Em ritmo de pré-temporada

Fernandinho ajeita para fazer 2 a 0: reestreia com gol
O Grêmio chegou para sua estreia no Gauchão carregando como principal trunfo a manutenção de dez dos 11 titulares campeões da Copa do Brasil do ano passado. Faltava, porém, quase todo o resto - em especial o ritmo de jogo, que só vai ser adquirido com o tempo. Sem disputar sequer um amistoso na pré-temporada inteira, o Tricolor foi um dos últimos grandes a estrear no país em 2017, justamente em seu jogo inaugural do Gauchão. A vitória por 2 a 0 sobre o Ypiranga veio em câmera lenta, no ritmo dos amistosos que, afinal, não aconteceram em janeiro.

A falta de ritmo de jogo e o baixo patamar físico afetam bastante o nível do jogo gremista, afinal, a equipe herdada de Roger Machado por Renato Portaluppi prima pelo estilo intenso de ocupação de espaços. Contra um adversário muito fechado, em estágio físico superior de preparação, o time azul teve dificuldades em encontrar espaços. Faltava, principalmente, compactação: ainda em busca da melhor condição, os jogadores demoravam a ocupar o campo de ataque de maneira a dar opções aos companheiros, o que atrasava a criação e a busca por locais onde fosse possível alguma trama.

Douglas, por exemplo, raramente foi visto onde melhor jogou nos últimos dois anos, enfiado no ataque ao lado de Luan. Como o time apresentava dificuldades de recomposição, o camisa 10 tinha de buscar bola junto aos volantes e zagueiros para armar jogo, o que lhe tirava como opção no ataque. Assim, o modo como o Grêmio pôde acossar o bem armado Ypiranga era na bola parada. Após uma sequência de escanteios, Henrique fez contra o primeiro gol do jogo.

A equipe de Erechim, para nível de Gauchão, é boa: integrante da Série C nacional, não será surpresa se chegar, por exemplo, numa semifinal. Tanto que, logo após tomar o gol, foi ao ataque e quase empatou num chutaço de Maycon no travessão. No segundo tempo, com Diego Torres tocando a criação com certa categoria, tentou equilibrar as ações diante de um Grêmio que já cansava. Foi quando Renato colocou Fernandinho e puxou Ramiro para a lateral. Na primeira mexida do ano, um acerto do técnico gremista, que deu uma jogada aguda pela direita, a qual o time não tinha, e sentia falta. Foi o próprio Fernandinho quem definiu a partida numa bela jogada individual.

O Grêmio ainda teve uma ou duas boas chances de ampliar logo após o segundo gol, mas ficou nisso. E foi de bom tamanho: o placar de 2 a 0 diz bem o que foi o confronto, e serviu como uma estreia de nível razoável. Sem sustos, diante de um adversário organizado, o Grêmio cumpriu o dever de largar com três pontos sem grandes problemas. É isso o que se espera do principal favorito ao título estadual da temporada.

Em tempo:
- Estreia discreta do lateral Léo Gomes, bem como de Jaílson na titularidade da cabeça de área.
_______________________________________________________
Campeonato Gaúcho 2017 - 1ª fase - 1ª rodada
2/fevereiro/2017
GRÊMIO 2 x YPIRANGA 0
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Roger Goulart (RS)
Público: 12.731
Renda: R$ 412.954,00
Gols: Henrique (contra) 34 do 1º; Fernandinho 21 do 2º
Cartão amarelo: Maicon, Douglas, Pedro Rocha, Vinícius e Henrique
Resultado de imagem para gremioGRÊMIO: Marcelo Grohe (6), Léo Gomes (5) (Fernandinho, 15 do 2º - 6,5), Geromel (6,5), Kannemann (6) e Marcelo Oliveira (5,5); Jaílson (5), Maicon (5,5), Ramiro (5,5) e Douglas (5,5) (Miller Bolaños, 26 do 2º - 5,5); Pedro Rocha (5,5) (Everton, 31 do 2º - sem nota) e Luan (5,5). Técnico: Renato Portaluppi
Resultado de imagem para ypirangaYPIRANGA: Carlão (6), Márcio Lima (5,5), Tairone (5), Carlão Farias (5,5) e Vinícius (4,5); Henrique (4) (Hadrian, 38 do 2º - sem nota), Araújo (6), Gabriel Araújo (5) (Eder, intervalo - 4,5) e Diego Torres (5,5); Maycon (5,5) (Kaio, 18 do 2º - 5) e Michel Henrique (5,5). Técnico: Carlos Moraes

Foto: Lucas Uebel/Grêmio.

Comentários

Chico disse…
Vitória tranquila do Tricolor.

O melhor foi o bom retorno de Fernandinho.