Representantes brasileiros são brindados com as já esperadas pedreiras na Copa Sul-Americana

O formato do sorteio dos confrontos iniciais da Copa Sul-Americana acabou ficando ruim para os brasileiros. O modo como a Conmebol dividiu as equipes, em dois grupos por regiões, acabou impedindo que os representantes do país pegassem times de Peru ou Venezuela, duas das federações mais fracas da América do Sul, obrigando os duelos a serem contra equipes de Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia ou Chile. Daí a dureza geral.

Para piorar as coisas, cinco dos seis clubes do Brasil acabarão decidindo a vida fora de casa no primeiro mata-mata. Quem teve vida mais mansa foi o São Paulo: jogará a segunda no Morumbi, contra o modesto time argentino do Defensa y Justicia. O Corinthians, por outro lado, jogará a partida de volta em Santiago, contra a tradicional Universidad de Chile. A Ponte Preta, vice-campeã em 2013, visitará o Gimnasia de La Plata na segunda partida. Nada de tranquilidade.

Para a segunda fase haverá um novo sorteio, no início de junho. Dos 22 confrontos definidos ontem à noite sairão os classificados que se juntarão a dez equipes eliminadas na fase de grupos da Libertadores. Ou seja: equipes como Flamengo, San Lorenzo, Atlético Nacional e outras que pegaram grupos difíceis no principal certame do continente têm chances reais de engrossarem esta disputa. Um formato diferente, mas que endurece e, por isso, torna mais competitivo e valorizado o torneio.

Os 22 jogos da fase inicial
Alianza Lima x Independiente
Arsenal de Sarandí x Juan Aurich
Atlético Venezuela x Palestino
Bolívar x Tolima
Caracas x Cerro Porteño
Comerciantes Unidos x Boston River
Danubio x Sport
Defensor x LDU
Deportivo Cuenca x Oriente Petrolero
Fuerza Amarilla x O'Higgins
Gimnasia La Plata x Ponte Preta
Huracán x Deportivo Anzoátegui
Liverpool-URU x Fluminense
Nacional-PAR x Cruzeiro
Patriotas x Everton-CHI
Rio Negro Águilas x Racing
São Paulo x Defensa y Justicia
Sol de América x Estudiantes-VEN
Sport Huancayo x Nacional Potosí
Sportivo Luqueño x Deportivo Cali
Universidad Católica x Club Petrolero
Universidad de Chile x Corinthians

Comentários