O tapetão põe a Argentina em perigo

O Campeonato Brasileiro ter sua tabela alterada por asteriscos é algo que (infelizmente) estamos acostumados. Mas ver a classificação das eliminatórias alteradas pelo tapetão é novidade: hoje, no final da manhã, a FIFA puniu a seleção boliviana pela escalação do zagueiro Nelson Cabrera na partida contra o Chile. Paraguaio de nascimento, ele não morou por pelo menos cinco anos na Bolívia para ganhar a naturalização, o que torna sua atuação com a camisa boliviana irregular.

A trapalhada jurídica da Bolívia lhe retira o ponto obtido no surpreendente empate em 0 a 0 obtido diante do Chile, em Santiago, e os três da vitória por 2 a 0 sobre o Peru, em La Paz. Nada que altere muito a situação da equipe nas eliminatórias: a equipe deixa de ter 8 pontos, e passa a ter apenas 4, caindo da 8ª para a 9ª posição, longe da Copa. A mudança vem mais acima, com os pontos ganhos por chilenos e peruanos a partir destes jogos (ambos tiveram decretadas vitórias por 3 a 0 nos encontros disputados por Cabrera pela Bolívia).

Com 11 pontos, o Peru segue longe do Mundial de 2018. O Chile, porém, ganhou fôlego: com dois pontos a mais ganhos de bandeja neste imbróglio, os atuais bicampeões continentais sobem para 16 e, com o resultado de 3 a 0 decretado, ultrapassam a Argentina pelo número de gols marcados. Os chilenos agora estão em 5º lugar, deixando os argentinos momentaneamente fora inclusive da repescagem para a Rússia 2018.

O tapetazo é um ingrediente picante a mais no superclássico de quinta-feira que vem, no Mineirão. Líder e tranquilo na tabela, o Brasil receberá uma Argentina à beira do desespero em Belo Horizonte. Uma derrota para o embalado time de Tite pode deixar os hermanos em situação realmente perigosa. Lembrando que, após a rodada dupla do mês de novembro, restarão apenas mais seis jogos para o término da corrida até a Copa do Mundo.

Em tempo:
- Foram definidos hoje os grupos do Paulistão 2017. Será o menor campeonato dos últimos 15 anos, com apenas 16 participantes. No Grupo A estarão Corinthians, São Bernardo, Ituano e Botafogo; no B, São Paulo, Red Bull, Linense e Ferroviária; no C, Palmeiras, São Bento, Novorizontino e Santo André; e no D, os dois finalistas desta temporada, Santos e Audax, além de Ponte Preta e Mirassol. O regulamento segue praticamente o mesmo. A única mudança é que quartas e semifinais terão agora jogos de ida e volta, o que faz o certame totalizar 18 datas.

Comentários