Atuação de Renan Ribeiro foi a melhor homenagem que Waldir Peres poderia ter recebido

Com uniforme em homenagem a Waldir Peres, Renan Ribeiro foi o melhor em campo no empate em 1 a 1

A noite de hoje não era uma noite comum no Morumbi. Em meio ao clima de resgate criado pelo torcedor são-paulino em relação ao time, que pena na zona de rebaixamento, o falecimento do ídolo Waldir Peres neste domingo criou um ambiente especial para a partida que fechou a 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para completar, um adversário de primeira linha: o Grêmio, que voa em todas as três competições que disputa. Um rival tão complicado que tornou o empate em 1 a 1, mesmo em casa, e ainda que mantenha a equipe do São Paulo no Z-4, de certa forma satisfatório.

A igualdade só veio por conta do goleiro Renan Ribeiro. Ele entrou em campo com Waldir Peres escrito às costas, como forma de homenagem. Mas a melhor forma de honrar o histórico arqueiro tricolor paulista foi sua enorme atuação. Ao menos duas defesas foram decisivas: uma em chute de Maicon de fora da área no primeiro tempo e outra, a melhor delas, aos 35 do segundo, em batida chapada perfeita de Fernandinho.

Por essas e outras, o 1 a 1 foi amargo para o Grêmio. Muito superior técnica e taticamente, o time gaúcho saiu na frente cedo, em golaço de Pedro Rocha, e poderia perfeitamente ter definido o jogo antes de sofrer o empate. O toque de bola envolvente e habitual da equipe de Renato Portaluppi encontrava espaços com enorme facilidade na etapa inicial. O São Paulo chegou a ter posse de 60%, mas raramente chegava sequer próximo à área adversário. O time visitante, ao contrário, achava com naturalidade suas peças e levava muito mais perigo sempre, aproveitando espaços que a marcação errada dos adversários abria. Em geral, foi sempre melhor e esteve sempre muito mais perto de vencer o jogo.

Dorival Júnior foi para o vestiário no lucro perdendo só de 1 a 0, mas fez um bom trabalho nesses 15 minutos de parada. As entradas de Cícero e Lucas Fernandes pouco mudaram seu time em termos táticos, mas a disposição foi outra. O time paulista voltou visivelmente mais raçudo, mas seguia insosso no ataque. Faltava, porém, ao Grêmio a opção em velocidade no contragolpe, tão útil na etapa inicial. Assim, os gaúchos não tiveram volume para definir o jogo quando deviam, e sofreram um castigo duro ao ceder o empate num raro erro defensivo, especialmente de Ramiro, que passou lotado por Edimar, que cruzou para Pratto finalizar e Lucas Fernandes empatar no rebote de Marcelo Grohe.

Nos 20 minutos finais, a partida se assemelhou ao empate entre Grêmio e Cruzeiro, no Mineirão: com um estádio fervilhando a seu favor, o São Paulo parecia que viria para cima com tudo em busca da virada. Mas não: muito calmo e confiante, o time visitante retomou o controle do jogo e, a partir de belas jogadas especialmente de Fernandinho, esteve sempre mais próximo da vitória. A exceção foi um lance individual de Cueva, que enfileirou marcadores e tocou para Gilberto na área. Ramiro se redimiu maravilhosamente do erro no gol e salvou, em grande recuperação.

O empate é ruim para o Grêmio devido às circunstâncias e, principalmente, em termos de tabela. Afinal, a rodada foi péssima: Corinthians, Santos, Flamengo e Palmeiras venceram. Dos cinco primeiros, só o time de Porto Alegre não ganhou. A distância para o Timão volta a ser de oito pontos. Já o Peixe encosta, com dois atrás. Domingo há o confronto direto, na Arena. A vitória vale não só uma nova tentativa de se reaproximar da ponta, mas também servirá para abrir cinco de vantagem sobre o rival mais próximo.

Em tempo:
- Além de Grêmio x Santos, domingo tem Corinthians x Flamengo, em Itaquera. Os quatro primeiros se encaram, como na 13ª rodada. O Timão está disparado, mas o Brasileirão pega fogo com grandes jogos.

- Público de hoje foi o segundo maior do campeonato. Só perde para os 54.022 de Grêmio 0 x 1 Corinthians, um mês atrás.
_______________________________________________________
Campeonato Brasileiro 2017 - 16ª rodada
24/julho/2017
SÃO PAULO 1 x GRÊMIO 1
Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Público: 51.511
Renda: R$ 989.614,62
Gols: Pedro Rocha 18 do 1º; Lucas Fernandes 18 do 2º
Cartão amarelo: Rodrigo Caio, Michel, Arthur e Maicon
SÃO PAULO: Renan Ribeiro (7), Bruno (6) (Gilberto, 21 do 2º - 5), Arboleda (4,5), Rodrigo Caio (5,5) e Edimar (5,5); Jucilei (5) (Cícero, intervalo - 5,5), Petros (5,5) e Cueva (5,5); Gómez (4) (Lucas Fernandes, intervalo - 6), Pratto (5,5) e Marcinho (5). Técnico: Dorival Júnior
GRÊMIO: Marcelo Grohe (6), Edílson (6), Geromel (6,5), Kannemann (6,5) e Cortez (5,5); Maicon (6), Michel (5,5), Ramiro (6) e Arthur (6,5) (Fernandinho, 19 do 2º - 6,5); Pedro Rocha (7) (Everton, 33 do 2º - sem nota) e Luan (5,5). Técnico: Renato Portaluppi

Foto: Léo Pinheiro/Grêmio.

Comentários