Com time misto, Grêmio vence o Atlético-PR de novo e confirma vaga à semifinal com total autoridade

Pedro Rocha passa pela marcação de Cascardo: uma constante da noite em Curitiba

Durou 11 minutos a magra esperança do Atlético-PR de conseguir o milagre. Do gol de Pablo ao empate de Pedro Rocha, entre os 15 e os 26 do primeiro tempo, o time da casa inflamou sua torcida e tentou impor uma correria para buscar dar alguma emoção a um confronto tido por todos como definido. E já foi tempo demais: era sabido que tirar a desvantagem era tarefa impossível, ainda mais diante de um Grêmio confiante e maduro. A classificação gaúcha veio com autoridade, e absolutamente ao natural.

Nem mesmo o Furacão acreditava de verdade na virada. E estava certo: o técnico Fabiano Soares avaliou corretamente que era hora de priorizar a disputa dura da parte de baixo da tabela do Brasileirão e escalou apenas quatro titulares para o jogo desta quinta. Até o Grêmio, que veio na prática classificado, entrou mais completo, com seis titulares. O gol de Pablo, numa escapada de Douglas Coutinho em velocidade pela direita, até trouxe a falsa impressão de que era possível. Mas isso jamais foi realidade.

O Grêmio é um time frio, calejado. Não muda sua forma de jogar, nem se afoba. Tomou o gol e tratou de tirar a velocidade do jogo por meio do seu toque de bola inconfundível. Aos poucos, foi abrindo espaços na defesa adversária e se adonando da partida. O empate, aos 26, matou de vez o confronto: ali, só um 6 a 1 classificava o Atlético-PR. O jogo caiu muito de ritmo antes do intervalo.

Na volta do segundo tempo, o objetivo destacado pelos jogadores paranaenses era vencer, por 2 a 1 que fosse, para diminuir a crise e trazer confiança. Nunca, porém, o time da casa conseguiu se impor. O jogo foi agradável no começo da etapa final, mas aos poucos o melhor futebol do Grêmio foi prevalecendo. E Renato Portaluppi foi premiado pela fome de vitória: Everton, mais uma vez, entrou com estrela, fazendo um gol e criando a jogada do outro - o golaço da noite, combinando uma rara ótima reposição de Marcelo Grohe com um domínio magistral e um passe melhor ainda do Cebolinha, e a entrada em facão típica de Pedro Rocha, que teve frieza para driblar Wéverton e marcar. O gol de falta de Gedoz, último lance do jogo, veio para premiar sua boa partida.

Com quatro vitórias em quatro jogos, o Grêmio sobra na Copa do Brasil. Tem 100% de aproveitamento, impressionantes 12 gols marcados e só três sofridos. Não perde fora de casa pelo torneio há 11 jogos, desde a semifinal de 2013. Vai encarar o Cruzeiro no duelo dos dois maiores campeões do torneio com inegável pinta de favorito, por mais que seja um duelo de gigantes. Pelo futebol que vem jogando, e pela consciência que demonstra ter de que não pode jamais tirar o pé, o time gaúcho desponta como o maior candidato a conquistar a competição de novo. Porque não se trata apenas de uma boa fase: é a consolidação de um nível altíssimo de jogo que esta equipe pratica quase que ininterruptamente há dois meses e meio, desde que o Brasileirão começou - sem falar na vitoriosa reta final de 2016, claro.
___________________________________________________________
Copa do Brasil 2017 - Quartas de final - Jogo de volta
27/julho/2017
ATLÉTICO-PR 2 x GRÊMIO 3
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Público: 14.046
Renda: R$ 370.850,00
Gols: Pablo 15 e Pedro Rocha 26 do 1º; Everton 23, Pedro Rocha 34 e Gedoz 46 do 2º
Cartão amarelo: Nicolas e Bressan
ATLÉTICO-PR: Wéverton (5), Cascardo (4), Wanderson (5,5), Cléberson (4,5) e Nicolas (5) (Sidcley, 10 do 2º - 5); Eduardo Henrique (5) (Eduardo da Silva, 35 do 2º - sem nota), Matheus Rossetto (5) e Matheus Anjos (5,5); Douglas Coutinho (6) (Yago, 27 do 2º - 4,5), Pablo (6) e Gedoz (6). Técnico: Fabiano Soares
GRÊMIO: Marcelo Grohe (6), Leonardo (5,5), Bressan (5), Kannemann (6) e Marcelo Oliveira (4,5) (Cortez, 31 do 1º - 6); Michel (6), Jaílson (5,5) (Everton, 20 do 2º - 7) e Ramiro (6) (Kaio, 35 do 2º - sem nota); Fernandinho (6,5), Luan (6) e Pedro Rocha (7,5). Técnico: Renato Portaluppi

Foto: Lucas Uebel/Grêmio.

Comentários

Chico disse…
Mais uma vitória contra o patético? Qual a novidade.

Cebola Everton tá fedendo a gol.

Rocha mela negócio e Sampdória desiste de Luan.