O resultado, acima de tudo

Não chegou a ser o primeiro jogo onde o Grêmio enfrentou adversidades, pois aquele de Santiago teve clima igualmente inóspito ao tricolor, pela pressão da torcida. Mas Caracas é a primeira parada desta Libertadores onde o tricolor teve de demonstrar resistência além de futebol. Aliás, futebol é o que menos se viu esta noite no Estádio Olímpico da capital venezuelana.

É bom ressaltar este aspecto, que influiu diretamente no andamento da partida. O resultado foi o que o Grêmio melhor conseguiu hoje à noite. O gramado, de fato, era até pior do que se pensava. O Caracas, mais acostumado ao campo, nem fez cerimônia: desde o primeiro minuto, buscava apenas os levantamentos para a área como única forma de agredir o time gaúcho. Logo no começo, Cichero subiu enquanto a defesa tricolor ficou parada e fez 1 a 0, para explosão de alegria da torcida rubro-negra.

A pressão era forte. Atônito pelo começo alucinante do time da casa, o Grêmio demorou a se encontrar na partida. Visivelmente nervoso e perdido, o time de Autuori insistia em tentar tabelamentos e trocas de passe quando isso era quase impossível. Como a bola quicava loucamente na cancha, a diferença técnica entre os times passou a importar pouco. Embalado pela torcida e pelo gol cedo, sobrou disposição ao Caracas. Mesmo que jogasse pouco, marcava os gaúchos com força e eficiência.

Difícil era que o time da casa mantivesse o ritmo no segundo tempo. Os primeiros 15 minutos do Grêmio na etapa complementar foram horrendos. Sem conseguir encaixar ataques e sem retenção na frente, o Caracas era mais perigoso e perdia chances, algumas por desatenções e/ou displicência da defesa. Mas cansou, como era previsto. A entrada de Alex Mineiro no lugar de Jonas deu uma jogada na frente, um tabelamento, uma possibilidade de pensar. O time foi ocupando o campo adversário e empatou, com Fábio Santos aproveitando de cabeça uma falta bem batida por Tcheco.

Aí, o momento varzeano. Subitamente, liga-se o sistema drenagem do Estádio Olímpico de Caracas, tipo aquelas que ajudam a regar o jardim de casa. Detalhe: apenas no campo de defesa do Grêmio, tornando-o escorregadio e propenso a chutes de longa distância. Fora isso, o tricolor ainda enfrentou a impossibilidade de aquecer seus reservas em local onde não fossem arremessados objetos neles e, ainda por cima, a arbitragem nitidamente caseira do uruguaio Roberto Silvera.

O Grêmio jogou pouco, quase nada. Em momento algum esteve perto de jogar bem. Talvez não pudesse fazer muito mais mesmo, pelos problemas que indiquei. O Caracas, aliás, foi o menor dos problemas. Mas há que ressaltar o espírito de luta do time, que diante das várias dificuldades enfrentadas conseguiu arrancar um ótimo resultado, que o deixa à beira das semifinais. Em Porto Alegre, no Olímpico de grama sem pedregulhos, ficará mais evidente a diferença de qualidade entre os times. O próprio empate de 1 a 1, diante de tantos descontos que possam ser feitos, já é um indicativo disso. O lado ruim da noite foram os erros de posicionamento nas bolas paradas, algo até então inédito na exitosa campanha da equipe nesta Libertadores.

Taça Libertadores da América 2009 – Quartas de final – Jogo de ida
27/maio/2009
CARACAS 1 x GRÊMIO 1
Local:
Olímpico, Caracas (VEN)
Árbitro: Roberto Silvera (URU)
Público: não divulgado
Gols: Cichero 1 do 1º; Fábio Santos 29 do 2º
Cartão amarelo: Figueroa, Castellín, Tcheco, Léo e Ruy
CARACAS: Vega (5), Romero (5,5), Barone (6), Rey (6) e Cichero (6); Vera (5,5), Piñango (5,5), Figueroa (5,5) (Guerra – 5) e Gómez (4,5) (Escobar – 5); Rentería (5,5) (Prieto – 5) e Castellín (5). Técnico: Noel Sanvicente (5,5)
GRÊMIO: Victor (7), Léo (5), Rafael Marques (5) e Réver (5,5); Ruy (6), Adílson (5), Tcheco (5), Souza (5,5) (Túlio – sem nota) e Fábio Santos (5,5); Jonas (4) (Alex Mineiro – 5,5) e Maxi López (5). Técnico: Paulo Autuori (5)


Foto: Juan Carlos Hernández/AP

Comentários

Felipe disse…
Não vi esse jogo por motivos óbvios, mas quando mostraram os gols do jogo e apareceu aquela faixa enorme da COLIGAY, chorei de rir.
André Kruse disse…
Muito boa a tua análise.

futebol é o que menos se viu esta noite no Estádio Olímpico da capital venezuelana.Justamente por isto foi que eu não fiquei tão revoltado com a atuação do Grêmio.

Inaceitavel mesmo foi tomar um gol de bola para com um minuto de jogo.
Lourenço disse…
Colocar a faixa da Coligay no estádio do Caracas = resumo da participação colorada na Libertadores

Não gostei da atuação do Grêmio, sobretudo no primeiro tempo. Levar gol no primeiro minuto me lembrou aquele Cruzeiro x Grêmio do ano passado. Simplesmente inaceitável. Temi que a falta de atitude que critiquei no Grêmio em alguns jogos da primeira fase fosse nos comprometer. O estádio (mais amplo que o campo) estava impróprio para futebol, mas o Grêmio demorou demais para entrar no jogo.
Gol do Grêmio semelhante ao que fizemos contra o Atlético. Impressionante a bola do Tcheco, ele também bateu uma igual no último grenal (bola cabeceada na trave).
augusto g. disse…
o mais irritante é que absolutamente NINGUÉM pulou pra tirar aquela bola no gol do caracas. parece que tavam dormindo em campo ainda.

o gol do tcheco foi uma maravilha. sim, pq o gol foi dele. retardou a cobrança e achou um cone livre por trás da zaga.
Lourenço disse…
Para mim, o Victor falhou no gol. A zaga também não estava bem posicionada, mas aquela bola pode ser socada, e a posição que ele ficou, no meio do gol, meio encolhido, nunca é a correta.
luís felipe disse…
mas olha só, Lourenço: o Victor tinha um CÂNION na sua frente. Ele não sabia onde pisar, nos outros melhores momentos isso ficou claro, rolava um medo de torcer o pé ali. O cara está frio, a pequena área é uma temeridade e a falta é antes da linha de fundo, podendo pegar em qualquer um antes de achar o goleiro. Tem que ser meio maluco pra sair naquela bola.
Faraon disse…
Acho que o jogo de ontem deve ser completamente ignorado, em todos os sentidos. De verdade. Jogo ruim, duas equipes ruins, campo ruim, estádio ruim, juiz ruim e, pra completar, A PIOR TRANSMISSÃO DA HISTÓRIA DA RBS, com flashes idiotas do jogo do Inter durante todos os momentos relevantes do jogo em Caracas. Totalmente impróprio. Único lance futebolístico foi mesmo a cobrança do Tcheco, porque nem a cabeçada do SEIS (não falarei mais seu nome) foi digna e, pra piorar, foi FRANGO daquele goleiro horroroso.
Lourenço disse…
Melhor comentário da transmissão da RBS:

Souza cobra a falta, que sobe, faz uma curva por fora, procurando o gol. A bola bate na quina entre a trave e o travessão. E o comentário:
- É, estávamos dizendo que esse goleiro não passa segurança
André Kruse disse…
A PIOR TRANSMISSÃO DA HISTÓRIA DA RBSRBS ficou com medo da Band e da reação da torcida do Inter.
André Kruse disse…
Faraon, tu já é "sósia" do David Coimbra, deixa o Paulo Santana pra outro.

Brincadeira, não gostei do time ontem também, mas o gramado foi uma bela (e verdadeira) desculpa
Vicente Fonseca disse…
O pior da transmissão da RBS foi que eles cortavam do jogo do Grêmio sempre quando alguém estava atacando, parecia de propósito. Aí, o Inter bate uma falta, no rebote o cara entra livre e o narrador diz "tudo controlado pelo Coritiba". Como assim?

Até agora não vi direito a falta que originou o gol gremista. Mas não botei no FX porque deu AZAR. Quando o Caracas, a única providência que eu podia tomar era trocar de canal. hdshdss
André Kruse disse…
Colocar a faixa da Coligay no estádio do Caracas = resumo da participação colorada na Libertadores http://lh5.ggpht.com/_W6uae2u81Ks/Sh4h7yFDvlI/AAAAAAAAAS4/hv6pmvSshuo/s640/COLORADO%20TD%20PUTO.jpg

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=2&local=18&template=3948.dwt&section=Blogs&post=185958&blog=30&coldir=1&topo=3994.dwt
Vicente Fonseca disse…
Olha, eu pensei que pudesse ser coisa de colorados, mas achei que seria paranoia demais de minha parte.

André, como sempre, um cometa nos links. Hehe.
Gustavo disse…
Vicente, viste o mesmo jogo que eu. Gremio mal, não não pior do que o gramado.

Tricolor esmagará na volta. Estarei presente.
natusch disse…
Achei baixa a nota para o Tcheco, que para mim jogou muito melhor do que o Souza e foi superior ao Ruy, também. Aliás, foi o único jogador de linha minimamente produtivo no primeiro tempo tricolor - e não bastasse isso, cobrou a falta do gol como se fosse com a mão.

Resultado EXCELENTE. Gramado de várzea (com direito a irrigação durante o jogo, só do lado gremista, diga-se), juiz localista, gandulas foram passear, catimba pegando, gol contra nós logo no início... E mesmo assim saiu um empate, e o Caracas não jogou nada também, convenhamos. Terminei a partida CONTENTE com o resultado, e ainda mais convicto de que estamos muito vivos na luta pela taça. Temos problemas para acertar, mas agora o Autuori vai ter tempo para isso.

E uma coisa: não sei se é reflexo do momento do co-irmão, mas parte da torcida gremista anda numa amargura de dar tristeza, vergonha até. Li comentários por aí que pelamor... Parece até que o Caracas perdeu de nos dar uma goleada histórica (como o gênio Wianey Carlet parece ter dado a entender no Sala de hoje), que nada presta e que temos que colocar os JUVENIS em campo, porque com esse time não vai dar. Menos, pessoal, MUITO MENOS.
Vicente Fonseca disse…
Acho que o Tcheco produziu pouco e pediu pra ser expulso em determinadas horas. Por isso baixei-lhe a nota, apesar da assistência pro Fábio Santos ter sido maravilhosa.

Acho que Souza e Ruy foram mais lúcidos. Aliás, até gostei do Ruy ontem, melhor que nos últimos jogos. Mas acho que todos estiveram mais ou menos no mesmo nível, que não foi lá muito alto, diga-se.
Vicente Fonseca disse…
Aliás, boa troca do Autuori ao por o Alex Mineiro. O Herrera não conseguiria jogar em velocidade naquele campo, enquanto o Alex é mais técnico. E pôs do lado do Maxi, como eu ainda tenho curiosidade de ver.
natusch disse…
Baixar a nota eu entendo, mas ele ter nota MENOR que o Souza - que para mim foi praticamente um CONJUNTO VAZIO ontem - não consigo concordar. Tcheco fez ótimas jogadas (inclusive entrando a drible na área venezuela mais de uma vez), fez bons passes, correu bastante, ajudou muito na marcação... Para mim, foi o melhor gremista em campo, sinceramente.

Concordo que o Ruy foi muito superior ao que anda sendo, o que é um sinal animador de que, talvez, volte a ser o bom jogador do começo da temporada. Torceremos.
Vicente Fonseca disse…
Respeito tua opinião, Natusch. Mas note que, num jogo onde a bola parada ganhou importância ainda maior que normalmente, o Souza foi um jogador que chamou faltas (inclusive a do gol), bateu outra na trave, se deslocou bastante, enfim. Tudo isso num gramado que prejudica ao extremo seu estilo de jogo veloz e de carregar a bola.
natusch disse…
O "conjunto vazio" foi provocação barata, admito =P
André Kruse disse…
parte da torcida gremista anda numa amargura de dar tristeza, vergonha atéTenho a mesma sensação
Vicente Fonseca disse…
Eu também tenho essa impressão.
André Kruse disse…
Eu também não mudei para o FX para não dar azar (mentira, deixei na RBS porque eles tinha um reporter em campo).

Contudo no final do jogo fui obrigado a mudar. Os caras estavam torcendo bastante, falando coisa do tipo "sem falta", "sai Victor"
André Kruse disse…
Quinta-feira, 28 de maio de 2009
Denúncia: print do Inter é uma farsa

Nos comentários do post anterior, recebemos inúmeras denúncias de que o print do tópico da comunidade do Inter no Orkut é falso. Segundo os colorados, é uma montagem feita pelos gremistas para tentar incrimar a torcida do Inter.

Obrigada aos internautas que alertaram, em especial ao Fábio que deu indícios reais da farsa. O post em questão foi retirado do ar a pedido de internautas.
http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=186148&blog=30&coldir=1&topo=4238.dwt
Anônimo disse…
Eu, vendo os lances após o jogo, fiquei com a impressão que o Grêmio escapou de tomar uma goleada histórica. Acho que o Wianey também só viu esse compacto... :P
Souza, no primeiro tempo, foi um dos poucos que mostrou lampejos de buscar o jogo e tentar criar jogadas. Tcheco foi bem no jogo, driblando na entrada da área e buscando os atacantes, mas concordo com o Vicente: no primeiro tempo, ele errava passes bobos e fazia insurgir a velha xiliquenta de outros anos, correndo risco de ser expulso, ainda mais contra esse árbitro descaradamente caseiro.

O bom agora é que teremos três semanas de folga da Liber pra acertar alguns problemas que o time enfrenta, como a marcação do meio-campo.

Gremista amargo que vá assistir o futebol doce da beira do lago degustando morangos e amendoins.