No Atle-Tiba do YouTube, prevaleceu a eficiência do Furacão sobre o desperdício do Coxa

Clássico foi visualizado mais de 3 milhões de vezes pela internet
Raros Atle-Tibas chamaram tanto a atenção em termos nacionais quanto o de ontem à noite. O fato de a partida ter sido transmitida pelo YouTube e nas redes sociais oficiais dos dois clubes é um marco importante na história do futebol brasileiro. Foram mais de 3 milhões de visualizações, número superior à população de Curitiba e arredores, que é onde se concentram as torcidas de Furacão e Coxa. No auge da partida, mais de 180 mil pessoas visualizaram simultaneamente o jogo.

Se ainda é cedo para termos a dimensão do que esta experiência poderá significar para o nosso futuro, o que se viu em campo foi uma repetição do que tem sido a temporada de ambos os clubes até agora. Assim como na partida em que acabou eliminado precocemente da Copa do Brasil pelo ASA em pleno Couto Pereira, o Coritiba mandou no clássico, mas abusou das oportunidades perdidas e acabou vitimado por um placar que não condiz com o que foi o jogo. Já o Atlético, mesmo sem vários titulares, foi eficiente ao extremo, como na vitória sobre o Deportivo Capiatá, pela Libertadores.

O Atle-Tiba dos milhões fora de campo foi visto por apenas 19 mil torcedores em cancha, apesar do convidativo horário das 20h, outra vitória da dupla de rivais sobre a TV e a federação. O Furacão começou tomando a iniciativa, sem se importar com as ausências propostas por Paulo Autuori, mas logo o Coxa começou a impor sua maior experiência. Rildo, a principal alternativa ofensiva alviverde, abria espaços na base da velocidade. Foi ele quem sofreu o pênalti, desperdiçado por Kléber, aos 35 minutos. O Coritiba sentiu o erro, e aos 40 sofreu outro baque, tomando 1 a 0, num gol de Crysan. Há horas o Atlético não atacava.

Na etapa final, o jogo foi quase unilateral. Nos primeiros 20 minutos, o Coxa empilhou chances de gol, mas quando não chutava para fora, parava no goleiro Santos, ou então em Zé Ivaldo, que tirou de carrinho em cima da linha o que seria um golaço de Galdezani. Neto Berola e Henrique Almeida entraram para dar mais ofensividade ao time de Pachequinho, mas a imperícia na hora de definir o lance seguia sendo a regra. Aos 42, o duro castigo: Douglas Coutinho chutou mal uma sobra de cobrança de falta, mas a bola desviou e enganou Wilson.

A vitória foi a primeira do Atlético no Campeonato Paranaense, e leva o time à zona de classificação, em 8º, com 6 pontos - uma posição e um pontinho atrás do eterno rival. Mas nada disso realmente importa diante do extracampo: o clássico entre dois clubes que resolveram se negar a aparecer na TV aconteceu, contra a vontade da federação e da Rede Globo, que detém os direitos de transmissão da competição. O Atle-Tiba, afinal, é maior que seu campeonato estadual. Este de ontem, então, nem se discute.

Foto: Fábio Wosniak/Atlético Paranaense.

Comentários