Centroavantes para encher Guarulhos

Borja posa com a camisa do Palmeiras: contratação de peso
Num mesmo dia, São Paulo e Palmeiras anunciaram contratações de lotar aeroporto - uma raridade em tempos de austeridade para a grande maioria dos clubes brasileiros. Por coincidência, dois centroavantes estrangeiros chegam à capital paulista para atuarem nos dois rivais separados por um muro no bairro da Barra Funda.

Lucas Pratto chama a atenção por ser uma transferência entre clubes nacionais, o que não tem sido comum nos últimos tempos. Será titular com tranquilidade: Chávez é bom jogador, mas irregular, e perde gols demais; já Gilberto está vários degraus abaixo, embora tenha marcado na vitória de ontem, sobre o Moto Club, pela Copa do Brasil. Já Pratto é de outra turma: faz gols com regularidade, sabe tabelar, tem força física e velocidade. Pode formar com Cueva uma dupla de respeito. É o tipo de contratação que eleva o nível técnico do time.

O Atlético-MG, por mais opções que tenha, vai sentir falta dele justamente por isso. É verdade que Roger Machado tem Fred no grupo (e ele marcou nos 2 a 0 sobre o Joinville, pela Primeira Liga), mas é um atleta mais estático, menos participativo, mais de área. Para um time que prima pela aproximação das peças, e para um treinador que gosta de montar equipes com a figura do centroavante móvel (como fez com Luan no Grêmio), a perda do argentino é séria. Mesmo que o titular agora seja de primeira linha.

No caso do Palmeiras, a contratação é tão boa quanto. Borja foi o nome mais decisivo da reta final de campanha do Atlético Nacional na Libertadores do ano passado. Jogador de altíssimo nível, chega ao Allianz Parque com a missão de não deixar a torcida sentir saudade de Gabriel Jesus. São peças de características diferentes, mas, com sua alta capacidade, tem tudo para se encaixar perfeitamente na engrenagem. Quem via o Verdão 2017 com desconfianças justamente pela perda de seu melhor atleta agora é obrigado a rever seus conceitos. A nova versão do campeão brasileiro, se não for superior, promete ser tão forte quanto a do ano passado.

Em tempo:
- Pela Primeira Liga, a rodada de ontem reservou um fato inusitado: dois jogos em Belo Horizonte envolvendo os eternos rivais Atlético-MG e Cruzeiro. A Raposa jogou no Mineirão, contra o sub-23 da Chapecoense, e venceu por 2 a 0, em jogo que marcou a reestreia do volante Lucas Silva. O Cruzeiro é o primeiro time já garantido nas quartas de final da competição.

Foto: Palmeiras/Divulgação.

Comentários