Definindo o protótipo para 2010

O amistoso de hoje contra a Argélia (2 a 0, golos de Maicon e Ronaldinho) foi o primeiro de uma série de 3 que Dunga tem para encaminhar o time titular do Brasil para o início das Eliminatórias da Copa de 2010. O time da Copa América foi corretamente prestigiado, foram os homens que estiveram com Dunga e se saíram vencedores, bem ou mal.

Já tendo mais opções à disposição, o treinador brasileiro terá de mexer em determinadas posições. Algumas, porque sabia-se que o titular não era tão qualificado assim; em outras, porque há jogadores que ficaram de fora que certamente conquistariam seu espaço com o passar do tempo.

No caso do goleiro, aplica-se o primeiro caso. Júlio César estava machucado durante a Copa América, Doni foi o titular. Hoje, o arqueiro da Internazionale já assumiu a posição no intervalo, e foi seguro. Tem tudo para ser o dono da camisa 1.

Nas laterais, Maicon sai na frente pela direita. Na esquerda, penso que Kléber deveria ocupar a posição. Hoje, deu resposta bem melhor que as medianas atuações de Gilberto - que é ala ou meia, e não um lateral. Para a zaga, por incrível que pareça, há fartura. Antigo problema da seleção, hoje Dunga tem Juan, Lúcio, Naldo, Alex, Alex Silva, Luisão e Miranda. Todos podem dar muito bem conta do recado.

Gilberto Silva, Mineiro e Josué disputam duas posições. Mais para a frente, Ronaldinho e Kaká são clamados por toda a mídia ofensivista nacional. Ronaldinho hoje entrou e acabou com o jogo. Se for sempre assim, deveria ter lugar garantido sem problemas, com demissão por justa causa a quem o tirasse. O problema é que ele não tem esta regularidade qualificada na seleção como tem no Barcelona. Mas jogou muito e deverá ser titular.

Kaká ainda entrou abaixo do esperado. Colocar os três (Ronaldinho, Kaká e Robinho) é possível, desde que se retire Vágner Love - de atuação fraquíssima hoje. Com Love, que está níveis abaixo dos outros três, forma-se um segundo quadrado trágico. Tirar Júlio Baptista depois da Copa América que ele fez é descritério. O mais adequado seria escolher dois entre os três famosos, Júlio Baptista e um centroavante de verdade, não Vágner Love.

Os jogos contra Estados Unidos e México, em Chicago e Boston (sem trocadilhos), serão bons testes.

Transmissão lamentável
Peço desculpas aos leitores por não colocar a ficha técnica da partida. Como o jogo só passou pela Globo, foi impossível identificar qualquer dos jogadores argelinos, já que Galvão Bueno narra torcendo, e quem torce só vê um lado do jogo e esquece o outro.

A destacar a ridícula campanha que Galvão e Falcão fizeram o jogo todo, chorando para que Dunga escalasse Kaká e Ronaldinho entre os titulares. Mesmo assim, a interativa da Globo indicou que só 55% dos internautas querem os dois como titulares absolutos do Brasil.

Kaká entrou mal, mas aí colocou-se a justificativa de que ele "não está no ritmo de competição". Então, para que pedir sua entrada, cara pálida?

Pior só quando Ronaldinho bateu uma falta num chute fraco, quase atrasando para o goleiro argelino. Galvão, em vez de reconhecer a má cobrança do brasileiro (o mínimo que se espera de um jornalista), preferiu botar a culpa NA FALTA. Era de muito longe.

Foto: AFP

Comentários

Anônimo disse…
Concordo que o time campeão da Copa América tem de ser prestigiado. Mas deixar Kaká e Ronaldinho no banco é o absurdo dos absurdos. Estes são jogadores que não podem ficar no banco. Se estão no grupo tem de jogar. Se não quer que eles joguem, não os convoque, então. O Kaká com uma perna só joga infinitamente mais do que Elano ou Júlio Baptista. E o Ronaldinho, se for aquele que esconde do jogo e só dá tapa para o lado não deve ser convocado, mas se for um terço do juogador que é no Barcelona é titular absoluto.
Felipe disse…
O problema é que KK e Horrornaldinho jogam na mesma função. Ou um deles é deslocado para segundo atacante (Bóbinho sai) ou para o banco (Bóbinho fica). Como o Bóbinho é segundo atacante MESMO, acho que a segunda opção é a mais indicada. E o centroavante da Copa será Pato. Alguém duvida?
Felipe disse…
Os comentários do Galvão beiram o ridículo.
Anônimo disse…
Ronaldinho só deve ser titular absoluto se jogar para tanto. Se for como hoje, ninguém discute. Porém, foi só um amistoso contra a Argélia. Muita calma nessa hora. Júlio Baptista é bom jogador, não creio que seja um titular absoluto. Tem lugar entre os 23.
Anônimo disse…
Acho que o centroavante em 2010 será o Pato. A única coisa que faltava nele era jogar em um clube de expressão. Agora está resolvido.
Ponso disse…
Também acredito que Pato tem tudo para assumir o posto que foi do gordo como centroavante indiscutível do Brasil. E acho que Lucas deve assumir a segunda da meiúca ao lado de Gilberto Silva, isso se voltar a mostrar o futebol de 2006. Se tivéssemos dois laterais (ou pelo menos um) que fossem bons marcadores, poderíamos jogar com Kaká, Amarelinho Gaúcho, Robinho e um centroavante? O que vocês acham? É possível fazer um pretenso time ofensivo como esse jogar um futebol competitivo?
Anônimo disse…
pato no lugar do vagner love é o canal.
Anônimo disse…
Ponsito: acho que se todos correrem atrás e marcarem a saída de bola, dá. Mas se for um ABSURDO, uma AGRESSÃO, fazer com que as vedetes corram, é melhor ter mais cautela.
Felipe disse…
Nem vou comentar a provocação barata do Lourenço.
Anônimo disse…
dshfkjdshfjkhd Acharam um Gre-Nal em Brasil x Argélia!
Anônimo disse…
Caro Embaixador e Professor, peço desculpas por fazer pergunta fora de contexto, mas respondo-me por por bom tempo estar longe da internet. Mas eis que queria saber tua opinião sobre a TIME MANIA. Caso já tenha comentado a questã, peços os pardones novamente. Caso contrário, fico interessado em ouvir o comentário do amigo acerca de assunto, ao meu ver, polêmico. Grande abraço e parabéns pelo site (ou, como escreveria Mário Rocha, saite).
Vicente Fonseca disse…
Caríssimo Fipa, acho a Time Mania uma grande idéia, ao menos na teoria. Não tenho muito mais o que dizer sobre este assunto, acho que é ver na prática o que acontece. Confesso que pra emitir uma opinião mais aprofundada sobre este assunto, eu precisaria estudar a Time Mania melhor, com mais vagar e detalhamento. Me parece algo interessante, vamos ver se na prática dá certo, sabes como é aqui no Brasil. Grande abraço, saudades do convívio com o amigo, e obrigado pelos elogios!
Anônimo disse…
Botar Galvão para narrar jogo é implorar (de joelhos) para que se acompanhe os jogos com o rádio ligado e o volume da TV no mínimo. Há anos que não tenho mais paciência nenhuma com esse cidadão.
Anônimo disse…
O problema é que a Néte Degetal tem um delay de 6 a 8 segundos. Vou saber do golo quando o goleiro brasileiro estiver iniciando a jogada na reposição, e isso tira todas as emoções de um jogaço como Brasil x Argélia.
Lique disse…
ontem foi o contrário. a rádio tava uns 5 segundos atrasado com relação à tv. a net, de qualquer forma, acabou com aquela saudável mania de ouvir a gaúcha enquanto assistia o jogo na tv.