A turma de baixo reagiu

Marinho teve uma das melhores atuações individuais da rodada
Embora a lógica apontasse mesmo a volta do Internacional para a zona de rebaixamento e as expectativas fossem baixas, a rodada deste final de semana foi especialmente ruim para o Colorado. Tudo porque cinco dos nove piores times do campeonato venceram. Perderam apenas os já virtualmente rebaixados Figueirense e América-MG, além do próprio Inter. O Sport, que está no bolo, entra em campo só hoje à noite.

O destaque do domingo foi a partida do Barradão. Diante de 23 mil torcedores, um jogaço de duas viradas e um show de Marinho nos 3 a 2 do Vitória (16º, 39) contra o Atlético-PR (6º, 51). Um resultado que influencia duplamente a vida da Dupla Gre-Nal: recoloca o Inter na zona de rebaixamento e dá ao Grêmio (8º, 49) a possibilidade de entrar no G-6 caso derrote o Sport na Arena hoje.

A maior ameaça à permanência colorada na primeira divisão, por sinal, atende pelo destaque do jogo de Salvador. Nos últimos cinco jogos em que Marinho esteve em campo, o Vitória obteve 10 pontos, ou 66,7% de aproveitamento. Sem ele, o desempenho cai para 20,0% (ou 3 pontos em 15 disputados). É muita diferença - Paulo André que o diga.

Campinas: no Moisés Lucarelli (10 mil), o Santos (2º, 64) bateu a Ponte Preta (11º, 45) de virada, 2 a 1, e pulou para a vice-liderança do Brasileirão. William Pottker abriu o placar para a Macaca, mas Ricardo Oliveira e Copete fizeram os gols do Peixe, que agora está folgado no G-3 e a um passo de entrar direto na fase de grupos da Libertadores.

Curitiba: no Couto Pereira, o Coritiba (14º, 42) deu quase adeus às chances de rebaixamento, e o Atlético-MG (4º, 60) às de título. A vitória por 2 a 0 foi bem construída, e mostra a irregularidade de atuações porque passa o time mineiro, agora a dez pontos do líder Palmeiras.

Belo Horizonte: Levir Culpi caiu num palco conhecido seu. Com apenas 10 mil torcedores no Mineirão, o Fluminense (9º, 48) até saiu na frente, mas tomou a virada e por pouco não acabou goleado pelo Cruzeiro (13º, 44). O 4 a 2 praticamente livra a Raposa de qualquer risco de queda, e deixa o Tricolor Carioca bem mais longe da Libertadores. Agora, já são seis jogos sem vitória.

Chapecó: à beira de decidir a Copa Sul-Americana, a Chapecoense (10º, 46) aproveitou o domingo para ficar ainda mais de bem com a vida. O 1 a 0 no clássico sobre o Figueirense (18º, 33) livra a equipe de qualquer risco e ainda afunda o rival rumo à segunda divisão.

Recife: com surpreendentes 8 mil torcedores no Arruda, o Santa Cruz (19º, 27) venceu o América-MG (20º, 27) com um gol de Léo Moura e jogou a lanterna para seu adversário da tarde. Com a vitória do Vitória, porém, a situação é irreversível: ambos teriam de vencer seus quatro jogos e ver os baianos e o Inter perderem seus quatro para escapar. Na prática, o 1 a 0 fez os dois morrerem abraçados no Arruda.

Grêmio (8º, 49) x Sport (15º, 40): o Tricolor leva à Arena um time misto. Titulares desgastados pela reta final de Copa do Brasil serão poupados. Ainda assim, entra como favorito, e tem uma meta clara: vencer para ocupar o 6º lugar e entrar na zona de classificação à Libertadores. Ao Sport, um empate não cairá mal: à frente de Vitória e Inter, os pernambucanos ainda têm a vantagem de uma tabela tranquila na reta final, o que deve livrá-los do rebaixamento de qualquer modo.

Foto: Vitória/Divulgação.

Comentários