Quem foi melhor?

Nesta primeira amostragem de 2009, Internacional e Grêmio mostraram menos do que serão na temporada, mas já dão alguns indicativos que dão esperanças aos seus torcedores, apesar dos resultados não terem sido positivos na abertura do Gauchão. A resposta para a pergunta do título é: nenhum dos dois. Começaram em absoluto equilíbrio.

Mesmo não tendo visto o jogo do colorado, arrisco-me a dizer que os desempenhos foram deveras semelhantes: primeiros tempos ruins, segundos tempos bem melhores. Para não ficar totalmente em cima do muro, talvez o tricolor tenha tido então uma leve vantagem, uma vitória por pontos: o jogo foi fora de casa, num calor mais forte e, apesar de ter sofrido gol e o Inter não, não correu riscos durante a partida, ao contrário dos vermelhos, que foram acossados pelo contra-golpe no segundo tempo.

Justamente no ano em que ambos entram na temporada sob grande expectativa (só me lembro de algo semelhante em 2007), nenhum dos dois vence na estreia. Para se ter uma ideia da raridade deste fato, nos 49 anos em que o Gauchão tem a Dupla Gre-Nal (até 1960, só o campeão de Porto Alegre disputava o torneio), somente em 1994, 2003 e 2005 a dupla não havia vencido ao menos um de seus adversários na primeira partida do Estadual.

Parada dura
Não é de hoje que a Baixada Melancólica é sinônimo de dificuldades para a Dupla Gre-Nal. Mais recentemente, podemos lembrar que o Internacional também não conseguiu vencer no Presidente Vargas em 2008: ficou no 2 a 2 com o Inter/SM. O retrospecto do Grêmio em Santa Maria deixa tudo mais evidente ainda. Notem que a última vitória ocorreu em 1993, 1 a 0, gol de carrinho do atacante Fabinho. Vejam os outros confrontos por Gauchão do tricolor na Boca do Monte daquele jogo para cá. Já são cinco partidas e 16 anos sem vitórias.

Inter/SM 0 x 1 Grêmio, 06/07/1993
Inter/SM 1 x 1 Grêmio, 05/12/1994
Inter/SM 1 x 0 Grêmio, 26/04/1998
Inter/SM 2 x 1 Grêmio, 24/04/1999
Inter/SM 1 x 0 Grêmio, 05/05/1999
Inter/SM 1 x 1 Grêmio, 21/01/2009

Em tempo:
- Com Alecsandro e Kléber, o Internacional forma um time capaz de ganhar tudo mesmo no ano do centenário. Belas contratações.

Comentários

Anônimo disse…
Que o Grêmio é freguês do Colorado todos sabemos, uashdusahuhsad



Mas agora, notícias quentes: diz o jornalista Luis Felipe de los Santos que a Gaúcha anunciou a contratação de Maxi Lopez.
Sim, o Final Sports tá noticiando isso também. Mas o Grêmio não confirmou ainda.
Vicente Fonseca disse…
Se há um conceito para INCÓGNITA, eu o definiria com o nome de Maxi López. Impossível falar qualquer coisa, porque já foi promessa de grande jogador e depois sumiu, e há anos não o vejo. Que tenha sorte.
Anônimo disse…
Te digo que eu tô de cara.
Vicente Fonseca disse…
Medo de dar certo, Prestes?
Noffa, só porque o alemãozão de 1,86m não atendeu às súplicas dele.
Unknown disse…
ganhar tudo mesmo, MENOS a libertadores.

tive que fugir da minha SERENIDADE habitual, desculpem.
Anônimo disse…
Cara, eu acho que vai acrescentar cancha e qualidade ao time. As chances de não ser melhor que o Reinaldo são muito pequenas. Claro, pra valer 100 mil dólares tem que fazer mais que isso. E acho que ele pode fazer. A questão é essa quem entre Perea, Reinaldo, Herrera e Maxi Lopez só quem PODE acrescentar muita qualidade ao ataque do Grêmio é ele. Os outros já se sabe que são medianos.
Felipe disse…
Kleber e Alecssandro são jogadores que o Inter estava precisando. Podem até não virem a ser titulares, mas são, no mínimo, ótimas opções. Agora só falta mais um lateral direito e um atacante pra fechar o grupo.

Verificação de palavras: BUNDOMA
?!?!?!?!?!?!?!
Vicente Fonseca disse…
Tô falando que o nível tá baixando.
Anônimo disse…
esse empate confirma minhas convicções. série a regional 2010 tá de ótimo tamanho.