Mais um na briga

O Palmeiras passou por sua valentia e abnegação; o Colo Colo caiu por sua covardia. Mesmo que o jogo fosse em Santiago, que os paulistas precisassem da vitória, que os chilenos contassem com a expulsão de Marcão, nada disso impediu a vitória palmeirense. Os donos da casa, com toda esta vantagem, desistiram do jogo. Nunca fizeram questão de ganhá-lo. Pelo contrário, retraíram-se ainda mais. E pagaram um alto preço.

Mas quem pagava os pecados da péssima atuação no jogo de São Paulo era o Palmeiras. Mesmo dominando o Colo Colo no primeiro tempo, cansou de perder gols. Keirrison realmente não anda de bem com as redes. O esquema 3-6-1 de Luxemburgo dominou a equipe chilena nos 45 iniciais. É claro que a lesão de Macnelly Torres logo aos 13 minutos facilitou muito. Sem ele na criação, Pierre e os zagueiros puderam dar atenção redobrada a Barrios, que, pouco abastecido, mal pegou na bola. Dada a tranquilidade defensiva, foi partindo para cima que o controlou o jogo. Diego Souza levava perigo, Souza tinha atuação com personalidade. Mas ainda faltava o gol.

O segundo tempo, porém, veio anunciando a desclassificação. A entrada de Willians no lugar de Wendel, em vez de aumentar o poder de fogo, piorou a consistência da equipe. Sem o meio recheado da etapa inicial, o Palmeiras viu um Colo Colo mais agressivo tomar conta do jogo. Eram poucas as chances de gol, mas os avanços palmeirenses eram bem mais raros. A seguir, a expulsão desnecessária de Marcão, melhor zagueiro do verdão até então, dava a entender que só no heroísmo a vaga viria. Diego Souza e Pierre, jogadores importantíssimos, ainda saíram lesionados.

O Colo Colo relaxou, arrefeceu a pressão inicial do segundo tempo e passou a administrar perigosamente a vantagem. O Palmeiras, que nada mais tinha a perder, veio para cima. Os gols perdidos voltaram a aparecer. O azar nas conclusões levava a crer que a vaga não deveria vir por uma questão de destino, mesmo. Mas o balaço inapelável de Cleiton Xavier aos 42 minutos, no ângulo de Muñoz, mudou tudo. Um gol que lembrou China, em 1983, na altitude de La Paz. Nos minutos finais, a valentia paulista foi premiada com a vitória e a suada classificação às oitavas.

Um adversário deve vir pela frente. E será jogo duríssimo. Esta classificação dramática fortalecerá muito o Palmeiras, time ainda jovem, mas clube acostumado à Libertadores. Há recursos técnicos, apesar de o time ainda não parecer pronto para ganhar a competição. Mas ninguém ouse duvidar do verdão. Uma vitória assim faz o time crescer demais para um mata-mata, dá uma confiança inestimável. Se o adversário das oitavas for mesmo forte e ainda assim for batido, surgirá no Palestra Itália um dos mais sérios candidatos ao título. Poucas vezes Luxemburgo teve uma jornada tão copeira como a desta noite, no Monumental de Santiago.

Taça Libertadores da América 2009 - 1ª Fase - Grupo 1 - 6ª rodada
29/abril/2009
COLO COLO 0 x PALMEIRAS 1
Local: Monumental, Santiago (CHI)
Árbitro: Carlos Torres (PAR)
Público: 31.038
Gol: Cleiton Xavier 42 do 2º
Cartão amarelo: Caroca, Figueroa, Millar, Maurício Ramos e Willians
Expulsão: Marcão 17 do 2º
COLO COLO: Muñoz (6), Figueroa (5), Mena (5,5), Riffo (4) e Salcedo (5,5); Sanhueza (5), Melendez (5,5) (Jara, 18 do 2º - 5), Millar (4,5) e Torres (sem nota) (Caroca, 16 do 1º - 5); Carranza (5) e Barrios (4,5). Técnico: Gualberto Jara (4,5)
PALMEIRAS: Marcos (6), Danilo (5,5), Maurício Ramos (5) e Marcão (4); Wendel (5,5) (Willians, intervalo - 4,5), Pierre (5,5) (Evandro, 14 do 2º - 5,5), Diego Souza (6) (Ortigoza, 37 do 2º - sem nota), Cleiton Xavier (7), Souza (6) e Armero (6); Keirrison (5). Técnico: Vanderlei Luxemburgo (6)

Foto: Reuters

Comentários

Pedro Heberle disse…
Vi o jogo só a partir dos 40 minutos – quando a Globo passou a transmitir depois de Inter x Náutico – mas não interessa, afirmo sem medo: JOGAÇO.

Por mais modorrentos que possam ter sido os primeiros 85 minutos, um desfecho dessa magnitude transforma qualquer jogo (ainda mais dessa competição) num épico.

Que gol, senhores!!!
Pedro Heberle disse…
Em tempo: disse o Vicente que esta é a primeira vez desde 1984 em que nenhum time colombiano chega à segunda fase da Libertadores. Agora surge uma nova pergunta: qual foi a última edição da Copa em que todos os representantes Brasileiros passaram à fase de mata-mata?
Plantão CnM disse…
Foi ano passado, Pedro, quando Cruzeiro, Flamengo, Santos, Fluminense e São Paulo passaram para a fase mata-mata da Libertadores. Pelo lado argentino, dos cinco times, só o Arsenal de Sarandí não conseguiu classificação para a fase seguinte.

Já a última vez que não se classificaram todas as equipes brasileiras pra fase eliminatória foi em 2007, quando o Internacional, então campeão do torneio, foi desclassificado na fase de grupos por Vélez Sarsfield e Nacional de Montevidéu. Paraná, Santos, São Paulo, Flamengo e Grêmio passaram de fase.

Informou Churrascaria Barranco.
Vicente Fonseca disse…
Subindo ou descendo a Protásio.
Vicente Fonseca disse…
Pedro, como vimos, é só o Inter não dar fiasco que os brasileiros passam tudo.

hjfdhjdfshdsf
Gustavo disse…
CARAGLIO, que buchaça do CX.
Cacique covarde é cacique morto.
Fico só imaginando como estão os torcedores de La U no Chile.

Vergonhoso o Colo Colo. Com um a mais, nem pra encaixarem um contra-ataque ou abrirem a defesa do Palmeiras, que naquela altura do campeonato estava desmantelada, são capazes.

Palmeiras agora pode pegar Libertad ou Sport? Os caras do Globo Esporte desativaram o simulador ¬¬.
Então a única SALIDE é que façamos as projeções aqui.
André Kruse disse…
Colo Colo fez de tudo para perder este jogo.

O técnico não é mais o Barticiotto, corrige aí.

Obviamente o Sport será eliminado pelo Palmeiras em alguma fase vindoura. (diz o gremista traumatizado com 97)
Vicente Fonseca disse…
A gente pode ficar mais ou menos uns 40 minutos projetando que chegaremos à conclusão. Mas é complicado, porque nem mesmo o líder do grupo do Boca tá definido ainda.
Vicente Fonseca disse…
Pior que não é mesmo. Mesmo vício costumeiro que faz recoolocar Celso Roth na casamata a cada post sobre os jogos do Grêmio.
Bom, fiz ontem a projeção antes de terminar o jogo do Palmeiras, com vitórias de Nacional, Boca e River.

E o que fica na dúvida é justamente o Guaraní x Cuenca. Caso o Cuenca seja o segundo melhor colocado, dá Sport x Palmeiras (6º x 11º). Do contrário, dá Libertad x Palmeiras (7º x 10º).

Mas enfim, esperemos o fim do dia pra confirmarmos.
Vicente Fonseca disse…
De qualquer jeito, é pedreira pro Palmeiras.

Mas apesar da grande campanha, sigo achando que o Sport cai diante do primeiro time realmente forte que encontrar pela frente.
Vicente Fonseca disse…
E Pedro, respondendo a teu primeiro comentário: os primeiros 85 minutos não foram nada modorrentos. Só confirmaram os últimos 5. Grande jogo, com cara de Libertadores.
Lourenço disse…
Nem deu para lamentar. Gol merecidíssimo. O Palmeiras mostrou que é muito mais time que o Colo Colo. É difícil torcer ferrenhamente para um time que, em casa e com um jogador a mais, se encolhe para um adversário bem capenga e desesperado. O problema do Colo Colo foi lembrar que era um time chileno perante um time brasileiro.
Samir disse…
Que gol foi aquele do Cleiton Xavier ?? Um petardo certeiro no ângulo do goleiro. Nunca mais acertará um daqueles, mas infelizmente acertou ontem e classificou o Palmeiras...

Colo-colo de fato não mereceu a classificação...se "borrou" com um a mais e um estádio inteiro a seu favor.

Não gosto do tipo de vitórias que o Palmeiras vem obtendo..vitórias heróicas e fora de casa contra times pelegos... isso não é coisa de Palemeiras, tampouco de Luxemburgo, mas o fato é que vencendo jogos dificílimos, e apesar de ter um time bem meia boca, creio que chega com moral no mata-mata.
Pedro Heberle disse…
Putz. E eu querendo achar notícia onde não tinha...

E Vicente, pelo menos o Inter não é mais o único campeão a não se classificar ao mata-mata, graças à mãozinha da LDU esse ano.

Recopa vai ser uma das maiores barbadas do ano.