Começa hoje a maior Libertadores de todos os tempos

Com 47 participantes e mais de dez meses de duração, a Copa Libertadores 2017, que começa hoje, será a maior de todos os tempos. Nunca houve tantos participantes; só os brasileiros serão oito. Mas o inchaço, ao contrário do que está previsto para a Copa do Mundo a partir de 2026, será feito a partir de duas fases eliminatórias prévias a mais do que temos hoje em dia. Está aparentemente mais fácil entrar na competição, mas disputar a fase de grupos, a qual permanece com 32 clubes, é tarefa para quem já chega experimentado.

As mudanças propostas pela Conmebol na última sexta-feira deixam claro qual é a diretriz da entidade em relação ao torneio: torná-lo o mais parecido com a Liga dos Campeões da Europa o possível. No maior certame de clubes do velho Continente, há quatro fases preliminares antes da etapa de chaves. Ele dura o ano inteiro, leva os terceiros colocados dos grupos à outra competição continental e ambas correm juntas durante toda a temporada. A definição da existência de um sorteio dos confrontos do mata-mata a partir das oitavas de final foi mais uma medida tomada nesta direção. Somente a final em jogo único, a mais polêmica de todas, não foi posta em prática. Há quem diga que é questão de tempo, mas a resistência será enorme - porque não cabe na realidade da América do Sul, de fato.

E, assim como na Champions, os primeiros confrontos não são exatamente os mais chamativos. Não fosse pelo fato de serem a abertura da competição, os jogos entre Universitario de Sucre x Montevideo Wanderers e Deportivo Capiatá x Deportivo Táchira passariam despercebidos para muita gente. Já Deportivo Municipal x Independiente del Valle tem, ao menos, o chamariz de reunir o atual vice-campeão da Libertadores em campo. Daí sai um possível adversário do Botafogo na terceira fase, caso os cariocas eliminem o Colo-Colo.

A Copa Sul-Americana, vale lembrar, começa em 28 de fevereiro. Os critérios para classificação dos brasileiros é o mesmo que vigeu entre 2005 e 2012: os melhores do Brasileirão fora os que se garantiram na Libertadores. Assim, Corinthians, Ponte Preta, São Paulo, Cruzeiro, Fluminense e Sport a disputarão, além de alguém que possa ser eliminado na fase de grupos da Copa Libertadores.

Abaixo, o nosso já tradicional mapa temático reunindo detalhes dos 47 participantes da Libertadores 2017.

Comentários