Primeira Liga começa com uma movimentada virada do Fluminense sobre o Criciúma

Pedro, 19 anos, fez um belo gol: Fluminense 3 x 2 Criciúma
É certo que o Fluminense começa a temporada 2017 bem menos badalado que em anos recentes. Sem estrelas, o técnico Abel Braga se vê diante da necessidade de aproveitar a boa base tricolor para conseguir resultados neste início de ano. E o primeiro resultado da nova política do clube funcionou: diante do razoável time do Criciúma, na estreia da Primeira Liga, uma vitória por 3 a 2 com bom rendimento da meninada.

Após a boa campanha na última Série B, a ideia dos catarinenses é a manutenção da base para acrescentar qualidade. O time do técnico Deivid começou melhor: teve mais posse de bola e conclusões no primeiro tempo, e abriu o placar com um gol de cabeça do zagueiro Diego Giaretta. O Flu não conseguia se articular para reverter a desvantagem: o equatoriano Sornoza tinha certa iniciativa, Wellington levava vantagem na jogada individual pela esquerda, mas a baixa qualidade das atuações de Marcos Júnior e Henrique Dourado travavam o time. Na bola parada é que os cariocas chegaram ao empate, em jogada ensaiada completada pelo zagueiro Henrique.

O segundo tempo, porém, foi completamente diferente. A atitude desde o início foi outra: em 19 minutos, o Flu já criara cinco chances claras de gol, contra quatro de toda a etapa inicial. Tudo devido ao crescimento de Sornoza: o novo contratado assumiu a responsabilidade de conduzir o time e foi o grande criador das jogadas de perigo. O ataque, porém, seguia ineficiente: o liso Wellington e o centroavante Henrique Dourado se entendiam, mas perdiam gols demais. Marcos Júnior, pela direita, ainda parecia fora de ritmo.

As coisas mudaram quando dois meninos da base entraram: Lucas Fernandes e Pedro, 22 e 19 anos. O primeiro, com personalidade, obrigou o goleiro Luiz a grande defesa, aos 26. O segundo, centroavante de carteirinha, exibiu um belo cartão de visitas aos 32, oito minutos depois de entrar: recebeu do ofensivo lateral Léo, girou sobre Raphael Silva no jogo de corpo, invadiu a área e estufou as redes. Emocionado, comemorou e ainda ouviu os gritos de "o Pedro vai te pegar" da torcida em Juiz de Fora, em alusão ao histórico camisa 9 Fred. Cedo demais, mas empolgante também.

Aos 41, brilhou a estrela de Abelão novamente: em seu primeiro toque na bola, Marquinho recebeu de Sornoza e fuzilou Luiz, ampliando a vantagem do Flu. Um placar exagerado diante do equilíbrio do jogo, já que o Criciúma, além de sair na frente, teve chances de fazer 2 a 1 no segundo tempo. No minuto seguinte, Hélio Paraíba, outro que recém entrara, tratou de corrigir a distorção e fez de cabeça, aproveitando cruzamento de cartilha do lateral Marlon.

O 3 a 2 que abriu a Primeira Liga acabou sendo justo pelo maior volume e intensidade do Fluminense no segundo tempo, mas, acima disso, foi um belo jogo de futebol. Sem grandes estrelas, mas com muita gente promissora jogando bem, com lances de qualidade até acima do esperado para dois times que recém saíram da pré-temporada. O futebol brasileiro iniciou 2017 com o pé direito.

Foto: Nelson Perez/Fluminense.

Comentários