Brasil x Colômbia foi um mero detalhe em meio às homenagens à Chapecoense

Engenhão esteve longe de lotar, mas homenagens foram bonitas
O melhor lugar para que fosse disputado o amistoso entre Brasil e Colômbia ontem à noite seria a Arena Condá. O público de 18 mil pessoas que foi ao Engenhão cabe no estádio da Chapecoense, com a diferença de que a emoção teria sido muito maior. Mas mesmo as arquibancadas na maior parte vazias não foram empecilho para que uma enorme e justa homenagem fosse prestada às vítimas do acidente do último dia 29 de novembro. O simbolismo do ocorrido supera de longe tudo isso.

Em campo, dois times formados por jogadores que atuam nos próprios países, ou seja, em pré-temporada. O ritmo apresentado por brasileiros e colombianos (entre estes vários atletas do Atlético Nacional) foi até acima do esperado, com um jogo de bom nível técnico e vitória brasileira por 1 a 0, gol de Dudu, de cabeça, uma raridade. Mas era o que menos importava: todos estavam lá para homenagear a Chapecoense, os jornalistas e demais profissionais que faleceram no acidente. Na Globo, o gol brasileiro foi perdido pela transmissão, que entrevistava Dona Ilaídes, mãe do goleiro Danilo.

As homenagens a Follmann, Neto e Alan Ruschel foram especialíssimas, mas o ponto alto da noite esteve na própria cabine da Globo: o narrador Rafael Henzel, o único dos 22 profissionais de imprensa que sobreviveu à queda do voo da Lamia, dividindo com Galvão a transmissão de boa parte do jogo, com um entrosamento de dois profissionais que parecem há anos trabalharem juntos. Um momento realmente bonito do jornalismo e do esporte.

Todos parecem mais fortes, inclusive o clube. Depois de empatar em 2 a 2 com o campeão brasileiro Palmeiras em seu primeiro teste na temporada, a Chape hoje recebe o Joinville, em seu primeiro compromisso oficial após a tragédia, em sua estreia na Primeira Liga. Mais uma noite para conferir como anda a recuperação daquele que virou o segundo time de todos os apaixonados pelo futebol mundo afora.

Sobre a Seleção, vale lembrar: no sétimo jogo de Tite, a sétima vitória. E a liderança no Ranking da FIFA, o que para o Brasil não ocorria desde maio de 2010. Impressionante o desempenho do time com seu treinador.

Foto: CBF/Divulgação.

Comentários