Se ninguém gava, o Zeca gava

Falei na última ou penúltima edição do Carta na Mesa que o Náutico golearia o Cruzeiro nos Aflitos. Indiquei o 4 a 1 como provável placar, mas o destino desenhou um 5 a 2 que manteve todos atentos do início ao fim no fatídico campo da capital pernambucana. Na verdade, minha previsão confirmada baseava-se numa crença de que o jogo de fato teria muitos gols: são dois times que precisavam ganhar, jogariam abertos, têm problemas defensivos e fazem historicamente duelos repletos de bolas na rede. Não deu outra.

O time de Adílson Batista vem se repetindo em sua regular irregularidade de atuações. Não é um paradoxo: o aproveitamento cruzeirense mantém-se desde o início do campeonato próximo dos 60%, mas a equipe tem muita alternância de desempenho de um jogo para outro. Como tem ocorrido ultimamente, perdeu feio fora de casa. A última foi um vexatório 3 a 0 para o Goiás. Hoje, este 5 a 2 soou como um exagero, pelo que foi o jogo.

O Náutico teve em Felipe seu grande nome, com o velocíssimo Gilmar não ficando atrás. Este abriu o placar logo de cara, mas Wagner empatou em lance muito semelhante ao do gol de 14 segundos contra o Grêmio. Mas o jogo seguiu sob controle do Náutico, que já aos 23 fazia de pênalti o 2 a 1. O gol no início do segundo tempo foi o terceiro, que causou alguns minutos de marasmo, logo encerrados com o gol de pênalti de Guilherme, cavado por Wagner. Aí vieram o quarto e quinto, em contra-ataques dos fechados pernambucanos contra os atirados mineiros.

Este é o resultado que tira o Cruzeiro quase que de forma definitiva da briga pelo título, e reabilita o Náutico ao 14º lugar, com 40 pontos, até amanhã. O resultado foi mais do que necessário, já que o Fluminense (13º, 40) virou para cima da Portuguesa (18º, 36), 3 a 1. O equilíbrio da briga de baixo é tanto que, enquanto perdia com o golaço de Edno, o Flu era antepenúltimo; com a virada, flerta com a Sula. Além de tudo, o Ipatinga (20º, 34) segue agonizando e resiste bravamente, após o 3 a 0 contra o Sport, que já fez as malas para Acapulco há semanas.

De clube para ídolo
O Corinthians, de uma forma bem singela, acabou retribuindo os serviços prestados por Marcelinho Carioca aos clube nos anos 90. Fez 3 a 1 no Vila Nova, o que promove o time do meia, o Santo André, à Série A do ano que vem. Resta uma vaga, que ficará entre Bragantino e Barueri. Este último sobe rodada que vem se vencer o América-RN em casa. Três promovidos é um sinal da força do futebol paulista, que voltará a contar com um número grande de times na elite, o que não ocorria desde a queda de Ponte Preta e São Caetano, em 2006. O Juventude ficou no 2 a 2 com o Brasiliense e está matematicamente fora da disputa.

Foto: Antônio Carneiro/Futura Press

Comentários

Lique disse…
bom jogo do náutico, parece. esse felipe tem o seu valor, mas parece o típico jogador de time pequeno. se fosse pra um time grande, morreria na reserva. e o físico dele me lembra luciano marreta, o que nunca é bom.

menção honrosa pro único momento memorável do marreta na última passagem pelo grêmio: a entrada dele como LATERAL DIREITO num grenal e o desperdício de um golaço entregue a ele pelo TUTA, num passe de meia bicicleta.
Vicente Fonseca disse…
O Felipe é bom jogador para o Náutico. Concordo que não existiria em um time grande, até porque só teria lugar em um time fraco ou em crise. Mas tem lá suas qualidades até.

Lembrando também que o Marreta fez um cruzamento para o Marcel no quarto gol dos 4 a 3 contra o Náutico, também como lateral-direito.
Lique disse…
e, para quem esqueceu rápido do carlos eduardo, um golaço de falta ontem:

http://videos.sapo.pt/GifuO4j2gMIbJjzMwFVF

isso ele não fazia ainda quando tava aqui. hoffenheim uber alles.
Anônimo disse…
Sem querer desmerecer nosso Cônsul Tricolor em Sidney, o Marreta entrou como segundo atacante no Grenal. Lateral ele foi contra o Náutico. A propósito: será 0 x 1, gol de falta de Cleiton Xavier aos 9min do segundo tempo.
Lique disse…
é verdade, lourenço, depois que o vicente comentou eu lembrei. por sinal, alguém comentou no último carta na mesa sobre o Edno. meteu um golaço contra o fluminense ontem, deixando o badalado thiago silva na saudade.
Lique disse…
o que me leva a recordar de mais uma das piores contratações feitas na "era mano": aquele volante colorado que demorei uns 3 minutos pra NÃO lembrar o nome agora. tive que olhar nos arquivos do carta pra saber: LABARTHE. que pereba, que coisa bem limitada. o grêmio perdeu lúcio, teco e carlos eduardo e contratou essas MERDAS. por isso perdeu a vaga pra libertadores, claro.
Anônimo disse…
Golaço do Carlos Eduardo. É impressionante a evolução dele. Ouvi alguém da base do Grêmio dizendo que ele teve que ficar 2 anos nos juniores (quando a maioria dos craques fica no máximo um ano ou pulam direto do juvenil para o profissional) até estar pronto. No Grêmio, demorei a me convencer que não era superestimado, me lembrava mais aquele estilo Diego (Inter, 2003) do que um jogador realmente competitivo. Mas daí ele arrebentou no Jaconi, contra o Santos e jogou bem na Bombonera. Agora, tá batendo falta, sendo que no Grêmio ele recém aprendendo a arrematar a golo. Sensacional.
Vicente Fonseca disse…
Barbaridade. Gol de quem sabe muito, de batedor experiente e qualificado de faltas.

A evolução do Carlos Eduardo já foi notória mesmo em 2007, daquele que começou a temporada para o que foi um dos melhores da Libertadores. Vai longe esse guri.
Anônimo disse…
Tá fazendo um belo brasileiro, o Felipe. Tem um parceirão meu que eu admiro pq ele é só torcedor do Passo Fundo, não quer saber da dupla grenal. E ele disse que quando ia no campo, pegava ônibus com o Felipe após o jogo, klasdlkasjdaslk

Aliás, maior artilheiro da história do Passo Fundo.
Saulo disse…
Essa vitória do Náutico foi fantástica. Foi um resultado surpreendente.