Olhemos para os lados

A cada Libertadores, quando nos perguntamos sobre quem será o campeão, não hesitamos em apontar brasileiros e argentinos. Em 2009, não é diferente, claro. São Paulo e Boca Juniors são os dois eternos, mas não convém riscar da lista Cruzeiro e Grêmio, por exemplo. Nem mesmo o Sport, que tem um bom time e pode ir longe - não creio em título, não por preconceito contra times nordestinos ou sem tradição na Copa, mas pelo elenco mesmo. Mas há dois times que andam se destacando pela campanha este ano, e não são dos dois gigantes da América do Sul. Nem chegam a ser desconhecidos de nós, pelo contrário. Somados, têm 7 vitórias em 7 jogos. Do Libertad, falei ontem. Hoje é a vez do tricampeão Nacional.

Ontem, o Bolso aplicou 3 a 0 no River Plate num Centenario pulsante. Ok, os millonarios não andam bem das pernas. Mas é um time que representa um clube muito respeitável. E não se trata de um resultado isolado: o Nacional fez 3 a 0 no homônimo paraguaio e 2 a 1 no San Martín do Peru. Com 9 pontos, praticamente garantiu sua vaga e encaminha a liderança. Vi parte do segundo tempo, e reconheci um time forte na marcação (como sempre), mas de talento e velocidade do meio para a frente.

É recomendável olhar com cuidado o Nacional, antes que ele surpreenda a todos. Tem bola para chegar longe e tradição para ganhar a Libertadores.

La Plata
Vitória tranquila do Estudiantes, 4 a 0 no Deportivo Quito. Os cruzeirenses nem deviam estar contando com a classificação antecipada. Boselli fez três gols, o que pode representar o apocalipse. Parece que não apenas o Boca Juniors representará a Argentina nos matamatas.

D'Alessandro
Andrezinho vem jogando muito, e o Cabezón não vem rendendo. Sua lesão é a desculpa perfeita para que o amigo de Nino Prestes seja titular, mas é difícil que ele siga com a volta do argentino à condição normal. Ou Tite tentará arrumar para os dois, mais Nilmar e Taison? E Alecsandro? E os volantes, quem serão?

Perguntas que ainda ficam em suspense, enquanto Andrés permanecer no Departamento Médico do Beira-Rio.

Em tempo:
- Como a foto demonstra, lindas as camisetas, especialmente este segundo uniforme do River Plate.

Foto: AP

Comentários

Anônimo disse…
O mundo seria melhor se não houvesse patrocínio nas casacas.

Cara, quantos 3x0 já tivemos nesta 50a Libertadores?

Acredito que o Inter terá muita CAUTERa para sacar D'Alessandro do time, quando se recuperar.
Vicente Fonseca disse…
Concordo sobre os patrocínios, Gustavo, fortemente. Esta do Nacional, límpida, está maravilhosa também. Mas friso esta do River pela preservação da tradição do clube, coisa que a CHAMPS esqueceu no caso do Vasco, aparentemente.

Somando a fase preliminar, tivemos 66 partidas e já foram 7 que terminaram em 3 a 0, mais de 10% dos jogos. Número realmente altíssimo. No grupo do Grêmio, foram 3 dos 5 jogos que fecharam com este placar. Só os do tricolor gaúcho não tiveram o 3 a 0 como resultado.
Esse Fabbiani é um grande centroavante, heinhô?

.

.

.

.

.

.

.

Grande pra frente, pros lados e pra trás.
Vicente Fonseca disse…
Até o quase homônimo dele, Fabiano, do Zequinha, está melhor fisicamente. Nenhum deles, porém, bate Luís Carlos Boaro, o árbitro reserva que, com seus piques sensacionais, garante a emoção dos jogos do Gauchão 2009.
Anônimo disse…
após boa participação na primeira fase, Nacional será eliminado nas oitavas ou nas quartas, como vêm acontecendo nas últimas Libers.

quanto ao Libertad, tá caindo de maduro uma chegada às finais da competição, assim como já estava a LDU.
Até o tal de Zárate, que era do Botafogo (ou ainda é) ou até mesmo o ARÍLSON está mais em forma que esse argentino que jogou ontem. Sério, o River Plate chegou ao fundo do poço e encontrou uma pá (NATUSCH, 2008).

E aposto nesse prognóstico do Neni, acho que o Nacional cai numa oitavas ou quartas. Ano passado, deitaram e rolaram em cima do Flamengo no Parque Central e depois não jogaram nada contra o São Paulo. Em 2007 foi fatalidade mesmo, não mereciam cair frente ao Cúcuta. Tinham um futebol bem melhor, com GODÍN na zaga.
Vicente Fonseca disse…
Excelente frase do presidente.

Godín era baita zagueiro.

Não duvido que o Nacional caia antes, mas acho que pode chegar lá, com um pouco da sorte que faltou nos últimos (20?) anos.

Minha final dos sonhos, caso o Grêmio não chegue é Nacional x Sport, dois clubes mui simpáticos, principalmente ao Grêmio.
Anônimo disse…
Vi praticamente todo o jogo ontem, e vos digo: 3 a 0 não reflete o que aconteceu em campo, o jogo foi equilibradíssimo, sobretudo no segundo tempo. Aos 25 do segundo, o treinador do Bolso se preparava para armar a retranca final e garantir o 1 a 0 apertado quando o goleiro argentino tomou um frangaço. Foi acidental. O River naquele momento parecia que empataria o jogo. O terceiro do Nacional veio aos 50, numa cobrança de falta. Acho que nem esse time do River é tão horroso como se está dizendo por aí (embora não seja de primeira linha sulamericana) nem o Nacional tem grandes chances. Tô com o Kluck, não chega às semifinais. Na verdade, nenhum dos dois.
Vicente Fonseca disse…
O meu raciocínio sobre o Nacional se baseia mais na campanha que no desempenho de ontem. Mas mesmo com os descontos que se possa fazer, me pareceu com melhor qualidade na frente, coisa que faltou nos últimos anos em que caiu entre oitavas e quartas.
André Kruse disse…
O River não poderia escalar dois jogadores do peso do Gallardo e do Fabbiani e sair impune.

Muito embora eu também tenha esta simpatia pelo Nacional, eu não vejo grandes perspectivas para este time.
Anônimo disse…
Vesti a lendária camiseta de De León e assisti ao melhor jogo da Libertadores até agora.
Anônimo disse…
Sob o comando de Sabella, antigo jogador do GRÊMIO, o Estudiantes atropelou o Deportivo Quito.
Vicente Fonseca disse…
Só não esquece que o Sabella jogou antes no Estudiantes e foi um dos mais violentos jogadores argentinos na Batalha de La Plata, Chico. Como era bom jogador e bandidaço, tinha todos os requisitos para vir para cá.
Anônimo disse…
Jogo foi equilibrado mesmo. Mas o Nacional está em boa fase. O River não. Eis a diferença.

Inaceitável o peso do Fabiani. Não conheço ele, mas parece ter ferramenta. É uma pena estar tão fora de forma.
Anônimo disse…
Obrigado pela referência, uhuhsduhsauhdahud

Como diria Fred Flinstone:

YOBOADUA!!!