Galo chega à final após três sustos

Robinho e Pratto mostraram entrosamento: Galo na final
Favorito nos três mata-matas que disputou nesta Copa do Brasil, o Atlético-MG sofreu sustos em todos eles. Diante da Ponte Preta, esteve à beira da eliminação: empatou em 1 a 1 em Belo Horizonte, chegou a levar 2 a 0 no Moisés Lucarelli, mas buscou o empate e a vaga no saldo qualificado. Contra o Juventude, só passou no drama dos pênaltis. Nas semifinais, a aparente tranquilidade da vitória por 2 a 1 no Beira-Rio se esvaiu no primeiro tempo do Horto: a equipe de Marcelo Oliveira esteve duas vezes atrás do Internacional no placar. Foi para o intervalo com um resultado que levaria a disputa para uma inesperada decisão por pênaltis, mas se salvou no segundo tempo com um golaço de Lucas Pratto.

O ataque, aliás, é o que tem salvado o Galo nesta Copa do Brasil, em todas as fases da competição. Em grande fase, Pratto assumiu a responsabilidade em um ataque que não tem Fred, o qual disputou já o torneio em suas fases iniciais pelo Fluminense. A questão é que diante do Grêmio, um confronto bem mais equilibrado que os anteriores e no qual o time mineiro não entra como favorito, será preciso jogar mais. Depender só do seu ótimo ataque diante de uma defesa segura pode não ser suficiente, principalmente se a equipe continuar vazando além da conta lá atrás.

O time misto do Inter quase fez o milagre no Independência. É um Inter bem mais leve que o do Brasileiro, por não estar completo e não ter nada de obrigação do resultado. Foi assim em todas as fases desta Copa do Brasil. Anderson, Valdívia e Aylon foram os destaques do primeiro tempo (o ex-gremista o melhor deles, em ótima jornada, e desta vez de verdade, sem forçação de barra). Todos foram sacados por Celso Roth na etapa complementar. Difícil entender.

O resultado elimina o Internacional, que agora foca suas atenções totalmente nas cinco rodadas finais do Brasileirão, onde ainda precisa escapar do rebaixamento. Claro, uma classificação, embora obrigatoriamente fosse dividir atenções (ainda mais em um Gre-Nal na final), daria ânimo ainda maior para encarar o desafio de se manter na elite do futebol brasileiro. Mas a boa atuação no Horto distensiona um pouco o ambiente para o duelo dificílimo de domingo, contra o Palmeiras - quando não entrar de novo no Z-4 já será um enorme lucro, dada a rodada complicada que se avizinha.

A um passo da história
A Chapecoense foi enorme em Boedo. Ao arrancar um empate em 1 a 1 com o San Lorenzo, está a um 0 a 0 de disputar a final da Copa Sul-Americana. O time catarinense já havia feito história em 2015, ao eliminar o Libertad e só perder apertadinho para o campeão da América River Plate nas quartas de final. Agora, após tirar Independiente e Junior, pode chegar à decisão continental, feito inédito para o futebol de Santa Catarina.

Em tempo:
- Num jogo cheio de reviravoltas, o Real Madrid adiou sua vaga nas oitavas da Liga dos Campeões ao ficar no 3 a 3 com o Legia Varsóvia. A equipe de Zidane corre o risco de não ser líder de sua chave, já que o Borussia Dortmund venceu o Sporting por 1 a 0 e a ultrapassou.

Foto: Atlético-MG/Divulgação.

Comentários