará pode gerar um desânimo, uma instabilidade emocional. Ser roubado na cara dura é um golpe forte. Acho que mataram o Vovô nesse Série B.
Prestes disse…
Sobre o Tite, Vicente. É o seguinte: racionalmente não faz sentido mesmo demiti-lo, o treinador que viesse não conseguiria imprimir seu estilo até o fim do campeonato.

Porém, a esperança é de que, com treinador novo, os jogadores voltem a ter concentração. Se tu fores ver, o Tite também não definiu um padrão de jogo até agora, e mesmo assim a qualidade técnica do elenco tem conseguido bons resultados.

O que falta pro Inter é concentração.
Lourenço disse…
Sei lá, eu estou com Vicente nessa. Tirar o Tite agora é loucura. Se conhecemos essa direção do Inter, eles estão interferindo na escalação, no vestiário. Está todo mundo junto, botar alguém aí a 13 rodadas do fim é irrazoável.
Prestes disse…
"Sei lá, eu estou com Vicente nessa. Tirar o Tite agora é loucura."

Percebam, vocês são gremistas, hsahuadshuasdhuasdhuasdhuashuasuasdhahsu
cara, dá vergonha de ver esse time jogar. sem mais.
Vicente Fonseca disse…
sdahsdajsad

Mas olha Prestes, como gremista a coisa que mais quero é ver o Inter trocando de técnico na reta final do Brasileirão. Mas ok, os argumentos que tu expôs são bem razoáveis, porém entendo que seria errado. Já passou a hora de trocar de técnico, era lá atrás.
Felipe disse…
A causa da derrota de ontem começa com T, termina com E, tem 4 letras e a segunda letra é I.

Mas não é Tite, é time! Assim como no jogo do Cruzeiro, o Sandro não marcou ninguém, deixando o Guiñazu sozinho a marcar no meio e expondo a zaga, que foi o que o Inter teve de melhor ontem. Dessa vez o ataque não funcionou e D'Ale e Andrezinho se arrastaram em campo. Espero que contra o Flamengo o time tenha uma atitude completamente diferente.

O Tite não é nenhum Ênio Andrade, mas também está longe de ser um Gallo. Trocar agora só vai piorar as coisas.

Ah, não foi penalti do Índio, o cara se jogou.
Vicente Fonseca disse…
O Tite não é nenhum Ênio Andrade, mas também está longe de ser um Gallo.

Haha, boa definição!

Só discordo que a zaga tenha ido bem, achei que o Índio foi comprometedor.
Prestes disse…
"Mas não é Tite, é time!"

Se o teu defensor não pula num escanteio, falta quem mantenha o time concentrado.

Se o teu zagueiro toda hora chega atrasado, comete indisciplinas em todas as partidas, falta comando.

Se o teu atacante não faz gol há meses e não dá sinal de aprimoramente, falta comando.
Chico disse…
Amarelaram de novo!
Vicente Fonseca disse…
Concordo que o Tite tem culpa, não se pode eximi-lo de forma alguma. Só não acredito que trocar de técnico agora resolva.
Lourenço disse…
Eu concordo com a idéia geral do raciocínio do Prestes, mas tem que ter calma nessa análise. Se começar assim, tudo, méritos e culpas, vai acabar no técnico. O gol do Vitória é culpa do Sandro e ponto. O Tite não precisa dizer para ele que ele tem que pular. Daqui a pouco, vamos estar creditando os gols de falta do Andrezinho ao Tite, porque ele está se aprimorando porque tem comando.
Felipe disse…
Não disse que a zaga foi bem, disse que foi o que o Inter teve de melhor.

Se precisa que o técnico lembre o jogador de pular a cada escanteio o Inter deveria contratar a Mary Poppins, pois os jogadores devem estar precisando de uma BABÁ! Não estou eximindo o Tite de culpa, não sou defensor dele, mas colocar toda a culpa nele é ridículo!

Os caras ganham uma nota, tudo em dia, trabalham em uma das melhores estruturas do futebol brasileiro e quando não jogam nada a culpa é do técnico??? Não me adimira que não estejam se esforçando, toda a pressão está sobre o Tite! Os jogadores tem que sentir a pressão também!