Cuca cumpriu a promessa: o Palmeiras é campeão brasileiro

Palmeiras conquista seu segundo título nacional em um ano
Quando enfiou 4 a 0 no River Plate uruguaio e mesmo assim foi eliminado ainda na fase de grupos da Taça Libertadores, Cuca sentenciou: o Palmeiras será campeão brasileiro em 2016. A frase, tida como um consolo para um momento difícil, residia na crença de que, com um mês para trabalhar entre a eliminação no torneio continental e o começo do Brasileirão, seria possível deixar o Verdão pronto para, enfim, encerrar o jejum no principal campeonato do país. A profecia foi cumprida ontem, na vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, no Allianz Parque lotado como jamais se viu.

O autor do gol do título diz muito sobre esta conquista: Fabiano, reserva da lateral direita. É simbólico por ter sido um título do grupo palmeirense. Talvez aí resida o maior mérito de Cuca: com um elenco inchado, mas cheio de peças de bom nível, Marcelo Oliveira venceu a Copa do Brasil de 2015, mas não soube formar um time na acepção da palavra - tanto que fracassou na Libertadores deste ano. Cuca não: teve a sabedoria de retirar da equipe titular nomes famosos, como Barrios e Rafael Marques, para apostar em jogadores pouco cotados, como Moisés, Tchê Tchê e Roger Guedes. Tudo em nome da funcionalidade da equipe.

Deu muito certo. O Palmeiras de 2016 foi tão regular quanto outros campeões recentes, como o Cruzeiro bicampeão e o Corinthians do ano passado. Perdeu só um dos últimos 20 jogos que disputou. Terminará o campeonato com 29 das 38 rodadas na liderança. Não chegou a ser um título de ponta a ponta porque, embora tenha começado como primeiro colocado, perdeu esta condição algumas poucas vezes. No returno, porém, manteve quase sempre uma distância de pelo menos três pontos até os perseguidores mais próximos.

Campeoníssimo, Cuca finaliza 2016 na seleta de galeria dos supertécnicos nacionais da atualidade. Campeão da América pelo Atlético Mineiro três anos atrás, retorna ao Brasil e tira o Palmeiras da fila após 22 anos, subindo a um patamar que talvez somente Tite esteja acima. Ele já anunciou que não treinará no Palestra no ano que vem, mas deixa um legado e tanto para seu sucessor.

Vivo, Inter seca o Vitória hoje à noite
Com um time bagunçado e cheio de peças ofensivas em campo, o Internacional não mostrou qualquer mecânica de jogo diante de um apático Cruzeiro no Beira-Rio. Venceu do jeito que deu, na base da individualidade, mas sem qualquer consistência. O resultado, porém, é importantíssimo: com 42 pontos, o Colorado iguala o Vitória, mas precisa secá-los hoje diante do Coritiba. Ganhando no Couto Pereira, o time de Argel Fucks praticamente se livra do rebaixamento e deixa o Inter à beira do abismo de vez.

O resultado obtido ontem, no entanto, enche de otimismo os torcedores vermelhos. Caso o Vitória não conquiste um resultado positivo hoje, só ganhando do campeão Palmeiras no Barradão é que terá a garantia da salvação. Vencer o decadente Fluminense na última rodada é possível, mas vale lembrar que o Inter segue jogando um futebol pobre, não ganha longe de casa há seis meses e há cinco não vence uma partida sem Seijas, que não jogará no Rio por estar suspenso. O venezuelano foi mal ontem, diga-se de passagem.

Briga pelo vice acirrada
A vitória de 2 a 0 sobre o Santos no Maracanã deixa o Flamengo na vice-liderança do Brasileiro. O resultado ajudou o Palmeiras a confirmar o título, mas está longe de garantir aos cariocas o segundo lugar de forma definitiva. Dois pontos à frente do Peixe, o Fla visita na última rodada um Atlético Paranaense lutando por vaga na Libertadores, enquanto os santistas recebem o lanterna América na Vila Belmiro.

Vexame em Recife
Mesmo com time reserva, técnico reserva e até assessor de imprensa reserva, o Grêmio não podia ter levado 5 a 1 do Santa Cruz em Recife. O placar, porém, dá a entender um massacre que não ocorreu: até 40 minutos do segundo tempo, os pernambucanos venciam por 2 a 1 e o jogo era parelho. A desconcentração nos cinco minutos finais é que causaram três gols e o fiasco. A Copa do Brasil está muito próxima e de forma brilhante, mas o Brasileirão gremista deixou bastante a desejar.

Foto: César Greco/Palmeiras.

Comentários

Lourenço disse…
Frise-se que o Palmeiras foi meu palpite no Carta na Mesa antes do início do Brasileirão.
Vicente Fonseca disse…
Boa!

Não lembro em quem apostei, mas deve ter sido no Atlético Mineiro. Apostar no Inter ou no Galo pra campeão brasileiro é tiro certo pra perder dinheiro.